A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SESSÃO 01 : O QUE É FILOSOFIA DO DIREITO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SESSÃO 01 : O QUE É FILOSOFIA DO DIREITO?"— Transcrição da apresentação:

1 SESSÃO 01 : O QUE É FILOSOFIA DO DIREITO?

2 1. O CONHECIMENTO Alguém que olha para o mundo e faz perguntas. Alguém que se relaciona com o mundo. Alguém que pode e quer CONHECER SUJEITO COGNOSCENTE Uma porção do MUNDO, possível de ser conhecida, Tomada pelo sujeito para ser observada OBJETO COGNOSCÍVEL O sujeito cognoscente DISTINGUE o objeto e o RELACIONA. Assim se perfaz o CONHECIMENTO. CONHECIMENTO é o ato pelo qual o sujeito APREENDE o objeto. É a representação do objeto dentro do sujeito. É a RELAÇÃO que se estabelece entre o espírito e o mundo, entre o sujeito cognoscente e o objeto a ser conhecido.

3 O conhecimento nasce na experiência, ou sua fonte é a razão?
2. COMO SE PODE ATINGIR O CONHECIMENTO Quais as fontes do conhecimento? Onde vai o homem procurar os elementos de seu conhecimento? O conhecimento nasce na experiência, ou sua fonte é a razão? O EMPIRISMO Locke, David Hume, Stuart Mill O conhecimento nasce da experiência Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Leibniz, Espinoza O RACIONALISMO A fonte principal do conhecimento é a razão

4 O conhecimento nasce na experiência, ou sua fonte é a razão?
2. COMO SE PODE ATINGIR O CONHECIMENTO Quais as fontes do conhecimento? Onde vai o homem procurar os elementos de seu conhecimento? O conhecimento nasce na experiência, ou sua fonte é a razão? O INTELECTUALISMO Aristóteles, São Tomás de Aquino SENTIDOS E RAZÃO, ambos, concorrem para gerar o conhecimento

5 Conhecimento fragmentário Conhecimento assistemático
3. GRAUS DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO VULGAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO VULGAR Conhecimento CASUAL Conhecimento fragmentário Conhecimento assistemático

6 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
3. GRAUS DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO VULGAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Conhecimento CAUSAL Conhecimento comprovado Conhecimento testado Conhecimento sujeito a constestabilidade Conhecimento dirigido à quantificação Conhecimento SISTEMÁTICO

7 CONHECIMENTO FILOSÓFICO
3. GRAUS DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO VULGAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO Compreensão crítico-sistemática do universo e da vida. (Miguel Reale).

8 4. FILOSOFIA Conceito aproximado
Compreensão crítico-sistemática do universo e da vida. (Miguel Reale). Exercício da razão na busca perene da ordem do universo. (Paulo Nader). EM SÓCRATES E PLATÃO: auto-reflexão do espírito a respeito dos seus mais altos valores teóricos e práticos, os valores do VERDADEIRO, DO BOM E DO BELO. ( Apud Joannes Hessen, Teoria do conhecimento)

9 4. FILOSOFIA Conceito aproximado
EM ARISTÓTELES: reflexão acerca da essência das coisas, da contingência e dos princípios últimos da realidade. ( Apud Joannes Hessen, Teoria do conhecimento) A filosofia é a tentativa do espírito humano de atingir uma visão de mundo, mediante a auto-reflexão sobre suas funções valorativas teóricas e práticas. (Joannes Hessen, Teoria do conhecimento)

10 4. FILOSOFIA Conceito aproximado
EM ARISTÓTELES: reflexão acerca da essência das coisas, da contingência e dos princípios últimos da realidade. ( Apud Joannes Hessen, Teoria do conhecimento) A filosofia é a tentativa do espírito humano de atingir uma visão de mundo, mediante a auto-reflexão sobre suas funções valorativas teóricas e práticas. (Joannes Hessen, Teoria do conhecimento)

11 5. FILOSOFIA DO DIREITO Acepções SENTIDO LATO Indicação de todas as formas de indagação sobre o valor e a função das normas que governam a vida social no sentido do justo. (REALE, Miguel. Filosofia do Direito) Pensamento filosófico sobre a realidade jurídica, nas diversas épocas, manifestado nos discursos dos diversos autores.

12 Acepções SENTIDO ESTRITO
5. FILOSOFIA DO DIREITO Acepções SENTIDO ESTRITO Estudo metódico dos pressupostos ou condições da experiência jurídica considerada em sua unidade sistemática (REALE, Miguel. Filosofia do Direito) Para Miguel Reale, estudo crítico- sistemático dos pressupostos lógicos, axiológicos e históricos da experiência jurídica.


Carregar ppt "SESSÃO 01 : O QUE É FILOSOFIA DO DIREITO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google