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GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

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Apresentação em tema: "GESTÃO E EMPREENDEDORISMO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Profa. Marli

2 IDÉIAS e OPORTUNIDADES
Oportunidade é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. Oportunidade é uma idéia que tem potencial para gerar lucros, é atrativa e está disponível em momento e/ou local adequado para quem vai utiliza-la.

3 Características das oportunidades
Idéias não são necessariamente oportunidades Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador Um empreendedor habilidoso dá forma à uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde. Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos, a sua identificação depende de habilidades do empreendedor. Surgem em função de identificação de desejos e necessidades insatisfeitas; Estão em qualquer lugar; São presentes para a mente preparada - experiência- intuição; São simples na sua concepção - raramente coisas complicadas dão certo. Ajusta-se ao empreendedor - uma oportunidade para um empreendedor pode não ser para outro; Boas oportunidades são menos numerosas que boas idéias. identificá-las é um desafio - em geral estão camufladas em gaps tecnológicos, atrasos, avanços, caos - quanto mais imperfeito o mercado maiores as oportunidades.

4 Como e onde encontrar oportunidades:
Brainstormings: permitem estimular a criatividade e identificar oportunidades - técnica de grupo; Estudos de mercados segmentados: regional ou por indústria Estudos de ambientes específicos: tecnológicos, etc; Mudanças de hábitos, transformações. Mercados emergentes: lazer, saúde, educação, varejo financeiro, turismo; Análise de empresas/setores - cadeias de produção. Análise de movimentos demográficos etc.

5 Criatividade, boas idéias, intuição e oportunidade
Uma idéia em sí é inerte e não tem valor em termos práticos. Não é difícil gerar boas idéias. Um empreendedor pode transformar ou identificar em uma boa idéia uma oportunidade. A criatividade está presente em todos nós, ela precisa apenas ser estimulada. Crianças são mais criativas. A intuição apóia a criatividade através de experiências e conhecimento do setor.

6 Bloqueios que inibem a criatividade
A resposta é certa Isto não tem lógica Siga as normas Seja prático Evite ambigüidades (evite incertezas) É proibido errar Brincar é falta de seriedade Isso não é da minha área Não seja bobo Eu não sou criativo

7 Fontes de idéias – exemplos
Negócios existentes - inclusive falências Franquias e licenças Patentes Revistas de negócios Universidade e institutos de pesquisa Feiras e exposições Empregos anteriores Contatos com compradores ( imperfeições de produtos existentes) Consultoria - prestar serviços Observação no dia a dia - nas ruas Idéias que deram certo em outros lugares Nosso dia a dia como consumidor Mudanças demográficas, sociais, crises, caos econômico Imitação Evolução - agregar valor ou vantagem

8 Fontes de oportunidades
Próprio trabalho Melhoria de um produto ou serviço Identificação de um nicho não atendido Outras

9 Avaliação de oportunidades - erros a evitar
Paixão cega pelo produto. Paranóia do negócio - não posso mostrar a idéia se não vão me rouba-la. Perfeccionismo: ainda não está pronta. Não reconhecer a concorrência - evita-la. Preço baixo como estratégia única de entrada. Impaciência: 30 dias ou perdemos. Desejo e necessidade de lucro imediato.

10 15 Erros comuns no 1º. Negócio
Profissionalismo tardio Síndrome do eu também Horror a finanças Falta de planejamento Subestimar o empenho necessário Desconhecimento do mercado Ponto errado Gostar, mas não saber fazer Rotatividade de colaboradores Conceito em aberto Contenção de custos exagerada Baratear para manter a clientela Ausência de indicadores Subestimar o tempo de retorno Misturar pessoas física e jurídica

11 Frases para pensar... “Nada é mais perigoso do que uma idéia quando ela é a única que temos” autor desconhecido “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma do que ter uma oportunidade e não estar preparado para ela.” (Whitney Young Jr.) “Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.” (Winston Churchill) “Esta geringonça tem inconvenientes demais para ser levada a sério como meio de comunicação. Ela não tem nenhum valor para nós.” Memorando Interno da Western Union sobre o telefone em 1876. “Quem pagaria para ouvir uma mensagem enviada a ninguém em particular?” Sócios de David Sarnoff, fundador da RCA em resposta à sua consulta urgente sobre investimentos em rádio nos anos 1920.

12 Frases para pensar... “O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merecer uma nota melhor que 5 , a idéia deveria ser viável.” Examinador de Universidade de Yale sobre tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote (Smith viria a ser o fundador da Federal Express) “Quem se interessaria em ouvir os atores?” H.M.Warner, da Warner Brothers, no auge do cinema mudo em 1927. “Então nós fomos para a Atari e dissemos: “Ei, nós fizemos essa coisa engraçada, construída com algumas peças de vocês; o que acham de nos financiar? Também podemos dá-la para vocês. Só queremos produzi-la. Paguem nossos salários e trabalharemos para vocês. E eles disseram; “Nós não queremos vocês. Vocês nem terminaram a faculdade”. Steve Jobs, fundador da Apple, sobre as tentativas de atrair o interesse para o computador pessoal projetado por ele e Steve Wosniak “Tudo o que podia ser inventado já o foi.” Charles H. Duell, Diretor do Departamento de Patentes dos Estados Unidos em 1899 ao propor o fechamento da seção de registro de novas patentes.

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