A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SACARÍMETRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SACARÍMETRO."— Transcrição da apresentação:

1 SACARÍMETRO

2 Sacarimetria Ótica Introdução Polarização e Refratometria
Uma propriedade algumas vezes mostrada pela matéria é a sua capacidade para polarizar a luz. Um feixe de radiação normal pode ser imaginado como um feixe de ondas com seu movimento vibratório distribuído sobre uma série de planos, cada um deles incluindo a linha de propagação. Várias substâncias transparentes que são caracterizadas por uma falta de simetria em sua estrutura molecular ou cristalina apresentam a propriedade e girar o plano da luz polarizada. Essas substâncias são chamadas opticamente ativas.

3 Provavelmente os exemplos mais familiares são quartzo e açúcares, mas muitos outros compostos orgânicos e inorgânicos também apresentam essa propriedade. A extensão em que o plano gira varia grandemente de um composto ativo para outro. Para tanto, o caldo deve ser clarificado para possibilitar a passagem do feixe de luz polarizada pelo tubo polarimétrico. Por muito tempo o clarificante mais utilizado foi o Subacetato de Chumbo e que por motivos de sua toxicidade está sendo substituído pelo OCTAPOL (mistura de oito reagentes químicos de segredo da indústria)

4 BRIX (Porcentagem de sólidos totais dissolvidos em relação a uma solução)
Na análise de caldo de cana, o valor do BRIX deve ser ligeiramente superior da porcentagem de açucares, pois existem outros sólidos dissolvidos que contribuem no seu acréscimo. Desta forma, como análise preliminar, o valor do BRIX serve como uma alternativa rápida para conhecer o teor de sacarose, visto que aproximadamente o “erro” causado pelos outros sólidos dissolvidos na solução é da ordem de 1 a 2%.

5 Como preparar o sacarímetro antes de uma análise
Antes de começar uma análise, devemos primeiro limpar o tubo de polarização, retirando toda sua incrustação, que fica retida dentro do tubo, lavar as lentes que fica na extremidade do tubo onde passa o feixe luminoso.

6 Calibração com padrão de Quartzo
Sacarímetro Schmidt + Haensch A calibração tem que ser realizada uma vez ao dia, ou quando necessário. Cada sacarímetro tem uma forma de calibrar, em relação ao sacarímetro em questão utiliza-se o padrão de quartzo de valor conhecido de 99,44 em grau °Z.

7 Verificação do sacarímetro, com solução de sacarose 10 e 20%
Teste de estabilidade de leitura Fazer a leitura sacarimétrica da solução de sacarose % e 20%. Manter a solução no tubo sacarimétrico e anotar, após 0,5min,1 min e 2 min. Anotar a diferença entre a leitura inicial e a leitura final

8 Reagente e Soluções Solução de Sacarose 10 e 20 % Para 10%
Pesar 10,00 + 0,02g de sacarose p.a; Acrescentar água deionizada até um total de 100,00g. Agitar até completa dissolução. Para 20% Pesar 20,00 + 0,02 g e seguir procedimento descrito em cima.

9 Registro de calibração e verificação
.

10 Procedimento para realizar uma análise
Determinação de Pol em Caldos Determinar a polarização em caldos por sacarimetria Procedimento Separar cerca de 200 ml do caldo, adicionar o reagente clarificante no caso octapol e agitar; Filtrar sobre papel de filtro dobrado, colocando o funil sobre o copo descartável; Desprezar os primeiros 10 mL do filtrado Com o filtrado límpido, lavar o tubo de polarização e encher o mesmo, evitando a formação de bolhas; Fazer a leitura sacarimétrica (L) e anotar; Pol% caldo = L * Fator de Pol (o fator de Pol é obtido da tabela em função do Brix)

11 Clarificação e leitura

12 Sacarimetro antigo

13 Resumo Sacarimetro é um aparelho de muita utilidade em uma industria sucroalcooleira, que ajuda a controlar o processo em função da Pol, que é realizada a análise em vários horários do dia, a Pol em função dos caldos e méis serve para achar a pureza,e do açúcar para saber a Pol do Açúcar. O sacarimetro tem que ser sempre calibrado para que não haja erro significativo em uma análise podendo assim atrapalhar no decorrer do processo.

14 Nomes: Carlos Vinicius Freire Cod: 786060 Edson Massaro Cod: 789506
Sidnei Mendes Mundin Cod: Welder Luis Cod: Carlos Eduardo Cod:


Carregar ppt "SACARÍMETRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google