A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE
Curso Técnico Segurança do Trabalho

2 Quais são os tipos de trabalhos a quente?
Define-se trabalho a quente toda operação que produza chama, fagulhas ou calor. Exemplos: Corte, solda, brasagem, desbaste, corte com serra, pontagem, descongelamento de tubulações.

3 EPIs para Trabalho a Quente
Protetor ocular especifico para solda (óculos, elmos e escudos); Protetor auricular (tipo plug ou concha); Roupa Protetora (tipo avental de raspa, luvas de punho longo, perneiras e botas); Capacete de Segurança; Proteção Respiratoria para locais onde haja a dispersão de fumos de solda.

4 Autorização de Trabalho à Quente
Autorização de trabalhos a quente têm sido usadas por muito tempo, ajudando muitas empresas a evitar incêndios, causados por estes tipos de trabalho, mas estas autorizações são apenas ferramentas, sendo efetivas apenas se forem usadas exatamente como previsto.

5 Autorização de Trabalho à Quente
O uso apropriado – passo a passo – de uma autorização ajuda a examinar cada etapa do trabalho, servindo como guia e como lembrete dos riscos, além de ser um registro de trabalho feito. Todos os incêndios causados por trabalhos a quente podem ser prevenidos.

6 Máquina de Solda Ponteadeira
Desbaste Maçarico

7 O que fazer para evitar incêndios iniciados por trabalhos a quente:
Controlar as atividades do pessoal antes e depois de cada trabalho a quente; Mantenha os procedimentos de trabalho a quente por escrito; Distribua estes procedimentos a todo o pessoal (incluindo empreiteiros) envolvidos em qualquer parte do processo de trabalhos a quente; Revise e atualize os procedimentos no mínimo uma vez por ano; Treine os funcionários em como seguir as precauções de trabalhos a quente.

8 ATENÇÃO! TRABALHO A QUENTE SENDO FEITO
VERIFIQUE OS RISCOS DE INCÊNDIO!

9 Regra dos 11 m, para Trabalhos a Quente
A área dentro de um raio de 11 m do local de um trabalho a quente é uma área crítica que deve ser mantida livre de quaisquer materiais combustíveis.

10 Regra dos 11 m 1- Proteja pisos combustíveis com areia molhada, lonas resistentes a incêndio ou placas metálicas. 2- Limpe a área dando atenção especial a depósitos de óleos e resíduos. 3 –Cubra quaisquer estoques ou outros materiais combustíveis que não possam ser removidos. Bloqueie todas as passagens de dutos(dutos são um caminho fácil para passagem de fagulhas para outras áreas da empresa).

11 Regra dos 11 m 4- Cubra ou preencha todas as aberturas em paredes, pisos ou tetos expostos com materiais incombustíveis ou materiais resistentes a incêndio 5- Afaste materiais combustíveis localizados dos outros lados das paredes, quando for feito um trabalho a quente em paredes. Limpe depósitos e acúmulos de pó dentro e fora de dutos e cabines.

12 Regra dos 11 m 6- Instale uma cobertura retardante de incêndios sob o posto de trabalho, quando o trabalho a quente for feito em altura. Exemplos: trabalhos em estruturas de edifícios, no teto ou na parte inferior da cobertura.

13 Regra dos 11 m 7- Feche todas as portas comuns e portas corta-fogo. Verifique se não há passagens abertas sob as portas ou ao longo de seus lados. Fagulhas podem passar sob portas fechadas e causar ignição de materiais combustíveis longe do local do trabalho a quente.

14 Regra dos 11 m Uma alternativa à Regra dos 11 m é designar uma área exclusiva para trabalhos a quente. Assume-se que o equipamento no qual deva ser feito o trabalho possa ser movido para esta área. Isole a área do restante da fábrica usando telas ou partições incombustíveis. Não permita que esta área seja usada para armazenagem temporária dos materiais.

15 Trabalho à Quente Certifique-se de que as propostas e contratos expressem claramente seus procedimentos. Alguns dias antes do início do trabalho, informe os empreiteiros por escrito de sua responsabilidade de seguir seus procedimentos para trabalhos a quente.

16 Trabalho à Quente Discuta o plano de trabalho com cada empreiteiro Investigue a capacitação de cada empreiteiro e sua preocupação com os possíveis riscos, especialmente no tocante ao edifício e ao ambiente de trabalho onde o trabalho a quente será feito.

17 Trabalho à Quente Confirme que os empreiteiros tenham seguro. Evite assinar qualquer cláusula de isenção de responsabilidade dos empreiteiros.

18 Dê autoridade a seus funcionários e faça-os responsáveis
Materiais combustíveis entram em combustão por causa de trabalhos a quente praticamente em qualquer lugar- escritórios, armazéns, linhas de produção, até em navios. Cada funcionário tem responsabilidade em tomar todas as precauções, não importando quão insignificante elas possam parecer. Danos à propriedade podem significar a perda de postos de trabalho.

19 LEMBRE-SE Equipamentos manuais de proteção contra incêndio (extintores, mangueiras, etc.) devem estar em condições de operação e disponíveis antes do início do trabalho. Se a área tiver proteção por sprinkler automático, certifique-se de que o sistema está em operação. A presença de sprinkler automático significa que a área contém ou é construída com materiais combustíveis.


Carregar ppt "PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google