A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A eficiência do aproveitamento energético

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A eficiência do aproveitamento energético"— Transcrição da apresentação:

1 A eficiência do aproveitamento energético
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Arruda

2 Objetivos da aula: Compreender o que é aproveitamento energético; Apresentar o parâmetro que avalia o grau de eficiência energética (REL); Compreender que cada fonte de energia possui um grau de eficiência energética relativo.

3  Desafios em relação aos recursos energéticos controle do consumo, gerenciamento e eficiência do aproveitamento das fontes de energia.  O parâmetro que avalia o grau de eficiência é a razão liquida (REL): REL=Energia obtida Energia gasta na produção

4  Quanto maior for o valor de REL,maior é a eficiência no uso da fonte empregada.Se essa razão tiver um valor menor que umocorre uma perda líquida durante a vida útil do sistema.  O petróleo possui uma alta razão líquidaPor quê? As reservas disponíveis atualmente são ricas e acessíveis. Quando as reservas de petróleo forem se esgotando a razão líquida deverá decrescerPor quê? A energia útil gasta na obtenção deverá aumentar (extrair,processar e entregá-lo para o consumo).

5  As usinas nucleares possuem uma razão líquida muito baixaPor quê
 As usinas nucleares possuem uma razão líquida muito baixaPor quê? A quantidade enorme de energia gasta na construção e produção. Exigência de desativação e o confinamento do lixo produzido Gasto de energia. Qual seria uma alternativa para a crise de energia?

6  A conservação da energia desenvolvendo meios mais eficientes de utilização das fontes de energia disponíveis. Desenvolvimento de processos produtivos mais eficientes em termos energéticos. Desenvolvimento de produtos que tenha alta eficiência energética. Reutilização dos recursos naturais nos processos produtivos.

7 Referência da Aula BRAGA,Benedito et al.Introdução à Engenharia Ambiental.São Paulo:Prentice Hall,2002. ( Parte II-capítulo:7-A eficiência do aproveitamento energético)


Carregar ppt "A eficiência do aproveitamento energético"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google