A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Macroeconomia Aula 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Macroeconomia Aula 2."— Transcrição da apresentação:

1 Macroeconomia Aula 2

2 Metas de Política Macroeconômica
As principais metas de política macroeconômica são: Alto nível de emprego (Aumentar Produção) Estabilidade de preços (Controlar Consumo) Distribuição de renda socialmente justa (?) Crescimento econômico (Aumentar Produção)

3 Fluxo circular da renda
Mercado de Bens e Serviços Bens e Serviços Bens e Serviços Pagamentos pelos bens e serviços Pagamentos pelos bens e serviços Bens e Serviços Gastos Governo Serviços Públicos Serviços Públicos Famílias Governo Empresas Impostos Impostos Bens e Serviços Gastos Governo Pagamentos pelos Fatores Pagamentos pelos Fatores Mercado de Fatores de Produção Fatores de produção Fatores de produção

4 Fluxo circular da renda
Resto do Mundo Economia A Famílias Empresas Mercado de Bens e Serviços Fatores de Produção Governo Famílias Empresas Mercado de Bens e Serviços Fatores de Produção Governo Exportações Importações Famílias Empresas Mercado de Bens e Serviços Fatores de Produção Governo

5 Instrumentos de política macroeconômica
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas para atingir as metas. Os principais instrumentos são: Política Fiscal; Política Monetária; Política Cambial e Comercial; Política de Rendas (Controle sobre preços e salários)

6 Política Fiscal Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (Política Tributária) e o controle de suas despesas (Política de Gastos). Através destas políticas o governo pode aumentar ou diminuir o consumo e o investimento. Exemplos: Combate a inflação Normalmente aumenta tributos e/ou corta despesas. Crescimento e emprego Diminuir tributos e/ou aumentar gastos. Distribuição de renda Impostos progressivos, gasto do governo em setores/regiões mais atrasados, etc. Orçamento da União

7 Política Monetária Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e de taxas de juros. Os instrumentos são: Emissões de moedas; Reservas compulsórias; Políticas de Redesconto Open Market; Regulamentação sobre crédito e taxa de juros.

8 Política Monetária Emissões de moedas: Reservas Obrigatórias:
O Banco Central tem o controle sobre a emissões de moedas e deve colocar em circulação o volume de notas e moedas necessárias para o bom funcionamento da economia. Reservas Obrigatórias: Os bancos guardam certa parcela de seus depósitos no Banco Central para atender a seu movimento de caixa e a compensação de cheques. Política de Redesconto: Visto que o “Bacen” é o banco dos bancos, ele pode emprestar para eles e cobrar um juros sobre esse empréstimo.

9 Política monetária Operações de Open Market:
Essa operação consiste em vendas e compras, por parte do Banco Central, de títulos governamentais no mercado de capitais. Quando o governos vende títulos ele tira dinheiro de circulação, quando compra ele coloca mais moeda na economia. Regulação e Controle de Crédito: O governo ainda pode criar regulamento específico sobre Crédito: Juros, regras pra financiamento, etc.

10 Política Cambial e Comercial
São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia: Política Cambial: Refere-se ao controle do governo sobre a taxa de câmbio. Política Comercial: diz respeito aos instrumentos de incentivo às exportações e/ou estímulo às importações – incentivos fiscais, creditícios, cotas, etc..

11 Política de Rendas São denominados Políticas de Rendas medidas que afetam diretamente a renda: Salários, Lucros, Juros, Alugueis. A característica especial desta categoria é a de que os agentes econômicos ficam proibidos de levar a cabo o que fariam em respostas as influências de mercado. Normalmente são usadas como políticas de combates a inflação.


Carregar ppt "Macroeconomia Aula 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google