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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado - 1984 Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:

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1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado - 1984 Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora: Rosalba M. C. Garcia

2 Área de Concentração: Educação Linhas de Pesquisa: –Educação e Comunicação –Educação, Estado e Políticas Públicas –Educação e Infância –Educação e Movimentos Sociais –Ensino e Formação de Educadores –Filosofia da Educação –Sociologia e História da Educação –Trabalho e Educação PROPOSTA DO PROGRAMA

3 ESTRUTURA CURRICULAR MESTRADO – 24 créditos –Número de créditos obrigatórios: 8 –Número de créditos eletivos: 10 –Número de créditos em atividades vinculadas à pesquisa: 6 DOUTORADO – 48 créditos –Número de créditos obrigatórios: 4 –Número de créditos eletivos: 32 –Número de créditos em atividades vinculadas à pesquisa: 12

4 –Número de docentes permanentes: 40 –Número de docentes colaboradores: 12 –Número de docentes visitantes: 1 –Número de bolsistas de produtividade CNPq: 10 – Pós-doutorado: 3 em 2010 (Espanha e Itália) e 3 em 2011 (EUA, África do Sul e Brasil) –Número de disciplinas oferecidas por permanentes/total de disciplinas oferecidas: 2010: 40 prof. permanentes/45 disciplinas 2011: 40 prof. permanentes/36 disciplinas CORPO DOCENTE

5 Número de discentes matriculados (2011): Mestrado: 143 Doutorado: 57 Dissertações concluídas: 48 em 2010 e 65 em 2011 Teses concluídas: 15 em 2010 e 8 em 2011 Tempo Médio de Titulação – TMT no PPGE: 27 meses no mestrado e 50 no doutorado Total de teses e dissertações concluídas sob orientação dos docentes permanentes: 61 em 2010 e 50 em 2011 Número de bolsistas que não defenderam em 30 meses e 48 meses: 9 do Mestrado e 8 do Doutorado em 2010 e 2011 Número de docentes com mais de 3 defesas no ano: 3 CORPO DISCENTE

6 Número de Estágios Pós-Doutorais no Programa: 10 Doutorado Sanduíche no Exterior: Itália, Alemanha e Portugal. Bolsa PEC: 1 em 2011 (Timor Leste) e 3 para 2012 (Uruguai e Moçambique)

7 PRODUÇÃO DOCENTE 20102011 Número de capítulos publicados4551 Número de livros publicados99 Números de trabalhos completos em anais6560 Número de docentes permanentes com menos de 2 produtos em livros e periódicos, no mínimo B2: 11 profs. só tem publicação em livros; 4 em periódicos B3, B4 e B5 e 5 em periódicos B3, B4 e B5 + livros.

8 PRODUÇÃO DOCENTE PERIÓDICOS ARTIGOS EM PERIÓDICOS20102011 A 147 A 2310 B 1610 B 217 B 363 B 496 B 555 Qualificados3448 C-3 Outros86 Total4257

9 PRODUÇÃO DOS PROFs. PERMANENTES 2010 e 2011 PROF.PERIÓDICOSTOTALLIVROS INTEGRAIS ARTIGOS LIVROS A1A2B1B2B3B4B5 16 21 345334196 423 5111 611132 711111 811 9123 10113 1111212

10 PRODUÇÃO DOS PROFs. PERMANENTES 2010 e 2011 PROF.PERIÓDICOSTOTALLIVROS INTEGRAIS ARTIGOS LIVROS A1A2B1B2B3B4B5 123 13111253 1411215 1511 16111 17211421 182132 1911131 2011131 2111

11 PRODUÇÃO DOS PROFs. PERMANENTES 2010 e 2011 PROF.PERIÓDICOSTOTALLIVROS INTEGRAIS ARTIGOS LIVROS A1A2B1B2B3B4B5 2212111628 2321211715 24111 251123 265 27111 28111 291 30111 312 3233

12 PRODUÇÃO DOS PROFs. PERMANENTES 2010 e 2011 PROF.PERIÓDICOSTOTALLIVROS INTEGRAIS ARTIGOS LIVROS A1A2B1B2B3B4B5 33222 3412142 351 362 37114 3813 393 401112

13 PRODUÇÃO DOS PROFs. COLABORADORES 2010 e 2011 PROF.PERIÓDICOSTOTALLIVROS INTEGRAIS ARTIGOS LIVROS A1A2B1B2B3B4B5 111 21112 311 4112 5 61 711 81 92 10 111 12111

14 –Intercâmbios internacionais: Cooperação com a Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano; Projeto internacional com a Universidad Nacional de La Plata, Argentina; Coordenação Pedagógica do Convênio com a University of Nottingham, Inglaterra; Convênio com a Universidade do Porto, PT; Convênio CAPES/GRICES, com a Universidade de Lisboa, PT; Presidência da Association pour la Recherche Interculturelle – ARIC. INSERÇÃO SOCIAL

15 Importância do Programa na criação de novos programas de pós-graduação. Inserção social dos docentes, por meio de cursos de especialização para formação de professores, assessoria na elaboração e revisão de livros didáticos, cursos de formação e assessoria a escolas e redes de ensino. Além de presença efetiva em importantes eventos da área, em fóruns e entidades acadêmicas, e como consultores/pareceristas de periódicos, agências e eventos.

16 I NSERÇÃO NO SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO –Convênio PROCAD Amazônia (CAPES) – UFSC/UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Cáceres). –DINTER - Doutorado Interinstitucional (DINTER) Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Formação de pesquisadores em nível de doutorado para as IES de Santa Catarina.

17 -Produção intelectual: predomínio de publicações em livros e anais de eventos (já em processo de mudança). -Gerir o processo de reorganização do PPGE face aos novos parâmetros de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, com relevância para dois tópicos: a distribuição de publicações qualificadas e a distribuição das orientações em relação ao corpo docente. PRINCIPAIS DIFICULDADES DO PROGRAMA

18 -Enfatizar a formação no nível de Doutorado. -Buscar maior equilíbrio na distribuição das disciplinas e orientações entre os docentes. -Ampliar o número de docentes com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e o número de projetos de pesquisa financiados. - Restaurar o reconhecimento à qualidade do PPGE, entre outras ações com a recuperação do conceito 5 na Avaliação. -Qualificar e aumentar o número de publicações dos professores e dos pós-graduandos. METAS DO TRIÊNIO

19 AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO -Ênfase na formação em nível de Doutorado: ampliação da oferta pelo Programa e linhas de pesquisa, seleção e ingresso anual; -Atualização das Normas de Recredenciamento e recredenciamento geral dos docentes; -Melhor distribuição de disciplinas e orientações entre os docentes por meio do planejamento nas linhas de pesquisa; -Reuniões do Colegiado Pleno para avaliação e estabelecimento de metas, e reuniões com avaliadores da Capes e professores de outros PPGEs;

20 AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO Ampliação da produção intelectual qualificada, especialmente artigos em periódicos; Publicações: política de incentivo à produção em periódicos, financiamento de tradução e revisão de artigos para publicação em periódicos internacionais, fortalecimento do Núcleo de Publicações do CED, divulgação dos veículos de publicação, incentivo à publicações que resultem das teses/dissertações.

21 INFORMAÇÕES ADICIONAIS Sítio: www.ppge.ufsc.brwww.ppge.ufsc.br E-mail: coordenacaoppge@ced.ufsc.br


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