A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTOS ABDOMINAIS E DORSAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTOS ABDOMINAIS E DORSAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PONTOS ABDOMINAIS E DORSAIS

2 Pontos abdominais e de dorso sempre realizar por proporção:
Abdominal: Da linha média até a linha do mamilo = 4 tsuns. Dorsal: Da linha média até a borda medial da escápula 3 tsuns.

3 MERIDIANO ESTÔMAGO E30 – a 2 tsuns laterais do VC2. Harmoniza o Qi do Tai, Tam, tendões e músculos e Qi contracorrente do E. E29 – 2 tsuns laterais do VC3. Alterações pélvicas e genito urinárias. E tsuns laterais do VC4. Fortalece o Qi da B, harmoniza a via das águas. E tsuns laterais do VC5. Alterações do Tai. E tsuns laterais do VC7. Dores abdominais. E tsuns laterais do VC8. Harmoniza o Qi do E, IG, BP, transforma a umidade e o Jin Ye, regula Qi, Xue e Menstruação.

4 MERIDIANO ESTÔMAGO E24 – dois tsuns laterais ao VC9. Circula o Qi e regula o E e IG. E23 - dois tsuns laterais ao VC10. Circula o Qi e regula o E e IG. E22 - dois tsuns laterais ao VC10. Idem anterior. E21 - dois tsuns laterais ao VC12. Harmoniza o Qi do E, BP e IG, dissolve estagnação alimentar e limpa o calor do Tam. E20 - dois tsuns laterais ao VC13. Idem anterior + alterações da mama. E19 - dois tsuns laterais ao VC14. Alterações gástricas e nevralgia. E18 – 4 tsuns laterais do VC16. Difunde o Qi do P, lactação. E17 – centro do mamilo. Não usar agulha e nem moxa.

5 MERIDIANO ESTÔMAGO E16 – 4 tsuns laterais do VC18. Alterações P + mastite. E tsuns laterais do VC19. Idem anterior. E tsuns laterais do VC20. E tsuns laterais do VC21. E tsuns laterais, no centro da fossa supraclavicular. Idem anterior + soluços e amidalite. E11 – na articulação esternoclavicular. Torcicolo, amidalite, bócio.

6 MERIDIANO DO RIM R11 – meio tsun lateral ao VC2. Hérnia inguinal e alterações genito-urinárias. R12 - meio tsun lateral ao VC3. Alterações genito-urinárias e ponto de união dos MTM Ýin do pé. R13 - meio tsun lateral ao VC4. Elimina frio, harmoniza F e R, ponto de união do Chong Mai. R14 - meio tsun lateral ao VC5. Alterações genito-urinárias. R15 - meio tsun lateral ao VC7. Alterações genito-urinárias e lombalgias. R16 - meio tsun lateral ao VC8. Limpa calor do R, tonifica o Qi do Tai, harmoniza o Qi contracorrente. R17 - meio tsun lateral ao VC10. Dores abdominais.

7 MERIDIANO DO RIM R18 - meio tsun lateral ao VC11. Hemorragia pós parto, soluços, alterações abdominais, R19 - meio tsun lateral ao VC12. Alterações abdominais e enfisema. R20 - meio tsun lateral ao VC13. Alterações gástricas. R21 - meio tsun lateral ao VC14. Alterações gástricas. R22 - dois tsuns lateral ao VC16. Gastrite e alterações respiratórias. R23 - dois tsuns lateral ao VC17. Mastite e alterações respiratórias. R24 - dois tsuns lateral ao VC18. Idem anterior + vômito. R25 - dois tsuns lateral ao VC19. Alterações respiratórias. R26 - dois tsuns lateral ao VC20. Idem anterior + vômito. R27 - dois tsuns lateral ao VC21. Aumenta a circulação de Qi e harmoniza o Qi contracorrente.

