A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio  Prof.º Fylipe Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio  Prof.º Fylipe Alves."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capitúlo 9 pag. 162 a 180

3 Somente responder atividade pag. 181, 182 e 183. Atividade 1 ao 7 para maior compreensão do conteúdo trabalhado. Atividade de revisão

4 Asía 

5 Oriente Médio 

6  Ásia é o berço das três principais religiões monoteísta: O Cristianismo, Islamismo e Judaísmo; Dentre todo o território asiático o Oriente Médio é a região que mais acontece conflitos regionais. Entre os fatores geradores desses conflitos encontram-se: petróleo; território; água; religiões e facções religiosas. Possui uma das mais importantes cidades do Mundo Jerusalém a Cidade Santa.

7 IsraelIsrael O Estado de Israel, que abriga quase 7 milhões de pessoas, é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio, a começar por sua economia --o país é líder de exportação de diamantes, equipamentos de alta tecnologia, e alimentos, como frutas e vegetais. Candelabro ligado à cultura judaica Mensão do capitulo Êxodo 27 Bandeira

8 Enquanto Israel depende da importação de petróleo, os países vizinhos são ricos neste recurso, o que financia --e gera-- muitos dos conflitos locais. A Opep (Organização dos países exportadores de petróleo) inclui entre seus membros seis nações da região: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait, Emirados Árabes Unidos e Qatar.  Reis do Petróleo

9 Países mais ricos do Oriente Médio 1. Qatar 2. Emirados Árabes Unidos 3. Kuweit 4. Bahrain 5. Israel 6. Oman 7. Arábia Saudita 8. Chipre 9. Líbano 10. Irã Países mais ricos do Oriente Médio 

10 CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES  Israel e os palestinos

11 JERUSALÉMJERUSALÉM Jerusalém é a Cidade Santa ou seja sagrada para o judaísmo, cristianismo e o islamismo, sendo objeto de disputa a séculos. Peregrinos vêm a ela todos os anos, a fim de se aproximar mais dos fundamentos de sua fé. Para os judeus, toda a cidade é Santa, especialmente a Muralha Ocidental (mais conhecida como Muro das Lamentações), que é tudo o restou do Grande Templo destruído pelos romanos. Os muçulmanos vêm até a Cúpula da Rocha (ou Mesquita de Omar), um santuário que é o terceiro local mais sagrado para a fé islâmica. Cristãos fazem peregrinações ao ponto onde Jesus foi crucificado e morto, e a Via Dolorosa, caminho que Jesus percorreu, carregando sua cruz. Após a partilha da Palestina pela ONU, 1947, tornou-se uma zona internacional.

12 CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES  Ascensão do Nazismo 1933 – início da perseguição aos judeus europeus. II Guerra Mundial – aumento da imigração de judeus na Palestina. 1947 – Retirada Britânica e proposta de partilha da Palestina pela ONU. Julho 1948 – Criação do Estado de Israel por Bem Gurion.

13 CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES  Mapa mostrando a evolução do Estado de Israel e domínio judeu sobre os árabes muçulmanos.

14 CONFLITOS ÁRABES X ISRAELENSES  Na disputa entre árabes e judeus pela Palestina, ambos os povos tem suas razões fundamentadas nas seguinte premissas: JUDEUS: Dizem que é a sua terra natal, pois eles viviam lá antes dos árabes, e que eles foram expulsos da Palestina devido a diáspora judaica ocorrida após a invasão do exército Romano. ÁRABES: Já os árabes palestinos também se sentem donos da região pelo fato de terem habitado lá durante todo o tempo em que foi abandonada, e nesse período, a Palestina se transformou em sua pátria.

