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PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ
Um lugar de articulação entre pesquisa, ensino e extensão voltado para a troca de saberes acadêmico e popular

2 Escola Nacional de Belas Artes Faculdade de Letras
Por onde começar... Escola Nacional de Belas Artes Faculdade de Letras Escola Nacional de Música Escola de Comunicação Departamento de Dança da EEFD Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Fórum de Ciência e Cultura Museu Nacional Casa da Ciência da UFRJ PACC Outros museus da UFRJ Espaços de Cultura da UFRJ

3 Articulação das diferentes iniciativas já em andamento com o objetivo de apresentar o conjunto da produção acadêmica da UFRJ artística e cultural e suas conexões com a política nacional de cultura; Estabelecer novas conexões; Pensar a contribuição da UFRJ para a cidade do RJ – eventos de difusão da produção acadêmica, grandes eventos internacionais, espaços de cultura e divulgação científica; pesquisa, articulação e trocas entre o saber acadêmico e o saber popular; cursos de formação e assessoria técnica. Pensar as diretrizes já propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano Diretor da UFRJ

4 ALGUMAS INICIATIVAS EM ANDAMENTO:
PROCULT UFRJ – grupos artísticos MUSEUS E CENTROS E CIÊNCIA/Cidade da Cultura, Cidade do Conhecimento/PD 2020 PONTÃO DE CULTURA ECO PROGRAMA DE CULTURA POPULAR (FCC E EEFD) - UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS

5 CENÁRIOS: Cenário 1 - Política Nacional de Cultura
DIRETRIZES DO PLANO NACIONAL DE CULTURA SUB – EIXO: Cultura, Educação e Criatividade 22 - Articular a política cultural (MINC e outros) com a política educacional (MEC e outros) nas três esferas governamentais para elaborar e implementar conteúdos programáticos nas disciplinas curriculares e extracurriculares dedicados à cultura, à preservação do patrimônio, memória e à história afro-brasileira, indígena e de imigrantes ao desenvolvimento sustentável e ao ensino das diferentes linguagens artísticas, inclusive arte digital e línguas étnicas do território nacional, de matriz africana e indígena, e ao ensino de línguas, inserindo-os no Plano Nacional de Educação,sob a perspectiva da diversidade e pluralidade cultural, nas escolas, desde o ensino fundamental, universidades públicas e privadas com a devida capacitação dos profissionais da educação, por meio da troca de saberes com os mestres da cultura popular nos sistemas municipais, estaduais e federais, bem como (26) Garantir condições financeiras e pedagógicas para a efetiva aplicação da disciplina "Língua e Cultura Local".

6 SUB–EIXO: 3.2 - Cultura, Território e Desenvolvimento Local
154 – Fomentar e ampliar observatórios e as políticas culturais participativas com o objetivo de produzir inventários, pesquisas e diagnósticos permanentes, também em parceria com universidades e instituições de pesquisa, subsidiando políticas públicas de cultura, articuladas intersetorialmente e territorialmente, com ações capazes de preservar os patrimônios cultural e natural, inserindo as histórias locais nos conteúdos das instituições educacionais, identificando e valorizando as tradições e diversidade culturais locais, aproximando os movimentos culturais das questões sociais e ambientais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável local e a redução das desigualdades regionais

7 SUB–EIXO: 4.2 - Sustentabilidade das Cadeias produtivas
236 - Criar um programa nacional (por região) de capacitação de agentes e empreendedores culturais, com foco nas cadeias produtivas, contemplando a elaboração e gestão de projetos, captação de recursos e qualificação técnica e artística, ofertando oficinas, cursos técnicos e de graduação, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES).

8 EIXO 4: CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
SUB–EIXO: Geração de Trabalho e Renda 252 - Investir na profissionalização dos trabalhadores da cultura, através da ampliação dos cursos de nível superior, técnicos e profissionalizantes

9 EIXO 5: GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA
SUB–EIXO: Sistemas Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais de Cultura 279 – Criar um sistema nacional de formação na área da cultura, integrado ao SNC, articulando parcerias públicas e privadas, a fim de promover a atualização, capacitação e aprimoramento de agentes e grupos culturais, gestores e servidores públicos, produtores, conselheiros, professores, pesquisadores, técnicos e artistas, para atender todo o processo de criação, fruição, qualificação dos bens, elaboração e acompanhamento de projeto, captação de recursos e prestação de contas, garantindo a formação cultural nos níveis básico, técnico, médio e superior, à distância e presencial, fazendo uso de ferramentas tecnológicas e métodos experimentais e produção cultural.

