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GRUPO OPERATIVO GESTANTES

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Apresentação em tema: "GRUPO OPERATIVO GESTANTES"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO OPERATIVO GESTANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E NUTRIÇÃO OFICINA DE AVALIAÇÃO GRUPO OPERATIVO GESTANTES Projeto de Extensão Práticas Integrais da Nutrição e Promoção da Saúde na Atenção Básica

2 Agosto de 2007; Chegada do PINAB na USF Vila Saúde e necessidade percebida dos profissionais de saúde; Decisão pactuada entre a coordenação do Projeto e a USF; Objetivo: a realização de atividades coletivas no contexto da promoção da saúde das gestantes, e de início fortalecer o vínculo com as mesmas; Segunda-feira a tarde, e quinzenalmente. ORIGEM DO GRUPO

3 Atividades Coletivas: Mensalmente; Jardim Itabaiana I e II – USF Vila Saúde Pedra Branca I – Escola Municipal Educador Francisco Pereira da Nóbrega ATUALMENTE

4 Retornar acompanhado as atividades coletivas do grupo operativo, apoiando a USF Vila Saúde, e participando do planejamentos das atividades, e desenvolvimento das ações em Jardim Itabaiana I e II e Pedra Branca I; contribuir para a promoção da saúde e para a dimensão participativa das gestantes através de atividades coletivas; fortalecer a ação participativa dos profissionais de saúde em atividades coletivas com as gestantes; incentivar as práticas alimentares saudáveis antes, durante e após a gestação; incentivar as práticas educativas em saúde; PROPOSTA DO GRUPO

5 promover a autonomia das gestantes por meio da participação ativa das mesmas nas rodas de conversa;
contribuir para a valorização das atividades coletivas que possibilitam a mistura de saberes, opiniões e experiências; ampliar o acesso das gestantes às informações sobre saúde, SUS e direitos de cidadania; problematizar com as gestantes e equipes de saúde, as questões que envolvem o período gestacional. PROPOSTA DO GRUPO

6   Participação das gestantes do grupo de Pedra Branca I, não só pela assiduidade, mais também pelo interesse e vontade;   voltar a ter um vínculo direto com a USF, e a sua rotina diária;   um maior envolvimento de alguns ACSs de Pedra Branca I, no desenvolvimento das atividades;   integração dos profissionais da USF (enfermeira e ACSs) de Pedra Branca I nas rodas de conversa;   comprometimento das gestantes com o grupo de Pedra Branca I, os quais foram marcados pelo compartilhar de saberes e construção coletiva de aprendizados. (quando o PINAB participou do desenvolvimento das atividades);   POTENCIALIDADES

7 o esforço e dedicação da Tecnica de enfermagem de Jardim Itabaiana I (em seus dia de atuação do grupo),e da enfermeira de Jardim Itabaiana II;   a participação de extensionistas no grupo, pois desenvolvem as ações através de apresentações dinâmicas, da forma em que a educação popular aparece. Assim o grupo caracteriza-se de uma forma diferente, sem aquela intencionalidade puramente biológica;   eficácia da metodologia empregada pela educação popular.   POTENCIALIDADES

8 falta de integração da equipe de saúde da família às nossas rodas de discussão, fragilizando assim o grupo; a prática da extensão/educação popular pelos profissionais de saúde, se tornando desafiadora e complexa, principalmente pelo fato de que, nos serviços de saúde, as consultas individuais são priorizadas em detrimento dos espaços coletivos que estimulam o dialogo e o compartilhamento de vivencias; numero de gestantes era inferior ou ausente no grupo de Jardim Itabaiana I e II; pouco envolvimento da USF não dando “respaldo” ao nosso trabalho, assim a comunidade também não se envolvia, em Pedra Branca I ( na questão do envolvimento dos profissionais), e em Jardim Itabaiana I ( planejamento das atividades do grupo pela enfermeira, que realizava o grupo por meio de atendimento*) e Jardim Itabaiana II (só quem participa planejando as atividades do grupo é a enfermeira); DIFICULDADES

9 participação dos profissionais da USF ainda foi muito tímida; não foi possível extrapolar significativamente o caráter biologicista das reuniões. (atividade de sáude bucal); do grupo ser composto apenas por uma extensionista do PINAB, no caso de faltas; assuntos que eram priorizados pelas gestantes e de seu interesse não serem discutidos; em Jardim Itabaiana I e II nenhuma atividade foi planejada coletivamente; comunicação entre alguns profissionais e a extensionista (caso alguma atividade seja transferida para outro dia). DIFICULDADES

10 retornar as atividades utilizando o tema “A Hora do Parto”, por se tratar de um assunto bastante mobilizador e instigante; e introduzindo nesse contexto, com a devida sensibilidade, a Lei do acompanhante, que na maioria das vezes é desconhecida pelas gestantes, tal qual observado na atividade em que se tratou sobre este assunto; atividades relacionadas ao DIREITO DA GESTANTE, abrangendo os Programas, e políticas públicas voltadas a gestante, rede cegonha, programas voltados a saúde da mulher, entre outros; no início do período de atividades procurar ou construir um cronograma com os dias e rodízio de cada profissional de saúde e ACSs; voltar a utilizar o mural da USF, com informações e curiosidades sobre saúde da mulher, período gestacional, direitos da gestante,políticas públicas, programas, entre outros; ***com relação a participação dos profissionais no desenvolvimento das atividades (pensar alguma forma de tornar as atividades menos biologicista e puramente técnicas ). METAS

11 Participar do grupo operativo de gestantes foi algo instigante e desafiador para, uma vez que esse momento da vida da mulher é peculiar e encantador, ao mesmo tempo é cercado de duvidas e ansiedades. POSSÍVEL CONCLUSÃO

12 2008

13 2009

14 2010

15 2012

16 Amanda Amaiy Pessoa Salerno Extensionista do PINAB
OBRIGADA!!! Amanda Amaiy Pessoa Salerno Extensionista do PINAB


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