A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
SIMBA TIMON PUMBAA

3 Vamos então aprender... Como são os meus dentes? Como proteger os meus dentes?

4 A BOCA A Tua Boca A tua boca é formada por todas as coisas que vês no nosso quadro. E nós vamos falar-te sobre uma delas, OS DENTES.

5 PARA QUE SERVEM OS DENTES?
Falar Comer Sorrir Os dentes servem para muitas coisas. Sabias que existem vários TIPOS DE DENTES. Mas como será O DENTE?

6 TIPOS DE DENTES Existem quatro tipos de dentes:
OS INCISIVOS OS CANINOS OS PRÉ-MOLARES OS MOLARES Existem quatro tipos de dentes: OS INCISIVOS OS PRÉ-MOLARES. OS MOLARES OS CANINOS.

7 OS INCISIVOS SERVEM PARA:
CORTAR Como vês os incisivos servem para cortar. Por isso são bastante afiados e estão na frente da boca.

8 OS CANINOS SERVEM PARA:
RASGAR Os caninos servem para rasgar, Por isso são muito pontiagudos.

9 OS PRÉ-MOLARES SERVEM PARA:
TRITURAR Os Pré-molares servem para triturar. São rugosos e ajudam-nos a desfazer a comida.

10 OS MOLARES SERVEM PARA:
MOER Os Molares servem para moer. São grandes, quase lisos e desfazem a comida em bocadinhos muito pequenos, estão no fundo da boca.

11 O DENTE O DENTE Sabias que existem dentes que te vão cair,
POR FORA         POR DENTRO Sabias que existem dentes que te vão cair, para depois nascerem outros mais fortes? Os primeiros são os DENTES DE LEITE Os que nascem depois são os DENTES PERMANENTES

12 A DENTIÇÃO DECÍDUA OU DE LEITE
DENTIÇÃO DE LEITE Mais ou menos aos seis meses de idade os teus dentes começaram a nascer. Ficaste então aos três anos com a tua dentição de leite completa, com 20 dentes.

13 A DENTIÇÃO PERMANENTE DENTIÇÃO PERMANENTE
Aos seis anos nasce o teu primeiro dente permanente, e continuam a nascer até aos 18 anos, altura em que terás 32 dentes. Se cuidares bem deles duram toda a vida.

14 O QUE É QUE PODE FAZER MAL AOS MEUS DENTES
PROTEGER OS DENTES Os dentes são muito importantes por isso têm de ser bem protegidos contra tudo o que lhes possa fazer mal. O QUE É QUE PODE FAZER MAL AOS MEUS DENTES O QUE DEVO FAZER PARA CUIDAR DOS MEUS DENTES

15 O QUE PODE FAZER MAL AOS DENTES?
Quando comes, os restos de comida que ficam na tua boca agarrados aos dentes, misturam-se com a saliva. Depois as bactérias utilizam essa mistura para te estragar os dentes. À mistura dos restos dos alimentos com a saliva e as bactérias chama-se A Placa Bacteriana. A placa bacteriana quando não é retirada pode provocar doenças na boca. A GENGIVITE A CÁRIE DENTÁRIA

16 e começa a ficar vermelha, inchada e pode sangrar.
A GENGIVITE GENGIVA SAUDÁVEL GENGIVA COM GENGIVITE Quando a placa bacteriana fica acumulada na tua gengiva, ela fica doente, com g e n g i v i t e e começa a ficar vermelha, inchada e pode sangrar.

17 A CÁRIE DENTÁRIA Quando comemos coisas doces o açúcar vai juntar-se às bactérias da placa bacteriana, formando-se um ácido que vai atacar os nossos dentes levando à formação de cárie dentária. Primeiro o esmalte fica com um buraquinho que não se vê mas dói. Se não tratares bem dos dentes a cárie chega à dentina, o teu dente pode doer quando comes. Quando a cárie chega à polpa, o teu dente pode doer muito. CÁRIE DENTÁRIA I II III

18 A PREVENÇÃO PREVENÇÃO DAS DOENÇAS ORAIS A ESCOVAGEM O FIO DENTÁRIO
O HIGIENISTA ORAL OU O DENTISTA Para evitar as doenças provocadas pela placa bacteriana devemos fazer um conjunto de coisas. A isso chama-se a prevenção.

19 3º AS PARTES QUE MASTIGAM
A ESCOVAGEM 1º POR FORA 2º POR DENTRO Os dentes devem ser lavados sempre: 3º AS PARTES QUE MASTIGAM 4º A LINGUA depois de comer Devem ser escovados da forma apresentada aqui em cima: A tua Escova de Dentes é muito importante, e ela deve: Ter o tamanho certo para a tua boca Ter os pêlos todos à mesma altura Ser só tua Ser guardada com os pêlos voltados para cima,para poder secar Estar sempre limpa Ser macia antes de dormir.

20 O FIO DENTÁRIO O fio dentário deve ser usado para retirar a placa bacteriana dos espaços entre os dentes, onde os pêlos da escova não chegam. A maneira correcta de usar o fio dentário é a seguinte: Enrolas o fio nos dedos médios, e deixas um pouco de fio entre os dedos. Deixa um pouco de fio, para passar entre os dentes. Passa com o fio entre os dentes I II III

21 O HIGIENISTA ORAL E O DENTISTA
Deves visitar o teu Higienista Oral ou o Dentista regularmente para ver se está tudo bem com os teus dentes. Não te esqueças de seguir sempre as suas indicações.


Carregar ppt "Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google