10 PROEXT cultura – encomenda governamental
desenvolvimento de programas e projetos de formação e aprimoramento de gestores e produtores culturais por meio da pesquisa-ação, cursos e/ou oficinas. programas, projetos, estudos de sustentabilidade, análises de contextos locais e regionais das cadeias produtivas das linguagens técnico-artísticas e de patrimônio e que apontem para criação de Incubadoras Culturais Universitárias centradas na economia da cultura.

11 mapeamento e diagnóstico de processos e equipamentos culturais que contribuam para o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (com vistas ao Plano Nacional de Cultura - PNC) e que apontem para a criação de Observatórios Culturais Universitários. desenvolvimento de programas e projetos artísticos e educativos de dinamização de equipamentos culturais com ênfase nos equipamentos universitários explicitando a destinação de uso e/ou planos de gestão demonstrando viabilidade social e econômica.

12 encontros com formato de compartilhamento teórico-artístico discutindo temas a partir da confrontação de duas instâncias: as reflexões teóricas e as produções artísticas (peças teatrais, espetáculos de música, dança, produção de conteúdo audiovisual, exposições de artes, intervenções urbanas, arquitetura, performances etc.) que instiguem a experimentação estética e a reflexão crítica. projetos de implantação de programas de rádio e TV universitária com conteúdos culturais e educativos, regionais e nacionais, com vistas à democratização do acesso a informação.

13 Cenário 2 - O Rio de Janeiro
A cidade Espaços de Cultura Cursos de formação técnica Cursos de graduação, pós-graduação e extensão interdisciplinares Informação e circulação da produção acadêmica que pensa e atua com foco na cidade

14 PRINC – mais um exemplo das possibilidades de articulação
Cursos de formação Equipes interinstitucionais – UFRJ,UERJ e UFF Três regiões do estado do RJ Financiamento do MinC

15 Plano de Trabalho Estabelecer diretrizes de atuação do Programa; elaborar texto – dia 12 (agendar nova data) Apresentar na plenária de Decanos e Diretores no dia 31/05 (adiar para junho) Proposta do seminário para debate e aprofundamento da propostas – novas adesões

16 POSSIBILIDADES: - AGENDA CULTURAL DA UFRJ - INSERÇÃO DA UFRJ NA AGENDA CULTURAL DA CIDADE – EVENTO UFRJ - PUBLICAÇÕES SOBRE CULTURA (MUSEUS E CENTRO DE CIÊNCIA, GRUPOS ARTÍSTICOS, COMUNICAÇÃO DIGITAL, ETC) - Criação do Guia Cultural da UFRJ –organizar publicação contendo informações sobre Centros Culturais, Museus de Ciência, grupos artísticos e patrimônio histórico da UFRJ - OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E CAPTAÇÃO DE MANTENEDORES

17 Propostas de organização para elaboração de diretrizes:
Pesquisa e extensão – TODOS/FCC/Beatriz Resende - Produção artística – FCC/EM/FL/EEFD/ECO/MUSEU/EBA/Maria José Chevitarese Cultura Digital – ECO/EBA/FAU/EEFD/Ivana Bentes - Cultura Popular/Cultura Urbana – FCC/Cia Folclórica/FAU/Maria Dias/Eleonora Gabriel Educação FORMAL E NÃO FORMAL – TODOS/Propor Fac. de Letras na coordenação Museus e Centros Culturais/Divulgação científica e Cultural – MUSEU NACIONAL, CASA DA CIÊNCIA/FAU/Fatima Brito/ Bel Acervos e Memória - MUSEU NACIONAL/SIBI*/Marcelo Carvalho Esporte – EEFD/WaldyrMendes Arquitetura e Cidade – nomes já indicados (ver lista)

18 Propostas CRONOGRAMA Data para entrega de nomes Unidades participantes para cada eixo temático – 16/05 O coordenador de cada eixo convoca o grupo e organiza a elaboração de diretrizes PROPOSTA DE ADIAR PARA A PLENÁRIA DE 28 DE JUNHO PRÓXIMA REUNIÃO: 14/06 – 10h -sistematização do documento REUNIÃO COM REITOR – ANTES DO DIA 28/06 – AGENDAR ENVIO DE PROPOSTAS:


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