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2ª Lei de Mendel (Mendelismo) Vera Andrade, 2015.

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1 2ª Lei de Mendel (Mendelismo) Vera Andrade, 2015

2 2ª Lei de Mendel Lei da segregação independente dos fatores “O par de fatores responsável por uma característica segrega-se independentemente do par de fatores responsável por outra característica”

3 Duas ou mais características diferentes, que localizam-se em pares de cromossomos homólogos Lei da segregação independente

4 Homozigoto Dois genes iguais em um lócus, considerado puro O genótipo do homozigoto é representado por duas letras iguais ( AA ou aa ) Heterozigoto ou híbrido Um gene diferente do outro em um certo lócus Cada um deles determina um fenótipo diferente para o caráter considerado; são impuros ou híbridos ( Aa )

5 Monoibridismo Um heterozigoto em um só lócus Diibridismo Um duplo heterozigoto em um só lócus

6 Diibridismo Quando, em um cruzamento são envolvidos dois ou mais caracteres, independentes Amarela e lisa X verde e rugosa

7 Diibridismo Quando, em um cruzamento são envolvidos dois ou mais caracteres, independentes Amarela e lisa X verde e rugosa Amarelo – dominante (A) Lisa – dominante (B) Verde – recessivo (a) Rugosa – recessivo (b) AA e BB X aa e bb

8 Parental: BBRR X bbrr Amarela/Lisa F1: BbRr (Amarela/Lisa) BbRr X BbRr BRbr BRBrbRbr Parental: Amarela/Lisa X Verde/Rugosa ↺ BRBrbRbr

9 BRBrbRbr BRBBRR Br bR br BRBrbRbrBRBrbRbr X

10 BRBrbRbr BRBBRRBBRr Br bR br BRBrbRbrBRBrbRbr X

11 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr Br bR br BRBrbRbrBRBrbRbr X

12 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bR br BRBrbRbrBRBrbRbr X

13 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X

14 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_

15 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ =

16 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16

17 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr =

18 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr =

19 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr = 3/16

20 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr = 3/16 Verde e Lisa bbR_

21 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr = 3/16 Verde e Lisa bbR_

22 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr = 3/16 Verde e Lisa bbR_ = 3/16

23 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr = 3/16 Verde e Lisa bbR_ = 3/16 Verde e Rugosa bbrr =

24 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr = 3/16 Verde e Lisa bbR_ = 3/16 Verde e Rugosa bbrr = 1/16

25 BRBrbRbr BRBBRRBBRrBbRRBbRr BrBBRrBBrrBbRrBbrr bRBbRRBbRrbbRRbbRr brBbRrBbrrbbRrbbrr BRBrbRbrBRBrbRbr X 9 : 3 : 3 : 1 Amarela e Lisa B_R_ = 9/16 Amarela e Rugosa B_rr = 3/16 Verde e Lisa bbR_ = 3/16 Verde e Rugosa bbrr = 1/16

26 Conclusão Os fatores para duas ou mais características segregam-se, distribuindo-se independentemente

27 Probabilidade em genética A regra do “E” A teoria das probabilidades diz que a probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem conjuntamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente. Esse princípio é conhecido popularmente como regra do “E”, pois corresponde a pergunta: qual a probabilidade de ocorrer um evento “E” outro, simultaneamente?

28 Probabilidade em genética Qual a probabilidade de sair o número 6 em dois dados lançados ao mesmo tempo? Resposta P(6 e 6): 1/6 x 1/6 = 1/36

29 A regra do “ou” Outro princípio de probabilidade diz que a ocorrência de dois eventos que se excluem mutuamente é igual à soma das probabilidades com que cada evento ocorre. Esse princípio é conhecido popularmente como regra do “OU”, pois corresponde à pergunta: qual é a probabilidade de ocorrer um evento “OU” outro?

30 A regra do “ou” Por exemplo, a probabilidade de obter “cara” ou “coroa”, ao lançarmos uma moeda, é igual a 1, porque representa a probabilidade de ocorrer “cara” somada à probabilidade de ocorrer “coroa” (1/2 + 1/2 =1). Para calcular a probabilidade de obter “face 1” ou “face 6” no lançamento de um dado, basta somar as probabilidades de cada evento: 1/6 + 1/6 = 2/6.

31 A regra do “e” e “ou” Em certos casos precisamos aplicar tanto a regra do “e” como a regra do “ou” em nossos cálculos de probabilidade. Por exemplo, no lançamento de duas moedas, qual a probabilidade de se obter “cara” em uma delas e “coroa” na outra? Para ocorrer “cara” na primeira moeda E “coroa” na segunda, OU “coroa” na primeira e “cara” na segunda. Assim nesse caso se aplica a regra do “e” combinada a regra do “ou”. A probabilidade de ocorrer “cara” E “coroa” (1/2 X 1/2 = 1/4) OU “coroa” E “cara” (1/2 X 1/2 = 1/4) é igual a 1/2 (1/4 + 1/4).

32 Exercício Sabendo-se que o albinismo é uma doença recessiva, responda: Uma mulher com pigmentação normal de pele, filha de pai albino, casa-se com homem albino. Qual a chance desse casal ter uma filha albina?

33 Exercícios Sabendo-se que o albinismo é uma doença recessiva, responda: Uma mulher com pigmentação normal de pele, filha de pai albino, casa-se com homem albino. Qual a chance desse casal ter uma filha albina? aa Aaaa A aa Aa (normal)aa (albina)½ albina Filha½ sexo feminino ¼ filha albina ╳

34 Exercícios Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter uma criança do sexo masculino e homozigota recessiva? (masculino “E” aa)

35 Exercícios Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter uma criança do sexo masculino e homozigota recessiva? P(masc. E aa) Aa aa – ¼ AA Aa Aa aa Sexo masculino – ½ R: = ½ x 1/4 = 1/8 ou 12,5% Sexo masculinoaa

36 Exercícios aa Aa AA Em camundongos, o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e o AA morre no início de desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre macho amarelo e fêmea amarela?

37 Exercícios Em camundongos, o genótipo aa é cinza; Aa é amareloo e o AA morre no início de desenvolvimento embrionário. Que descendencia se espera do cruzamento entre macho amarelo e fêmea amarela? Aa AA – morre AA Aa Aa aa Aa - amarelo aa - cinza 2/3 amarelo e 1/3 de cinza

38 Qual a probabilidade de uma casal ter dois filhos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino? Como já vimos, a probabilidade de uma criança ser do sexo masculino é ½ e de ser do sexo feminino também é de ½. Há duas maneiras de uma casal ter um menino e uma menina: o primeiro filho ser menino E o segundo filho ser menina (1/2 X 1/2 = 1/4) OU o primeiro ser menina e o segundo ser menino (1/2 X 1/2 = 1/4). A probabilidade final é 1/4 + 1/4 = 2/4, ou 1/2.

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