A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,"— Transcrição da apresentação:

1 A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”.
Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação, expressão do pensamento e forma simbólica. É expresso de várias formas, não somente verbal, e se transforma continuamente. É um diálogo e não um monólogo. Em educação musical, reflete participação e colaboração entre professores e alunos (Swanwick, 1996). O ato de entender uma peça musical é extraordinariamente similar ao entendimento de qualquer texto; o entendimento requer um ato cognitivo de interpretação, de engajamento com o processo dinâmico de construção de significado. A música não é simplesmente uma ‘linguagem das emoções’, mas uma linguagem para o conhecimento humano; uma forma de conhecer, pensar e sentir, e como tal equivale a outras ‘disciplinas’. Se a música é uma linguagem, então é um modo de discurso e um ‘meio no qual as idéias sobre nós mesmos e os outros são articuladas em formas sonoras” (Swanwick, 2003).

2 Transformações metafóricas da Música
Materiais Expressão Forma Valor Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” A nova forma incorpora experiências anteriores Música informa a “vida do sentimento” (Swanwick, 2003, p.33, desenhos Beineke, 2006)

3 Transformações metafóricas da Música
Materiais O trabalho com notas e outros elementos (materiais musicais, técnica e literatura sobre música) não é suficiente para vivenciar e conhecer a música. É preciso transformar notas em “melodias” com sentido musical. Materiais musicais: altura, duração, timbre, ritmo, melodia, escalas, dinâmica, textura, métrica, etc.

4 Transformações metafóricas da Música
Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos. “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Ao tornar notas “melodias” com sentido musical, lhes aferimos um caráter, um significado. Expressão: refere-se ao caráter expressivo da música, à comunicação de “gestos” musicais. Quando dizemos que uma música é alegre, triste, solene, dramática, majestosa, de terror, de suspense, etc., estamos nos referindo ao seu caráter expressivo. O caráter expressivo de uma obra musical é obtido mediante a manipulação dos seus “materiais”.

5 Transformações metafóricas da Música
Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Forma Ao atribuir significado e sentido às notas, entendemos suas relações (frases), em seu contexto. A forma de uma obra musical diz respeito à “transformação de sons e gestos em estruturas musicais” (Swanwick, 1988), isto é, à maneira como a música está organizada. A estrutura depende da compreensão de repetições e contrastes, seqüência das idéias musicais, dos elementos que diferenciam as partes da música.

6 Transformações metafóricas da Música
Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Forma Valor A nova forma incorpora experiências anteriores. Música informa a “vida do sentimento” Valor – posicionamento pessoal sobre uma determinada música ou estilo. “Com certos limites, podemos ampliar e observar a valoração musical, mas não podemos prevê-la ou planejá-la diretamente, a não ser com o desenvolvimento das outras dimensões” (Swanwick, 1994, p.126). Mas é o objetivo final do processo educativo, e se torna aparente quando há um deleite na música, quando ela é “valorizada” positiva ou negativamente, quando é entendido o significado do discurso musical enquanto uma apropriação pessoal de seu conteúdo (Swanwick, 2003).


Carregar ppt "A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google