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Gerenciando o marketing
Empreendedorismo – Idalberto Chiavenato cap 11
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Marketing Está voltado completamente para o mercado e para o cliente.
Função = fazer com que os produtos/ serviços da empresa cheguem da melhor forma possível ao consumidor final É o conjunto de ações destinada a criar produtos e serviços e colocá-los à disposição do mercado no local, tempo e volume adequados.
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4 P’s Produto Promoção Preço Place – distribuição/ localização
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Produto/ serviço Variedade e mercadoria Seleção de produtos Serviços a oferecer Desenho da loja atmosfera Local / distribuição Localização da loja Localização da marca Entrega Canais de suprimento
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Promoção Propaganda Grau de venda pessoal Publicidade Promoção de vendas Preço Níveis de preço Planos de crediário oferecidos Cartões de crédito aceitos Markdown dos itens de vendas
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CONSUMIDOR Localização Preço Produto Promoção
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Composto mercadológico
Produto/serviço – criação, desenvolvimento, adequação Marca- identificação, caracterização do produto Embalagem – criação, desenvolvimento, armazenamento, transporte Preço – de acordo com o mercado, concorrente
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Pesquisa de mercado – consumidor e concorrência
Propaganda – divulgação Venda Promoção Distribuição Atendimento ao cliente
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No contexto do empreendedorismo
Criar, inovar para ser ímpar, garantir o sucesso do empreendimento. Atendimento ao cliente Satisfação do cliente Qualidade Preço Imagem Disponibilidade no mercado Durabilidade Facilidade e uso
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Pós-venda Comunicação com o cliente Marca Diferencial em relação aos concorrentes Clareza e seriedade nas negociações Responsabilidade social da empresa Ética profissional
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Cadeia de clientes Fornecedores Clientes internos Clientes externos
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Quem é o meu cliente? Com base no consumidor temos o marketing industrial e o de consumo. Ex. prensas tornos mecânicos matérias-primas roupas serviços bancários cinema alimentos
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O processo dinâmico de vendas
1- pesquisa de mercado consumidor 2- propaganda 3- venda – a)pessoal b) impessoal c)virtual 4- promoção de vendas
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5- Canais de distribuição
Produtor consumidor Produtor – representante – consumidor Produtor-represent.- atacadista- consum. Produtor- represe. – atacad. Varejista- consumidor A escolha do canal será determinada pelo preço do produto.
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6- Merchandising – todos os aspectos relacionados com a apresentação do produto: características, tamanho,nome marca, embalagem, etc 7- Pós venda – pode receber vários nomes: Assistência técnica Atendimento ao consumidor Atendimento ao cliente, etc
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Fase onde se objetiva monitorar o cliente e sua apreciação do produto.
Nesta fase procura-se identificar falhas no processo e saná-las.
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