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FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara

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Apresentação em tema: "FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara"— Transcrição da apresentação:

1 FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara
Teoria Econômica: análise microeconômica Profª. Roseli Márcia Fritsch 1

2 Fundamentos da microeconomia
Microeconomia: é o ramo da economia que trata do comportamento das unidades econômicas individuais (consumidores, empresas, trabalhadores e investidores), assim como dos mercados formados por essas unidades. Macroeconomia: é o ramo da economia que trata das variáveis econômicas agregadas, como o nível e a taxa de crescimento do produto nacional, a taxa de juros, o nível de desemprego e a inflação. Os Temas da Microeconomia: consumidores, trabalhadores e empresas. A escassez de recursos e os desejos ilimitados. O que é um mercado? um grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas interações efetivas ou potenciais, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos. Análise Microeconômica 2

3 Por que estudar Microeconomia?
Analise de mercado; Tomada de decisões estratégicas; Produzir um produto que atenda as necessidades do consumidor ao preço que ele pode pagar; Aceitação do consumidor e demanda; Custos de produção; Estratégia de preços; Análise Microeconômica

4 Assuntos Preliminares
A Microeconomia lida com: Comportamento de unidades individuais No Consumo Como escolher o quê comprar Na produção Como escolher o quê produzir Mercados: A interação entre consumidores e produtores A Microeconomia é a base da análise macroeconômica. Análise Microeconômica 4

5 Os Temas da Microeconomia
De acordo com Mick Jagger dos Rolling Stones “Não se pode ter sempre o que se quer ” Por que não? Recursos limitados Alocação de recursos escassos e escolhas entre situações alternativas Análise Microeconômica

6 Coeteris Paribus: Condição Coeteris Paribus:
É uma expressão latina que significa tudo o mais constante. Como a microeconomia parcial, para se analisar um mercado isoladamente supõe-se todos os demais mercados constantes. Análise Microeconômica

7 Análise da Demanda de mercado
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores deseja adquirir, num dado período. Representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dada sua renda e os preços de mercado. Assim, a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. A demanda deve ser definida para um determinado período de tempo. Análise Microeconômica

8 Fundamentos da teoria da demanda
Utilidade: representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado. A teoria do valor utilidade pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda, isto é, pela satisfação que o bem representa para o consumidor. A teoria do valor trabalho considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporados ao bem. A Teoria da Demanda baseia-se na teoria do valor utilidade. Supõe-se que, dada a renda e dados os preços de mercado, o consumidor ao demandar um bem ou serviço, está maximizando a utilidade ou satisfação que ele atribui ao bem ou serviço. Análise Microeconômica

9 Utilidade total e utilidade marginal
A utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço. A utilidade marginal, que é a satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, é decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome. Umg = ∆Ut ∆q sendo q a quantidade que o consumidor deseja consumir. Análise Microeconômica

10 Utilidade Total e Utilidade Marginal
Quantidade consumida Utilidade Total Utilidade Marginal Exemplo: o acréscimo na colheita pelo emprego de uma unidade a mais de fertilizantes. Análise Microeconômica

11 Utilidade Total e Utilidade Marginal
O conceito de marginalidade é extremamente importante em Economia, pois, na realidade, o que leva as pessoas a tomarem decisões quanto à utilização dos bens escassos é o acréscimo marginal (adicional) por eles proporcionados em termos de utilidade, no caso do consumo. Na produção a produtividade marginal, significa o "adicional" de produto, decorrente de uma unidade a de fator de produção. Análise Microeconômica

12 Curva de Indiferença A curva de indiferença (CI) é um instrumental gráfico que serve para ilustrar as preferências do consumidor. É o lugar geométrico de pontos que representam diferentes combinações de bens que dão ao consumidor o mesmo nível de utilidade. Supondo apenas dois bens, carne e batatas, então temos: Carne kg Batatas kg 8 5 3 A B C Uo Análise Microeconômica

