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Relacionamento Interpessoal na Enfermagem

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Apresentação em tema: "Relacionamento Interpessoal na Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
Prof. Eliana Amorim

2 Objetivos Objetivo geral:
Analisar a importância do relacionamento interpessoal na enfermagem e o papel da comunicação no estabelecimento desta relação.

3 Objetivos Objetivos específicos:
Identificar a comunicação como instrumento básico na construção de um relacionamento terapêutico entre o enfermeiro e o paciente; Conhecer os elementos e os tipos de comunicação; Analisar os fatores que afetam e os que favorecem o processo de comunicação.

4 conceito EXPRESSE EM UMA IMAGEM O QUE REPRESENTA relacionamento interpessoal O QUE favorece o (a) ... Cite no máximo três itens

5 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO ( S).

6 É IMPORTANTE RELACIONAR-SE ?

7 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Forças que Impulsionam Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem + Vaidade + Apatia + Dependência +Timidez + Manipulação

8 É realmente importante relacionar
bem com as pessoas?

9 RELACIONAMENTO X SUCESSO...

10 O relacionamento entre os membros de um grupo, sejam de simpatia e amizade ou de antipatia e confronto, resulta na criação ou na destruição de sua eficácia como equipe,

11 A valorização dos relacionamentos vem tomando força no perfil profissional que as organizações exigem. Onde se buscava, acima de tudo, a experiência técnica, hoje ganhou-se o espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade etc.

12 È fácil ?

13 PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO
GERENCIAR CUIDAR EDUCAR Como articular os diferentes processos de trabalho, respondendo às necessidades de saúde da população, os anseios dos profissionais e o que o mercada espera da enfermeira. Geralmente enfermeiras buscam conjugar o cuidar e o gerenciar – gerenciar se sobrepõe. Como buscar com que este gerenciar responda ao cuidado e a educação?

14 Auxiliar de Enfermagem
Enfermeiro Médico Nutricionista Téc. em Laboratório Farmacêutico Téc. de RX Fisioterapeuta Assistente Social Bioquímico

15 ARTICULAR CUIDAR, GERENCIAR E EDUCAR
desenvolver competências; liderança; cuidado como essência; gerenciar e ensinar o cuidado – cuidando. LIDERAR A EQUIPE PARA UM CUIDADO TERAPÊUTICO E COM COMPROMISSO DE TODOS

16 COORDENAÇAO DO CUIDADO
PAPEL ENFERMEIRA COORDENAÇAO DO CUIDADO Entendemos que uma das dificuldades em desenvolver o papel gerencial, suplantando a administração direta, técnica e operativa do processo de trabalho, está na lacuna que os enfermeiros tem em sua formação no que se refere à coordenação das relações interpessoais – dificuldade no gerenciamento de conflitos, lembrando que hoje os enfermeiros tem atuado em diferentes áreas, assumido papéis de destaque na gestão dos serviços básicos – secretarias municipais e estaduais de saúde. Lembrar ainda que a negação das atividades gerenciais é decorrente do modelo de formação, que tem priorizado o cuidar como ação própria da enfermeira, em detrimento do gerenciar e do educar. ASSUMIR COORDENAÇÃO DO CUIDADO, COM COMPETÊNCIA, ÉTICA, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA FUNÇÃO.

17 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Busque idéias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.

18 Reflita sobre a sua forma de agir.

19 Relacionamento interpessoal X Enfermagem
CUIDAR 1-Mudança na forma de se relacionar com o paciente. 2-Relação Terapêutica X Relação pessoal

20 O QUE É ESSÊNCIAL PARA RELACIONAR-SE?

21 Comunicare = “por em comum”.
COMUNICAÇÃO Comunicare = “por em comum”. Pressupõe o entendimento das partes envolvidas

22 Conceitos de Comunicação “É o processo de transmitir informações de pessoa para pessoa através da fala, da escrita, de imagens e sons com o objetivo de gerar conhecimentos”. Paulina Kurcgant (1991)

23 “ A comunicação como parte do papel da enfermagem, constitui uma técnica como a da aplicação de injeções ou troca de curativos cirúrgico”. Murray (1989)

24 Elementos do processo de comunicação
Estímulo Canal Estímulo Emissor Receptor Mensagem Feedback

25 Fatores que afetam a Comunicação
Emissor Dificuldade na fonação Estado físico e emocional Conhecimento dos símbolos

26 Fatores que afetam a Comunicação
Mensagem Dificuldade de expressar Emissão de duas mensagens conflitantes

27 Fatores que afetam a Comunicação
Receptor Problemas auditivos Nível cultural Integridade física e do processo fisiológico Fator emocional

28 Formas de Comunicação Verbal X Não verbal
“As ações muitas vezes falam mais alto que as palavras.” (Potter,1999)

29 Verbal (palavra falada e escrita)
Clareza e Concisão Vocabulário Significado Denotativo e Conotativo Ritmo Oportunidade e Relevância Humor

30 Não Verbal (expressão facial, gestos, postura ... )
Aparência pessoal Entonação Expressão Facial Postura e Marcha Gestos Toque

31 Finalidades da comunicação
Coleta de informações Instruir/esclarecer Trocar idéias Registro de informações Passar informações para a equipe (Passagem de plantão, relatórios)

32 Clima Favorável para a Comunicação
Ouvir atenciosamente Transmitir aceitação Dar informação Sigilosidade Ambiente adequado

33 Atitudes que Interferem na boa Comunicação
Falsas esperanças Atitudes defensivas Julgamentos Mudança de assunto

34 “Tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença”.
Osler


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