A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª: Marina de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª: Marina de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Profª: Marina de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História do Teatro IV Eugene Vakhtangov Profª: Marina de Oliveira

2 Eugene Vakhtangov ( ) Em 1911 entrou para o Teatro de Arte de Moscou. Dois anos depois, criou um estúdio paralelo que, nos anos 20, tornou-se o 3° Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (hoje teatro Vakhtangov). De modo similar a Tairov, seu trabalho surgiu como ponto de equilíbrio entre Stanislavski e Meyerhold.

3 O espetáculo de maior repercussão de Vakhtangov: A princesa Turandot , de Carlo Gozzi (1921-22)

4 A princesa Turandot (1921-22)
Pintura do cenário de I. Nivinski Pantaleão

5 A princesa Turandot (1921) Quando o público chegava, atores estavam vestidos com suas próprias roupas e o cenário ainda estava sendo montado.

6 Outro espetáculo de destaque dirigido por Vakhtangov:
- O Díbuk (A alma errante), de S. An-Ski, a partir do convite do grupo de teatro judeu Habima. Hana Róvina no papel de Lea

7 Jovens atores do Habima - 1918

8 O Díbuk (1922) A exconjuração do Díbuk

9 O mensageiro, após a expulsão de Díbuk

10 Após excursionar pela Europa e América, parte do grupo do Habima foi para a Palestina, em 1928.
Quando, em 1948, o Estado de Israel foi criado, os atores fundaram o Teatro do Estado Hebraico de Tel Aviv.

11 Propostas de Vakhtangov
Ruptura da “quarta parede”. Ator deve saber que está sendo visto, mas não se angustiar com isso. O que está acontecendo em cena deve ser mais forte do que a sensação de estar em público. Ator não deve “encarnar” a personagem e sim representá-la. “Eu não rio, eu mostro o riso” (aproximação com o distanciamento de Brecht). Não se trata mais de se emocionar, sentir a personagem, e sim de atuar. Personagem como máscara = definida enquanto função dentro do drama. Ator deve encontrar uma série de gestos físicos que materializam os traços diferenciativos da personagem. Processo de trabalho centrado na improvisação. Geralmente em cima de um tema específico, um espaço e algumas circunstâncias. Improvisações eram anotadas pelo escriba. (influência da Comédia dell’arte) A busca voluntária pela expressividade cênica. Ator deveria reunir todos os atributo físicos e vocais: cantar, dançar etc.

12 Fonte GUINSBURG, J. In: Stanislavski, Meierhold e Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.


Carregar ppt "Profª: Marina de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google