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ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS

2 Ao longo da história, os preços foram determinados por meio da negociação entre compradores e vendedores. A determinação de um preço para todos os compradores é uma idéia relativamente moderna, que surgiu com o desenvolvimento do varejo em grande escala, no final do século XIX.

3 Tradicionalmente o preço tem funcionado como o principal determinante na escolha dos compradores. Embora outros fatores além do preço tenham se tornado importante nas últimas décadas, o preço ainda permanece como um dos elementos fundamentais na determinação da participação de mercado e da lucratividade das empresas.

4 O preço é o elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custos.Ele também é um dos elementos mais flexíveis, contudo, a concorrência de preços é o maior problema com o qual as empresas se deparam.

5 Os erros mais comuns em relação a determinação de preços são:
A determinação de preço é demasiadamente orientada para custos Os preços não são revistos com suficiente frequência para capitalizar mudanças de mercado Os preços são determinados independentemente do restante do mix de marketing Os preços não variam de acordo com diferentes itens de produtos, seguimento de mercado e ocasiões de compra

6 ESTABELECIMENTO DO PREÇO
Uma empresa estabelece o preço pela primeira vez quando desenvolve um novo produto, introduz o seu produto habitual em um novo canal de distribuição ou em uma nova área geográfica e participa de licitações de contratos.

7 A empresa deve decidir onde posicionar seu produto em termos de qualidade e preço. A empresa precisa considerar muitos fatores ao estabelecer sua política de determinação de preços.

8 Descreve-se um procedimento de seis passos:
1. Seleção do objetivo da determinação de preços 2. Determinação da demanda 3. Estimativa de custos 4. Análise de custos, preços e ofertas dos concorrentes 5. Seleção de um método de determinação de preço 6. Seleção do preço final

9 TRABALHO EM GRUPOS

10 CONCEITOS ECONÔMICOS POR TRÁS DA FORMAÇÃO DE PREÇOS
Curva de demanda: representação gráfica da quantidade de um produto demandada em vários níveis de preços. Estimativa da demanda (fatores demográficos e fatores psicológicos) Elasticidade de preço: medida da sensibilidade da demanda a mudança nos preços (demanda elástica e inelastica)

11 TIPOS DE ABORDAGEM Preços baseados no custo
Preços baseados na concorrência Preços baseados no valor para o cliente

12 PREÇOS BASEADOS NO CUSTO
Markup: acrescentar uma porcentagem padrão ao custo do produto afim de chegar a um preço de venda. Precificação pela taxa de retorno: adicionar uma taxa de retorno desejada aos custos totais para a definição do preço de venda. Análise do ponto de equilíbrio: técnica que determina o volume de venda necessário para cobrir todos os custos a um preço específico.

13 Vantagens e limitações da precificação baseada em custos:
Em geral a precificação baseada em custos é relativamente fácil de usar, o que a torna popular entre profissionais de marketing que lidam com muitos produtos diferentes. Talvez a limitação mais importante das técnicas de preço baseados em custos seja que elas não consideram o efeito do preço sobre a demanda dos clientes, e não levam em conta os preços dos concorrentes.

14 PREÇOS BASEADOS NA CONCORRÊNCIA
É especialmente importante considerar os preços dos concorrentes nas seguintes condições: Há vários concorrentes com produtos de qualidade Pelo menos alguns dos concorrentes são financeiramente fortes As características do produto são facilmente copiadas e é difícil diferenciá-lo Os concorrentes tem acesso aos canais de distribuição Os concorrentes tem altos níveis de conhecimento e habilidades de marketing Os concorrentes tem estrutura de custos semelhantes

15 Vantagens e limitações da precificação baseado na concorrência
Levar em conta os preços dos concorrentes é um aspecto prático e essencial da estratégia de preços na maioria dos casos. Porém, tem limitações, como não inclui informações sobre custos, essa estratégia deixa em aberto as interrogações sobre a possibilidade de geração de lucro num dado preço.

16 PREÇOS BASEADOS NO VALOR PARA O CLIENTE
As decisões de preços devem levar em conta as percepções dos clientes sobre o valor de uma troca. Preço de referência: preço que os compradores usam para comparar o preço oferecido de um produto ou serviço. Precificação por valor: definir os preços de forma que o valor de troca do produto seja mais alto que o dos concorrentes.

17 Vantagens e limitações da precificação por valor
Centrar-se no valor para o cliente possibilita à organização dar aos clientes o que eles querem, talvez até mesmo com uma boa margem de lucro. Como acontece om as outras abordagens, o preço baseado no valor não funciona bem por si só, pois os profissionais de marketing precisam estar conscientes de seus custos.

18 Bibliografia utilizada
KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo: Prentice Hall, 2001. CHURCHILL, Gilbert. Marketing – Criando valor para os clientes, São Paulo: Saraiva, 2001


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