Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEric Trigo Alterado mais de 11 anos atrás
1
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Análise prospectiva por 2 anos Análise retrospectiva de 2 anos
2
AUTORES Alunos: Camila Maria Luna do Valle Juliana Martins Leal
Lílian Viana Barbosa Luciana Antunes Chagas Mariana Boechat de Souza Pedro Pereira Neffá Orientadora: Profª Drª Jane Marcy Neffá Pinto Co-orientadora: Profª Drª Beatriz Guitton Renaud B. de Oliveira
3
INTRODUÇÃO As úlceras apresentam uma incidência assustadoramente elevada em relação às doenças vasculares periféricas que acometem os membros inferiores. Grande impacto socio-econômico e principalmente queda da qualidade de vida dos seus portadores. Geralmente o tratamento é somente sintomático, de custos enormes e sem resultados compensadores. Estamos interessados em obter maiores informações da frequência e causas desta patologia no Hospital Universitário Antônio Pedro buscando uma análise para propor soluções adequadas ao nosso meio.
4
OBJETIVOS Geral: Obter uma visão objetiva do tipo de úlceras crônicas mais freqüentes no ambulatório de dermatologia - HUAP. Específicos: Sistematizar, por meio de protocolo, o diagnóstico das úlceras no ambulatório; Verificar a incidência; Verificar as causas.
5
JUSTIFICATIVA Não há no ambulatório de dermatologia do HUAP uma estrutura que possa acompanhar e diagnosticar as úlceras crônicas. Os pacientes são acompanhados pela enfermagem no ambulatório de cirurgia para realização de curativos. Em conjunto com a equipe de enfermagem, poderá ser realizado um acompanhamento clínico e diagnóstico para que se obtenha resolutividade dos casos.
6
MATERIAIS E MÉTODOS Estudo retrospectivo com avaliação estatística
Pacientes ambulatoriais que foram atendidos no HUAP e que apresentavam úlcera crônica; Aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa a Faculdade de Medicina e HUAP e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); Levantamento de dados clínicos, diagnóstico e registro fotográfico dos últimos 02 anos; Os dados serão tabulados, organizados em categorias e analisados de acordo com a literatura científica.
7
MATERIAIS E MÉTODOS Estudo prospectivo com avaliação estatística
Avaliar clinicamente e laboratorialmente; Orientar e prescrever o tratamento adequado; Anotar, no prontuário e na Ficha de Evolução do Portador de Ferida, o quadro clínico do paciente; Acompanhar a evolução do paciente junto aos especialistas e/ou equipe de enfermagem; Registrar mensalmente com foto a evolução das lesões; Termo de consentimento.
8
CRONOGRAMA Os projetos estão em fase de levantamento bibliográfico.
Início de seleção dos pacientes e coleta de dados em agosto de 2009. Conclusão do estudo retrospectivo em 2010. Conclusão do estudo prospectivo em 2011.
9
BIBLIOGRAFIA Protocolo de assistência aos portadores de feridas PMBH – Secretaria Municipal de Saúde Belo Horizonte. Dermatologia – Azulay e Azulay, 2ª edição, 2001 – Editora Artes Médicas. Síndromes Venosas Tratamento e Diagnóstico – João Batista Thomaz, 2001 – Editora Revinter ltda.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.