13 Restrição Orçamentária
A restrição orçamentária é o montante de renda disponível do consumidor, em dado período de tempo. Ela limita as possibilidades de consumo, condicionando quanto ele pode gastar. Ou seja, enquanto a curva de indiferença refere-se ao conjunto de bens e serviços que o consumidor deseja adquirir, considerando apenas as preferências subjetivas do consumidor, a restrição orçamentária condicionará o conjunto possível de bens e serviços que o consumidor pode adquirir. Análise Microeconômica

14 Reta Orçamentária Vestuário alimentos Reta Orçamentária Nesse sentido, define-se linha de preços ou reta orçamentária como as combinações máximas possíveis de bens, dados a renda do consumidor e os preços dos bens. Análise Microeconômica

15 Reta Orçamentária A RO representa pontos em que o consumidor gasta toda sua renda. Abaixo da reta ele está gastando o que poderia, acima de RO, o consumidor não tem condições de adquirir os bens, com a renda de que dispõe e dados os preços de mercado. Assim, o consumidor estará maximizando sua utilidade quando sua reta orçamentária tangenciar dada uma curva de indiferença, como segue: Análise Microeconômica

16 Equilíbrio do Consumidor
Vestuário Alimentos ROo Uo 3 5 Se a renda do consumidor aumenta, ou alternativamente, os preços dos bens e serviços que ele deseja adquirir se reduzem, a reta orçamentária eleva-se, e permite que ele atinja níveis maiores de satisfação podendo adquirir mais produtos: Análise Microeconômica

17 Equilíbrio do Consumidor
Vestuário Alimentos ROo RO1 Uo 3 5 U1 Portanto, na análise está suposto que o consumidor sempre busca situações que maximizem sua satisfação, dada sua renda e os preços dos bens e serviços que deseja adquirir. Análise Microeconômica

18 Variáveis que afetam a Demanda
A demanda de um bem ou serviço pode ser afetada por muitos fatores, tais como: - riqueza (e sua distribuição); - renda (e sua distribuição); - preço dos outros bens; - fatores climáticos e sazonais; - propaganda; - hábitos, gostos, preferências dos consumidores; - expectativas sobre o futuro; - facilidade de crédito; Análise Microeconômica

19 Função Demanda qdi = f (pi, ps, pc, R, G) onde:
qdi é a quantidade procurada (demandada) do bem i/t (t significa num dado período) pi = preço do bem i/t ps = preço de bens substitutos ou concorrentes /t pc = preço dos bens complementares /t R = renda do consumidor /t G = gostos, hábitos e preferências do consumidor /t Análise Microeconômica

20 Curva de demanda linear
A curva convencional de demanda é, portanto, negativamente inclinada. Ela expressa qual a escala de procura para o consumidor, ou seja, dado os preços, quanto o consumidor deseja adquirir. qdi p1 Função Linear Di Esta função indica qual a intenção de procura dos consumidores quando os preços variam, com tudo o mais permanecendo constante. Ela revela o desejo, a intenção de compra do consumidor, mas não a compra efetiva. A compra efetiva é um único ponto de escala apresentada. Análise Microeconômica

21 ∆ qdi < 0 ∆pi Lei geral da demanda
A Lei geral da demanda revela que a quantidade demanda de um bem ou serviço, varia na relação inversa ao seu preço, coeteris paribus. ∆ qdi < 0 ∆pi qdi = f (pi) supondo ps, pc, R, G constantes Assim, à medida que o preço aumenta a quantidade demandada diminui. Ou, quando o preço diminui a quantidade demanda aumenta. Análise Microeconômica

22 Lei geral da demanda efeito substituição: se o bem fica mais barato relativamente aos concorrentes, logo a quantidade demandada aumenta; efeito renda: com a queda de preço, o poder aquisitivo do consumidor aumenta, e a quantidade demandada do bem deve aumentar. Isto é, ao cair o preço de um bem, mesmo com sua renda não variando, o consumidor pode comprar mais mercadorias. Análise Microeconômica

