A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO

2 EDUCAÇÃO (Conforme a Legislação)
1988 – A Educação é um direito de todos e dever do Estado, transformando-a em direito público subjetivo, independente de onde os cidadãos residiam, se nas áreas rurais ou urbanas.

3 CONCEPÇÕES SOBRE O CAMPO
CAMPO – Significa mais do que o perímetro não- urbano, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da pesca, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas e da agricultura. É a ressignificação do CAMPO como espaço de POSSIBILIDADES.

4 Do Campo - representa uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com as condições da existência social (relação com a terra, o meio ambiente, os diversos saberes, a memória coletiva e os movimentos sociais)

5 REFELXÕES PRELIMINARES SOBRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Alguns teóricos.(clássicos do mundo moderno) Adam Smith ( ), inglês: O desenvolvimento é resultado da riqueza que possui um país, um estado ou uma cidade. David Ricardo ( ), inglês: O desenvolvimento está relacionado com a disponibilidade de produtos, com a escassez de mão-de-obra, com as condições competitivas em relação as mercadorias. Karl Marx ( ), alemão: Desenvolvimento, os homens se apropriando do resultado do seu trabalho.

6 NA PERSPECTIVA CAPITALISTA
O desenvolvimento humano reduz-se ao desenvolvimento econômico, perdendo as demais dimensões da vida e da espécie humana. (BECKER, 2002, p 64)

7 A “NOVA” CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento sustentável: satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE Econômica; Social; Ecológica; Cultural; Política.

8 ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- Elementos do crescimento econômico: . Aumento da renda per-capta; . Crescimento do parque industrial; . Aumento da riqueza nacional. - Elementos do desenvolvimento . Democracia; . Cidadania; . Aumento da renda das pessoas “dignidade financeira”; . Participação; . Transparecia na gestão de processos; . Acesso a bens e serviços; . Satisfação de necessidades individuais e coletivas.

9 NECESSIDADES HUMANSAS
a. Satisfação de necessidades humanas. Necessidade de: Ser; Ter; Fazer; Estar. b. Necessidade de básicas indispensáveis: alimentos, abrigo, liberdade, identidade, lazer, afeto, proteção, segurança

10 Sustentabilidade social
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Produto resultado da combinação entre eficiência econômica, equidade social e sustentabilidade ambiental Sustentabilidade social . Participação . Identidade cultural . Equidade. . Empoderamento Sustentabilidade Ambiental. . Biodiversidade. . Conservação do sistema. . Capacidade de carga Sustentabilidade econômica. . Produção . Produtividade . Crescimento . Divisão equitativa. .Desenvolvimento

11 PROJETO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Cidadania; Conservação dos patrimônio/memória; Respeito a diversidade; Participação política; Acesso a informação e conhecimento Acesso a serviços. (escola, saúde, saneamento, etc); Acesso a bens de consumo. RESULTADO: Melhoria de qualidade de vida dos sujeitos do campo e da cidade.

12 REFERÊNCIA BECKER, Dinizar Fermiano. (org.) Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google