A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidratação Facial.

Cópias: 1
Hidratação Facial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidratação Facial."— Transcrição da apresentação:

1 Hidratação Facial

2 Temas abordados Estrutura da Pele; Tipos de Pele; Alimentação;
Aquaporinas; Alimentação; Água; Tabagismo;

3 A PELE A pele é o manto de revestimento do organismo, órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. É o maior órgão do corpo humano, representando 16% de seu peso total.

4 Principais Funções da Pele
Proteção: para as estruturas internas do organismo frente a agressores químicos, físicos e biológicos, perda de água e luz. Termorregulação: controle da temperatura do organismo, através do suor e resfriamento da pele. Percepção: através de nervos específicos para o calor, frio, pressão e tato.

5 Secreção e excreção: em forma de sebo, para hidratação, limitando a perda de água para o ambiente.
Melanogênese: formação de melanina que protege a pele contra as radiações UV. Síntese de vitamina D.

6 CAMADAS DA PELE

7 EPIDERME É a camada mais superficial da pele, cuja espessura varia desde 0,04mm nas pálpebras até 1,6mm nas regiões palmo-plantares (equivalente a uma folha de papel sulfite). A epiderme sofre um processo de constante renovação, que se apresenta como uma sucessão de transformações ao longo de 28 dias. Não há vasos sanguíneos nessa camada, os nutrientes e o oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.

8 CAMADAS DA EPIDERME Camada Córnea Camada Lúcida Camada Granulosa
Camada Espinhosa Camada Basal ou Germinativa ( Queratinócitos e Melanócitos)

9 DERME É a camada intermediária da pele que dá sustentação para a epiderme. É a mais espessa das três camadas. Rica em fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno e elastina) que fabricam essas proteínas para sustentação do tecido. Divide-se em duas camadas: Papilar e Reticular.

10 Anexos Cutâneos da Derme
Vasos Sanguíneos; Vasos Linfáticos; Nervos e Órgãos Sensoriais; Unhas; Glândulas Sudoríparas e Sebáceas; Folículos Pilosos;

11 HIPODERME Hipoderme ou tecido celular subcutâneo é a camada mais profunda da pele, composta por células adiposas (células de gordura), tecido fibroso, nervos e vasos sanguíneos de maior calibre. Tem como funções: Depósito Nutritivo; Isolamento Térmico; Modela a superfície corporal;

12 TIPOS DE PELE Pele Normal: é uma pele equilibrada, tem superfície lisa, flexível, lubrificante e umedecida. Os poros são fechados. É a pele típica das crianças, com brilho e cor uniforme. Trata-se da pele “ideal”.

13 TIPOS DE PELE Pele Oleosa: é uma pele que apresenta alto brilho, muito protegida e resistente, acumulando muita sujidade do ambiente. Contém pontos negros e poros dilatados.

14 TIPOS DE PELE Pele Seca: é uma pele fina, opaca com tendência a se descamar, por ser muito delicada se irrita com facilidade. Apresenta poros bem fechados. E as linhas de expressão aparecem mais cedo.

15 TIPOS DE PELE Pele Mista: A zona T do rosto (testa, nariz e queixo), apresenta características de pele oleosa , enquanto que as partes laterais (bochechas e ao redor dos olhos) apresentam características de pele seca.

16 CANAIS DE PROTEÍNAS INTELIGENTES DA PELE
Hidratação da Pele AQUAPORINAS CANAIS DE PROTEÍNAS INTELIGENTES DA PELE

17 AQUAPORINAS Foi descoberta em 2003 por Peter Agre, onde recebeu o prêmio Nobel de Química. Na pele são encontradas somente o tipo 3 e 9. Estima-se que uma única aquaporina é capaz de transportar cerca de 3 milhões de moléculas de água por segundo, da derme para a epiderme.

18 O que são aquaporinas? São proteínas especiais existentes na membrana celular, que permitem a passagem de água da derme para a epiderme.

