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AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES

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Apresentação em tema: "AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES"— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES

2 Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis

3 Pressupostos Básicos Objetivos da Informação Contábil

4 Regime de Competência Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. informa aos usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão recebidos no futuro.

5 Continuidade As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.

6 Qualidade e Característica da Informação Contábil
Objetivos da Informação Contábil

7 CPC: Estrutura Conceitual
Baseado no Iasb Substitui a Estrutura do Ibracon Troca os postulados/princípios/convenções por pressupostos básicos: Regime de Competência Continuidade Características qualitativas das informações contábeis e limitações

8 Características Qualitativas e Limitações
Compreen- sibilidade Relevância Confiabilidade Comparabilidade Custo-Benefício Tempestividade

9 CPC - Características Qualitativas das Demonstrações Financeiras
Compreensibilidade Relevância Materialidade Confiabilidade Representação fiel Essência sobre a forma Neutralidade Prudência Integridade (Completeness) Comparabilidade Objetivos da Informação Contábil

10 Compreensibilidade Clareza e objetividade (fácil entendimento);
Completa (retratar todos os aspectos contábeis da operação “ A informação não pode ser útil para o usuário que não a entenda, mesmo que ela possa em outros aspectos ser relevante para uma decisão e ser confiável.” Hendriksen Objetivos da Informação Contábil

11 Relevância Qualidade mais importante, segundo IASB;
É relevante quando influência as decisões dos usuários; “Informação relevante é a pertinente à questão analisada. É pertinente a informação que pode afetar metas, a compreensão e a decisão.” Hendriksen Objetivos da Informação Contábil

12 Relevância - Materialidade
Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. Por exemplo: os valores dos estoques existentes em cada uma das suas principais classes, conforme a classificação apropriada ao negócio. Objetivos da Informação Contábil

13 Confiabilidade Representação fiel (veracidade);
Livre de erros materiais e vieses. “ A qualidade da informação que garante que a mesma seja razoavelmente livre de erro e viés e represente fielmente o que visa representar.” Hendriksen Objetivos da Informação Contábil

14 Confiabilidade – Representação Fiel
Para ser confiável, a informação deve representar adequadamente as transações e outros eventos que ela diz representar. Assim, por exemplo, o balanço patrimonial numa determinada data deve representar adequadamente as transações e outros eventos que resultam em ativos, passivos e patrimônio líquido da entidade e que atendam aos critérios de reconhecimento.

15 Confiabilidade – Primazia da Essência sobre a Forma
É necessário que as transações e eventos sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal. A essência das transações ou outros eventos nem sempre é consistente com o que aparenta ser com base na sua forma legal ou artificialmente produzida. Exemplo: arrendamento mercantil financeiro (leasing financeiro)

16 Confiabilidade – Neutralidade
Para ser confiável, a informação contida nas demonstrações contábeis deve ser neutra, isto é, imparcial. As demonstrações contábeis não são neutras se, pela escolha ou apresentação da informação, elas induzirem a tomada de decisão ou julgamento, visando atingir um resultado ou desfecho predeterminado.

17 Confiabilidade – Prudência
Prudência consiste no emprego de um certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos ou receitas não sejam superestimados e que passivos ou despesas não sejam subestimados. Tais como a possibilidade de recebimento de contas a receber de liquidação duvidosa, a vida útil provável das máquinas e equipamentos e o número de reclamações cobertas por garantias que possam ocorrer.

18 Confiabilidade – Integridade
Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Uma omissão pode tornar a informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de sua relevância.

19 Comparabilidade Na mesma entidade Comparação da evolução ao longo do tempo; Entre entidades distintas Avaliar a situação financeira e patrimonial em termos comparativos. “A qualidade da informação que permite aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos econômicos.” Hendriksen Objetivos da Informação Contábil

20 Limitações na Relevância e na Confiabilidade das Informações
Tempestividade; Custo x benefício Objetivos da Informação Contábil

21 Tempestividade Quando há demora indevida na divulgação de uma informação, é possível que ela perca a relevância. Afeta principalmente a relevância Não adianta ter a informação relevante e fidedigna se ela “passou do ponto”. Deve-se considerar o tipo de decisão para a qual a informação é necessária. Objetivos da Informação Contábil

22 Custo X Benefício Como calcular o custo x benefício da informação contábil? Os benefícios decorrentes da informação devem exceder o custo de produzi-la. Estabelecer o nível de informações considerado ótimo, acima do qual o custo é maior que o benefício; Difícil de mensurar; “ A informação deve proporcionar benefícios superiores a seu custo.” Hendriksen Objetivos da Informação Contábil

23 Visão Verdadeira e Apropriada
Demonstrações contábeis são freqüentemente descritas como apresentando uma visão verdadeira e apropriada (true and fair view) da posição patrimonial e financeira, do desempenho e das mutações na posição financeira de uma entidade. Embora esta Estrutura Conceitual não trate diretamente de tais conceitos, a aplicação das principais características qualitativas e de normas e práticas de contabilidade apropriadas normalmente resultam em demonstrações contábeis que refletem aquilo que geralmente se entende como apresentação verdadeira e apropriada das referidas informações.

24 EXERCÍCIOS  Ver lista de Exercícios Objetivos da Informação Contábil

25 Referência

26 Contato: Nome: Prof. MSc. André Fernandes


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