23 Bens substitutos qdi = f (ps) supondo pi, pc, R, G constantes
Bens substitutos ou concorrentes: o consumo de um bem substitui o consumo do outro. qdi = f (ps) supondo pi, pc, R, G constantes Há uma relação direta entre uma variação no consumo de coca-cola e uma variação no preço do guaraná. ∆ qdi > 0 ∆pi Análise Microeconômica

24 Bens substitutos Supondo um aumento no preço do Guaraná;
Coca-cola Ao mesmo preço da coca-cola, serão consumidas mais coca-colas, porque o guaraná ficou mais caro. 160,00 D1 Coca-cola D0 Coca-cola 200 400 Q Coca-cola Análise Microeconômica

25 Bens complementares ∆ qdi < 0 ∆pc
São bens consumidos em conjunto. qdi = f (pc) supondo pi, ps, R, G constantes Um aumento no preço dos automóveis deverá diminuir a procura por gasolina. ∆ qdi < 0 ∆pc Análise Microeconômica

26 Bens complementares Supondo um aumento no preço dos automóveis
P litro gasolina Um aumento no preço dos automóveis deverá diminuir a procura por gasolina. 375 D0 gasolina D1 gasolina 150 Q litro gasolina 200 Análise Microeconômica

27 Relação entre a demanda de um bem e Renda do Consumidor
qdi = f (R) supondo pi, ps, pc, G constantes Bem Normal: aumentos da renda levam ao aumento da demanda do bem; Bem Inferior: aumentos da renda levam a queda da demanda do bem; Bem de consumo saciado: se aumentar a renda do bem não aumentará a demanda ∆ qdi > 0 ∆R ∆ qdi < 0 ∆pc ∆ qdi = 0 ∆pc Análise Microeconômica

28 Relação da demanda de um bem e hábitos dos consumidores
qdi = f (G) supondo pi, pc, ps R constantes Os hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados, “manipulados” por propagandas e campanhas promocionais. Podemos ter campanhas para aumentar ou para diminuir o consumo de determinado bem. Análise Microeconômica

29 Variações da demanda É o deslocamento da curva da demanda em virtude de alterações em ps, pc, R ou G. pi D1i D0i qdi Análise Microeconômica

30 Variação da quantidade demandada
A variação na quantidade demandada refere-se ao movimento ao longo da própria curva de demanda, em virtude da variação do preço do próprio bem, mantendo as demais variáveis constantes. pi A po B p1 D0i qo q1 qdi Análise Microeconômica

31 Paradoxo de Giffen O bem de Giffen é uma exceção a Lei geral da demanda, em que a curva de demanda é positivamente inclinada. Há uma relação direta e não inversa, como usual, entre a quantidade demandada e o preço do bem. O bem de Giffen é portanto um caso especial de bem inferior. Preço da batata Demanda por batatas q demandada de batata Análise Microeconômica

32 A Lei da Oferta A oferta de determinado produto pode ser definida como as várias quantidades que os produtores estarão dispostos/aptos a oferecer no mercado em função dos vários níveis de preços possíveis em determinado período de tempo. Qoi p1 Função Linear Oi Esta função indica qual a intenção de procura dos consumidores quando os preços variam, com tudo o mais permanecendo constante. Ela revela o desejo, a intenção de compra do consumidor, mas não a compra efetiva. A compra efetiva é um único ponto de escala apresentada. Análise Microeconômica

33 Variáveis que afetam a Oferta
qsi = f (pi, лm, pn, O ) Onde: qsi = Quantidade ofertada do bem i/t pi = Preço do bem i/t лm = Preço dos fatores e insumos de produção m (mão-de-obra, matéria-prima etc.) pn = Preço de outros n bens, substitutos na produção. O = Objetivos e metas do empresário Análise Microeconômica


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