15 OLP (ORGANIZAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO DA PALESTINA)  É uma organização política e paramilitar tida pela Liga Árabe desde outubro de 1974 como a "única representante legítima do povo palestino.“ Em 1993 o então presidente da OLP, Yasser Arafat, reconheceu o Estado de Israel numa carta oficial ao primeiro ministro daquele país, Yitzhak Rabin. Em resposta à iniciativa de Arafat, Israel reconheceu a OLP como a representante legítima do povo palestino

16 GUERRA DO GOLFO  Kuwait, no Golfo Pérsico, representava a terceira maior reserva de petróleo do mundo, e junto com a Grã-Bretanha, resistiu a diversas tentativas de ocupação no século XX. Em 1979 o Iraque de Saddam Hussein, se armou com equipamentos modernos adquiridos da EX-URRS entre outros e procurou invadir e dominar a região. A invasão de agosto de 1990 despertou a formação de uma aliança militar formada pelos EUA, França e Inglaterra. O confronto foi relativamente curto, entre 17 de janeiro e 27 de fevereiro, Saddam Hussein foi derrotado, porém permaneceu no poder.

17 GUERRA DO GOLFO  Com o aval da ONU em 1991, liderando uma força multinacional (composta por ingleses, franceses, italianos e outros países árabes), os Estados Unidos reconquistaram o Kuwait e expulsou as tropas iraquianas de volta para suas fronteiras. Ao bater em retirada os iraquianos incendiaram todos os poços de extração provocando o aumento no preço do barril de petróleo e uma das maiores catástrofes ecológicas do mundo, fazendo com que grande parte da vida animal do Golfo Pérsico fosse destruída.

18 GUERRA DO GOLFO  As Guerra do Golfo teve como consequencias o saque de riquezas do Kuwait, campos de petróleo incendiados e minados pelo exército iraquiano, e a destruição da infraestrutura iraquiana. Diante da derrota, os xiitas ao sul e os curdos ao norte, em oposição ao governo iraquiano, revoltaram-se. Saddam enfrentou a guerra civil com violência, mantendo-se no poder.

19 INVASÃO DO IRAQUE  Após os ataques terroristas em 11 de setembro de 2001, o Iraque foi acusado de apoiar o terrorismo e de produzir armas de destruição em massa. Estes argumentos somados ao potencial de produção de petróleo iraquiano, fez com que, sob a lideranças dos EUA, Saddam Hussein fosse preso, julgado e morto. O Iraque passa por uma transição política visando à construção de uma futura democracia.

20 INVASÃO DO IRAQUE  A democratização do país e sua reconstrução deve ser um processo lento e difícil, pois a população está dividida em tribos rivais e pelo fundamentalismo xiita. A partir de 2009, o presidente Barak Obama cumpre uma promessa de campanha e começa a retirada do exército estadunidense do Iraque.

21 A CAXEMIRA  Se iniciaram no final da colonização britânica, em 1947 logo após a II Guerra, quando todo o subcontinente indiano que até então era dominado pela Inglaterra, foi dividido em dois países, a Índia e o Paquistão. A divisão se deu através da união das regiões de maioria muçulmana constituindo o Paquistão e das regiões de maioria hindu constituindo a Índia.

22 IRÃ E OPOSIÇÃO AO OCIDENTE  Influenciado pelo clero Xiita em 2005 foi eleito o ultraconservador Mohmound Almadinejad e uma das suas primeiras medidas foi a retomada do programa nuclear, causando tensão no mundo ocidental. Este novo governo, re-eleito em 2009 é radicalmente contra a presença de Israel no Oriente Médio e mantém o Irã em oposição ao Ocidente.

23 CURDOS – MAIOR NAÇÃO SEM PÁTRIA  Povo sem pátria que luta por um espaço. Vivem em uma região rica em petróleo, localizada entre as fronteiras de Turquia, Síria, Iraque e Irã o Curdistão. Em 1991 o Iraque reprimiu uma tentativa de independência que só terminou com a interferência da ONU e criação de uma zona de proteção dos povos curdos. Em 1996 os EUA bombardearam o Iraque Saddam Hussein violou está zona de proteção.

24 JUDAÍSMOJUDAÍSMO O judaísmo possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião se mesclam. Encontra-se em sua grande maioria no estado de Israel. TORÁ Tem como crença principal a existência de apenas um Deus e a religião é fundamentada na TORÁ, que reúne os cinco primeiros livros da bíblia, e do talmude, que completa as regras da tradição judaica. O judaísmo ortodoxo observa o sábado bíblico como dia especial dedicado apenas às ações estritamente religiosas, celebra as festas tradicionais e mantém restrições a determinados alimentos.

