A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar as relações OA-DA. OA - reflete as implicações de equilíbrio do mercado de trabalho (médio prazo) DA - reflete as implicações do equilíbrio do mercado de bens e do mercado financeiro (curto prazo) A combinação destas relações nos fornece o modelo OA-DA Obs: quando estudarmos a inflação, o modelo OA-DA deverá ser estendido

3 Oferta agregada 7.1 A relação de oferta agregada representa os efeitos do produto sobre o nível de preço. Ela é derivada do comportamento de salários e preços. Recordemos as equações para determinação de salários e preços do Capítulo 6: Vamos dividir a derivação da oferta agregada em 3 passos:

4 Oferta agregada e , então: Passo 1: Eliminar o salário nominal de:
Em palavras: o nível de preços depende do nível esperado de preços e da taxa de desemprego. Vamos supor que tanto  quanto z sejam constantes.

5 Veja que deduzimos antes que N=Y
Oferta agregada Passo 2: Substituir a taxa de desemprego por sua expressão em termos de produto : Portanto, para dada força de trabalho, quanto maior o produto, menor a taxa de desemprego. Veja que deduzimos antes que N=Y Onde: U= desemprego L= força de trabalho N= emprego

6 Oferta agregada Passo 3: Substituir a taxa de desemprego na equação obtida no Passo 1: Em palavras, o nível de preços depende do nível esperado de preços, Pe, e do nível de produto, Y (e também de , z, e L, mas vamos supor que esses sejam constantes!).

7 Oferta agregada A relação OA tem duas propriedades importantes:
Um aumento do produto leva a um aumento do nível de preços. Esse é o resultado de quatro passos subjacentes:

8 Oferta agregada A relação OA tem duas propriedades importantes :
Um aumento do nível esperado de preços leva a um aumento do nível de preços efetivo de mesma magnitude. Esse efeito ocorre através dos salários:

9 Oferta agregada Figura 7.1
Curva de oferta agregada Dado o nível esperado de preços, um aumento do produto leva a um aumento do nível de preços. Se o produto for igual ao nível natural de produto, então o nível de preços será igual ao nível esperado de preços.

10 Oferta agregada A curva OA tem três propriedades que se mostrarão úteis: A curva OA é positivamente inclinada. Como explicado anteriormente, um aumento do produto leva a um aumento do nível de preços. A curva OA passa pelo ponto A, em que Y = Yn e P = Pe. Essa propriedade tem duas conseqüências: Quando Y > Yn, P > Pe. Quando Y < Yn, P < Pe. Um aumento no Pe desloca a curva OA para cima, e uma diminuição no Pe desloca a curva OA para baixo.

11 Oferta agregada Figura 7.2
Efeito de um aumento do nível esperado de preços sobre a curva de oferta agregada Um aumento do nível esperado de preços desloca a curva de oferta agregada para cima.

12 Oferta agregada Resumindo:
Com base na determinação dos salários e da determinação dos preços no mercado de trabalho, derivamos a relação de oferta agregada. Essa relação significa que, para dado nível esperado de preços, o nível de preços é uma função crescente do nível de produto. É representada por uma curva positivamente inclinada, chamada curva de oferta agregada.

13 Oferta agregada Aumentos do nível esperado de preços deslocam a curva de oferta agregada para cima; diminuições do nível esperado de preços deslocam a curva de oferta agregada para baixo.

14 Demanda agregada 7.2 A relação de demanda agregada representa o efeito do nível de preços sobre o produto. É derivada das condições de equilíbrio do mercado de bens e dos mercados financeiros. Recordemos as condições de equilíbrio do mercado de bens e dos mercados financeiros descritas no capítulo 5:

15 Demanda agregada 7.2 Recorde que:
O equilíbrio no mercado de bens requer que o produto = demanda por bens (relação IS) O equilíbrio no mercado financeiro requer que oferta e moeda = demanda por moeda (relação LM)

16 Demanda agregada Figura 7.3
Derivação da curva de demanda agregada Um aumento do nível de preços leva a uma diminuição do produto.

17 Demanda agregada 7.2 Usando as relações IS e LM derivamos a relação negativa que há entre o nível de preços e o nível de produto resultante do equilíbrio do mercado de bens e do mercado financeiro. Um aumento de preços implica redução do produto porque: Dado o estoque nominal de moeda (M), o aumento do nível de preços implica redução do estoque real de moeda (M/P). Isto significa contração monetária. Assim, a LM se desloca para cima e eleva-se a taxa de juros. Esta contração monetária implica aumento da taxa de juros, o que reduz a demanda por moeda e a LM se desloca para cima.

18 Demanda agregada Mudanças na política monetária ou na política fiscal – ou, de modo mais geral, em qualquer variável, exceto o nível de preços, que desloque as curvas IS ou LM – deslocam a curva de demanda agregada. A curva IS é negativamente inclinada, a curva LM é positivamente inclinada. A relação negativa entre produto e nível de preços é mostrada como a curva DA negativamente inclinada.

19 Demanda agregada Figura 7. 4
Deslocamentos da curva de demanda agregada A um dado nível de preços, um aumento dos gastos do governo aumenta o produto, deslocando a curva de demanda agregada para a direita. A dado nível de preços, uma diminuição da moeda nominal diminui o produto, deslocando a curva de demanda agregada para a esquerda.

20 Demanda agregada Resumindo:
Partindo das condições de equilíbrio do mercado de bens e dos mercados financeiros, derivamos a relação de demanda agregada. Essa relação implica que o nível de produto seja uma função decrescente do nível de preços. É representada por uma curva negativamente inclinada, chamada de curva de demanda agregada. Mudanças na política monetária ou na política fiscal – ou, de modo mais geral, em qualquer variável, exceto o nível de preços, que desloque as curvas IS ou LM – deslocam a curva de demanda agregada.

21 Equilíbrio no curto prazo e no médio prazo
7.3 O equilíbrio depende do valor de Pe. O valor de Pe determina a posição da curva de oferta agregada, e a posição da curva OA afeta o equilíbrio.

22 O equilíbrio no curto prazo
Figura 7.5 Equilíbrio no curto prazo O equilíbrio é dado pela interseção da curva de oferta agregada com a curva de demanda agregada. No ponto A, o mercado de trabalho, o mercado de bens e os mercados financeiros estão todos em equilíbrio.

23 O equilíbrio no curto prazo
A curva de oferta agregada, OA, é desenhada para um dado valor Pe. Quanto maior o nível do produto, maior o nível de preços. A curva de demanda agregada, DA, é desenhada para valores dados de M, G, e T. Quanto maior o nível de preços, menor o nível de produto. Obs: no curto prazo Pe é dado


Carregar ppt "O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google