A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis"— Transcrição da apresentação:

1 Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis
Breve histórico... No final da década de 80, houve uma grande revolução na tecnologia das raquetes, feitas até então de aço ou madeira, com a introdução do grafite (fibra de carbono) na produção das raquetes. O grafite oferecia boa resistência e era muito mais leve que o alumínio. Em pouquíssimo tempo, vários outros materiais foram introduzidos nas raquetes, tais como titanium, fibra de vidro, e atualmente o Aerogel. O Aerogel é um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe.

2 Requisitos: As raquetes apresentam fragilidade na zona Y e por isso devem ser reforçadas naquela regiam. Também devem ter o aro estável e firme, pois assim maior energia será transmitida à bola. Materiais tubulares, apesar de leves, apresentam elevada vibração, e dificil controle da bola quando esta não acerta o centro da raquete.

3 Materiais Utilizados:
Fibra de vidro e Carbono; Kevlar; Titânio; Aerogel.

4 Aerogel (sílica, carbono e alumínio) –
O Aerogel é um material sólido extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe. Transparentes, vermelhos escuros, consistem em um tipo de material coloidal interconectado com diâmetros de aproximadamente 10nm. São frágeis porém estruturalmente fortes. O mecanismo de polimerização, a estrutura e propriedades do Aerogel são similares ao processo sol-gel da sílica. Oferece muita resistência na estrutura do aro, sem aumento do peso da raquete, melhorando o manuseio e a sensibilidade no momento do impacto da bola. São 4 vezes mais efetivos que as fibras de carbono.


Carregar ppt "Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google