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PublicouEduarda Gusmão Medina Alterado mais de 8 anos atrás
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William Ivanski Curso de Programação C#
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Sumário Exceções Conceito de Arquivo Arquivos de Texto Codificações de Caracteres Arquivos CSV Arquivos Binários Explorador de Arquivos
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Exceções Exceções (Exceptions) são problemas ou situações que podem ocorrer durante o processo Exemplos de exceções: Formato incorreto no Parse Divisão por zero Arquivo não encontrado “Unhandled Exception” (exceção não tratada) ocorre quando o programador não previu uma dessas situações O comando try catch finally é usado para capturar e tratar exceções
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Exceções try Bloco que contém o código que pode gerar erro catch (tipo da exceção) Bloco que define o que fazer caso a exceção seja capturada Pode ter vários blocos catch, um para cada tipo de exceção finally Bloco opcional, e quando presente é executado sempre, tendo ocorrido ou não a exceção É usado para liberar recursos, por exemplo fechar arquivos abertos
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Exceções Todas as exceções derivam da classe System.Exception Podemos criar exceções customizadas criando classes que derivam da classe System.Exception Para disparar uma exceção customizada, usamos o comando throw Toda exceção disparada com throw deve ser capturada e tratada com try catch finally Podemos capturar uma exceção e, no bloco catch, relançá-la com throw
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Conceito de Arquivo Até agora temos manipulado dados que existem apenas em memória: Quando o programa inicia, a informação ainda não existe A informação é criada e existe apenas enquanto o programa está em execução A informação se perde quando o programa encerra É necessário trabalhar com uma forma de armazenamento durável
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Conceito de Arquivo Um arquivo é um recurso de armazenamento de informação Um arquivo é armazenado em memória não-volátil (disco rígido, pendrive, etc) Um arquivo existe antes, durante e depois da execução do processo Um arquivo pode existir até mesmo depois de desligar e ligar o computador Um arquivo pode ser transmitido para outros processos, computadores e pessoas
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Conceito de Arquivo Um arquivo tem os seguintes atributos: Nome Caminho (relativo ou absoluto) Extensão Tipo do conteúdo (texto ou binário) Conteúdo Tamanho Permissões
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Arquivos de Texto Para leitura de arquivos texto, usa-se a classe System.IO.StreamReader Essa classe oferece os seguintes métodos de leitura: int Read(): Lê o próximo caractere e avança a posição atual no arquivo; int Peek(): Lê o próximo caractere sem avançar a posição atual no arquivo string ReadLine(): Lê a próxima linha; string ReadToEnd(): Lê o conteúdo todo do arquivo
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Arquivos de Texto Para escrita de arquivos texto, usa-se a classe System.IO.StreamWriter Essa classe é usada para criar arquivos e também adicionar texto a arquivos existentes Essa classe oferece os seguintes métodos de escrita: void Write() void WriteLine() void Flush()
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Codificações de Caracteres Codificações de caracteres (encodings) ou conjuntos de caracteres (character sets ou charsets) são padronizações de representação de caracteres A codificação é a mesma para o arquivo inteiro Toda vez que você escreve um arquivo de texto, está usando uma codificação O padrão é UTF-8, usada por 80% do mundo
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Codificações de Caracteres Ao ler um arquivo de texto, não há como saber a codificação Existem algumas técnicas para tentar ajudar a descobrir: Inferência estatística baseada na frequência de caracteres de cada idioma do mundo BOM (Byte Order Mark) Se não souber a codificação do arquivo de texto (ou de qualquer string), não há como manipulá-lo
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Codificações de Caracteres Unicode é uma padronização mundial que mapeia todos os caracteres de todos os alfabetos de todos os idiomas e dialetos do mundo inteiro Já tem mais de 107 mil caracteres Unicode não é uma codificação de caracteres (algumas pessoas associam Unicode a UTF-16) Devemos usar codificações baseadas em Unicode, como a UTF-8
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Codificações de Caracteres Exemplos de codificações: ASCII ANSI Windows-1252 ISO-8859-1 ISO-8859-15 UTF-16 UTF-32 UTF-8 UTF-7
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Arquivos CSV CSV = Comma-Separated Values (valores separados por vírgula) Formato de arquivo de texto usado para armazenar dados como uma tabela ou planilha Cada linha do arquivo é um registro Cada registro contém valores separados por vírgula, ponto-e-vírgula, pipe, etc Pode ser manipulado pelo Microsoft Excel, OpenOffice Calc, etc
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Arquivos Binários Para poder manipular arquivos binários, precisamos de System.IO.FileStream Para instanciar, precisamos escolher uma opção de System.IO.FileMode: Append Create CreateNew Open OpenOrCreate Truncate
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Arquivos Binários Para escrita de arquivos binários, usa- se a classe System.IO.BinaryWriter Essa classe é usada para criar arquivos e também adicionar dados a arquivos existentes Para escrever dados, usamos o método Write. Para atualizar, usamos o método Flush Cada classe precisa saber como escrever e ler na ordem correta
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Arquivos Binários Para leitura de arquivos binários, usa-se a classe System.IO.BinaryReader Essa classe oferece vários métodos de leitura, por exemplo: ReadBoolean ReadChar ReadInt32 ReadString ReadDouble
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Explorador de Arquivos Com o auxílio de algumas classes, podemos obter informações sobre: Um único arquivo Um único diretório Todos os arquivos e diretórios contidos em um determinado diretório Isso é muito útil, por exemplo, para saber se todos os arquivos necessários pelo seu programa existem e na estrutura correta
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Explorador de Arquivos A classe System.IO.FileInfo é usada para obter informações sobre um arquivo, por exemplo: Exists Extension FullName Length CreationTime, LastAccessTime, LastWriteTime DirectoryName Directory
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Explorador de Arquivos A classe estática System.IO.File contém várias funções úteis, por exemplo: Exists Copy, Delete, Move GetCreationTime, GetLastAccessTime, GetLastWriteTime WriteAllText, AppendAllText ReadAllText, ReadAllLines
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Explorador de Arquivos A classe System.IO.DirectoryInfo é usada para obter informações sobre um diretório, por exemplo: Exists FullName CreationTime, LastAccessTime, LastWriteTime Parent, Root GetFiles, GetDirectories
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Explorador de Arquivos A classe estática System.IO.Directory contém várias funções úteis, por exemplo: Exists CreateDirectory, Delete, Move GetCreationTime, GetLastAccessTime, GetLastWriteTime GetFiles, GetDirectories, GetLogicalDrives
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