19 A Importância da Água A ingestão adequada de água favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e garante a sua hidratação. A água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

20 ENVELHECIMENTO E A PELE
Quando a água deixa a pele, ela se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada. Só que a pele não absorve água num simples banho, daí a importância da ingestão de água.

21 A quantidade média de água a ser ingerida por dia para promover benefícios à saúde da pele é de 8 copos ou 2 litros.

22 DESIDRATAÇÃO A Desidratação ocorre quando os níveis de água no organismo estão baixos. Pessoas desidratadas apresentam: Diminuição do volume sanguíneo levando o coração a aumentar os ritmos dos batimentos (taquicardia). Mau funcionamento dos músculos gerando fraqueza, os rins podem sofrer lesões devido ao baixo volume urinário. Caso a desidratação chegue ao cérebro à pessoa pode morrer ou entrar em coma.

23 Mecanismo de Hidratação da Pele Externa
Através da aplicação de produtos tópicos que promovam: Oclusão: ingredientes lipídicos (gordurosos) que limitam a evaporação da água endógena. Umectação: substância que retém água na superfície da pele.

24 Cuidados Diários com a Pele
Higienização: o objetivo da higienização é remover células mortas, maquilagem, secreções sebáceas e impurezas. Alguns produtos destinados a higienização: Leites ou loções de limpeza: indicado para uma pele seca e normal. Géis de limpeza: indicado para pele mista à oleosa.

25 Cuidados Diários com a Pele
Esfoliação: o objetivo da esfoliação é remover as células mortas da pele. Para a escolha do esfoliante, é necessário verificar a espessura da pele e o estado geral no qual ela se encontra. Por exemplo, para uma pele seca deve ser utilizado um esfoliante menos agressivo.

26 Cuidados Diários com a Pele
Tonificação: tem como função firmar a pele, reduzir o tamanho dos poros , auxiliando na retirada de eventuais resíduos de outros produtos, restabelecer o PH da pele. A quantidade de álcool presente no tônico diminui de acordo com o tipo de pele: oleosa, mista, normal e seca.

27 Cuidados Diários com a Pele
Proteção Solar: o filtro solar tem como função filtrar ou bloquear as radiações solares. Para pele mista e oleosa, prefira filtro solar a base de gel, gel creme ou creme gel. E para uma pele seca bases em cremes.

28 HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL E SUA RELAÇÃO COM A PELE
A preocupação com a qualidade de vida tem sido um tema cada vez mais discutido. Ter uma vida saudável é um dos indicadores de qualidade de vida e da saúde do corpo e da pele . Envelhecer é um processo natural, porém é possível atenuar esse resultado , quando adotamos hábitos saudáveis.

29 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável é uma dieta composta de: proteína, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas. Para isso necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

30 PIRÂMIDE ALIMENTAR

31 Tabagismo Tabagismo foi descrito pela OMS (Organização mundial de saúde) como uma desordem mental e de comportamento em razão da dependência à nicotina.

32 A absorção da fumaça do cigarro pelos fumantes pode causar:
a Diminuição na produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais flácida e com rugas precoces, ou seja, processo de envelhecimento mais rápido. a Perda de cabelo, catarata, perda da audição, cárie dental, osteoporose, dedos descorados, psoríase, impotência sexual.

33 a Deixa a pele seca e sem brilho, com uma cor mais cinzenta, proeminência óssea, pálpebras caídas e boca rachada, devido a produção de radicais livres. A nicotina também atua como um processo vasoconstritor, ou seja, fechamento dos vasos sanguíneos.

34 Crescer, reproduzir e envelhecer: isto é vida
Crescer, reproduzir e envelhecer: isto é vida. Intervir no envelhecimento e prolongar a vida do ser humano de forma saudável são os desafios da ciência no século XXI. Maria Edwiges Hoffmann

35 Obrigado ! 2 jufradique


Carregar ppt "Hidratação Facial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google