8 MERIDIANO DO BAÇO PANCREAS
BP12 – 4 tsuns laterais do VC2. Circula Qi e Xue, transforma a umidade calor. BP tsuns laterais do VC3. Alterações inguinais, apendicite e constipação. BP tsuns laterais do VC7. Harmoniza o Qi + anteriores. BP tsuns laterais do VC8. Harmoniza o BP e o intestino, umedece intestino, transforma a umidade calor do intestino. BP tsuns laterais do VC11. Dor abdominal e constipação. BP17 – 6 tsuns laterais do VC16. Alterações torácicas e retenção urinária. BP tsuns laterais do VC17. Alterações torácicas, hipogalactia, mastite e alterações respiratórias.

9 MERIDIANO DO BAÇO PANCREAS
BP tsuns laterais do VC18. Dores torácicas. BP tsuns laterais do VC19. Dores torácicas e alterações respiratórias. BP21 – na linha da prega anterior da axila no 6o. espaço intercostal (VC15). Grande Luo do BP. Tonifica e circula Qi e Xue, tonifica os tendões, músculos e ossos.

10 MERIDIANO DO FÍGADO F10 – 3 tsuns distais do E30. Dor medial da coxa, alterações escrotais, intestinais e urinárias. F11 – 2 tsuns distais do E30. Alterações genito-urinárias e paralisia da perna. F12 – 2 e meio tsuns laterais ao VC2 e 1 tsun distal ao VC2. Harmoniza as funções do F e elimina umidade e frio. F13 – na extremidade da 11a. Costela. Ponto de união dos órgãos, Mo do BP, ponto de entrada e sapida de energia de defesa. F14 – 4 tsuns laterais ao VC14, no espaço intercostal. Harmoniza e circula o Qi do F e VB, elimina estagnação de Xue, dispersa calor e mucosidade do F, ponto de entrada e saída de energia de defesa.

11 MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR
VB29 – metade da distância da crista ilíaca ântero-superior e trocanter do fêmur. Fortalece a coluna lombar, relaxa tendôes e músculos, dispersa a umidade e calor. VB28 – meio tsun distal ao VB27. Alterações genito-urinárias. VB27 - na espinha ilíaca ântero superior na altura do VC4. Harmoniza e umedece os intestinos, fortalece o Tam, dispersa a umidade calor. VB26 – na altura do VC8, entre a 11 e 12a. costela. Tonifica o F, R e Chong mai, harmoniza o TAi, elimina umidade do TAi. VB25 – na extremidade da 12a. costela. Mo do R, descende a energia torácica, harmoniza a via das águas, redireciona o Qi contracorrente, relaxa tendões e músculos, tonifica e aquece os Rins.

12 MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR
VB24 – 4 tsusn laterais ao VC13, no espaço intercostal. Mo da VB, harmoniza o Qi do F, VB e E, fortalece o Qi do TAm, redireciona o Qi contracorrente e dispersa a umidade calor. VB23 – 1 tsun medial ao VB22, no espaço intercostal. Alterações gástricas. VB22 - na altura do VC17 na linha da axila. Pleurite, dor no ombro e braço, neuralgia intercostal.

13 MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO
ID9 – a 1 tsun acima da prega axilar posterior. Remove obstrução de Qi e Xue e dispersa o vento. ID10 – na linha da prega axilar, inferior a espinha da escápula. Idem anterior e relaxa tendões e músculos. ID11 – no centro da escápula. Circula Qi, relaxa músculos e tendões, redireciona Qi contracorrente. ID12 – acima do ID11 na fossa supraclavicular. Remove obstrução de Qi e Xue e dispersa o vento. ID13 – metade da distância entre o ID10 e T2. Dores no ombro. ID14 – 3 tsuns laterais da T1. Rigidez da nuca, pescoço e dorso. ID15 – 2 tsuns laterais da C7. Difunde o Qi do P, limpa calor perverso e transforma a umidade mucosidade.

14 MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR
TA14 – entre o acrômio e o tubérculo maior do úmero. Fortalece e remove obstrução de Qi e Xue, dispersa vento e umidade. TA15 – 4 tsuns laterais da T1. Dores na escápula, cervical e braço.


Carregar ppt "PONTOS ABDOMINAIS E DORSAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google