25 ISLÂMISMOISLÂMISMO Apresenta uma forma de sincretismo entre o judaísmo e o cristianismo, tendo o principal ponto em comum o reconhecimento do patriarca Abraão como a raiz do islã. Os seguidores do islamismo devem pronunciar a Shahada ou testemunhar que não existe outro Deus além de Alá e que Maomé é seu profeta. Com o rosto voltado para Meca, cidade de nascimento de Maomé, os fiéis oram 5 vezes durante o dia. Durante o mês do Ramadã, os muçulmanos praticam o o jejum e abstinência sexual durante o dia, e completando as normas é necessário que no mínimo umas vez na vida os fiéis façam uma viagem de peregrinação a Meca.

26 ISLÂMISMOISLÂMISMO Com a morte do profeta, em 632 d.C., as divergências relativas ao seu substituto dividiram a comunidade islâmica em: SUNITAS: SUNITAS: Defendiam a sucessão do líder Maomé por qualquer indivíduo que apresentasse obediência e comprometimento com a religião. XIITAS: XIITAS: Defendiam a liderança hereditária, somente os descendentes do profeta teriam o direito de ocupar o seu lugar. Trata-se da comemoração, por parte dos muçulmanos xiitas, do martírio e morte de Hussein, neto de Maomé. Sunitas

27 ISLÂMISMOISLÂMISMO Alcorão ou Corão ("a recitação") é o livro sagrado do islamismo. Os muçulmanos crêem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar.

28 HINDUÍSMOHINDUÍSMO É um conjunto de crenças que tiveram sua origem na Índia por meio dos povos antigos que ocuparam a região do vale dos rios Indo e Ganges, há aproximadamente 3.500 anos. Possuem centenas de deuses e deusas sendo desta forma uma religião politeísta. No Rio Ganges, os hindus realizam rituais de purificação, banhando-se ou até mesmo ingerindo as águas poluídas e contaminadas por esgoto e cadáveres lançado as águas acreditando que a felicidade eterna foi garantida para a alma que partiu.

29 HINDUÍSMO – SISTEMAS DE CASTAS  A sociedade hindu é dividia em castas, que classifica o indivíduo de acordo com a sua situação de nascimento, hereditariedade e atividade profissional. BRÂMANES Nobres e Sacerdotes VAIXIAS Camponeses e Comerciantes XÁTRIAS Guerreiros SUDRAS Escravos PÁRIAS População condenada a viver na miséria

30 HINDUÍSMOHINDUÍSMO Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um dos grandes mestres do hinduísmo, sem uso da violência ele lutou contra a dominação britânica na índia, presenciando a independência de seu país em 1947. Suas principais armas eram as greves, boicotes a produtos ingleses, fato conhecido como “ desobediência civil”.

31 BUDISMOBUDISMO O amor atua como única forma de banir o ódio e deve ser direcionado a todos, mesmo aos inimigos. Os seguidores buscam, por meio da meditação, atingir o estado máximo de paz de espírito e amor, denominado de Nirvana, única maneira de romper a corrente da reencarnação. Segundo a qual o ser humano está sujeito a reencarnar várias vezes e enfrentar os sofrimentos proporcional a suas ações. As comunidades budistas, uma vez oprimidas, não utilizam recursos relacionados a violência para defender-se. Sua reação pacífica caracteriza o fortalecimento da dominação por nações inimigas.

32 BUDISMOBUDISMO O Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano, tratando-se de um monge e lama, reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano. O Dalai Lama é também o líder oficial do governo tibetano em exílio, ou Administração Central Tibetana. "Lama" é um termo geral que se refere aos professores budistas tibetanos.

33 BONS ESTUDOS !!! "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.” GANDHI


Carregar ppt "CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS E GEOPOLÍTICOS Oriente Médio  Prof.º Fylipe Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google