A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
11 a 14 de novembro de 2015 PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA EM UM CONDOMÍNIO DA ZONA SUL DA CIDADE DO NATAL Autor: Daniel Barbosa da Paz Santiago Orientador: Professora Drª. Fabíola Gomes de Carvalho

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015
Apresentação Um dos grandes problemas dos grandes centros urbanos tem sido a excessiva geração de resíduos, causando uma série de impactos negativos ao meio ambiente. O tratamento inadequado que é dado aos resíduos gerados nas residências tem se tornado também um problema ambiental.

3 Caracterização do condomínio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Caracterização do condomínio Localizado na Zona Sul de Natal, bairro de Capim Macio; Composto por 93 unidades divididas em 31 andares; 18 apartamentos estão vazios.

4 Figura 1 – Localização do condomínio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Caracterização do condomínio Figura 1 – Localização do condomínio Fonte: GOOGLE MAPS (2015)

5 Figura 2 – Funcionário realizando a coleta
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Caracterização do condomínio Figura 2 – Funcionário realizando a coleta Fonte: Autor

6 Objetivos Objetivo geral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Objetivos Objetivo geral Implantação de programa de coleta seletiva no condomínio garantindo inicialmente a separação entre os resíduos úmidos e os resíduos secos. Objetivos específicos Uso de estratégias de educação ambiental; Orientação sobre separação adequada dos resíduos; Fomentar atividade das cooperativas; Criação de selo verde para o condomínio.

7 Base legal Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 (PNRS);
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Base legal Lei nº de 02 de agosto de 2010 (PNRS); Lei nº 9.795/1999 (PNEA); Lei de 25 de março de 2011 (Município de Natal) Art. 1° – Os condomínios e os edifícios residenciais com dez unidades habitacionais ou mais são obrigados a manter recipientes adequados à coleta seletiva de lixo em suas dependências. § 3º – Esta Lei prevê a doação integral do material coletado para associações e cooperativas de catadores [...]

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015
Metodologia Levantamento bibliográfico, normas técnicas, artigos acadêmicos, legislação específica, visitas técnicas e a realização de parcerias entre Semurb, Urbana, condomínio, moradores e cooperativas.

9 Etapas de operacionalização do projeto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Etapas de operacionalização do projeto O projeto é composto por três etapas principais, cada etapa consiste de atividades que irão garantir o sucesso do programa de coleta seletiva: Planejamento; Implantação; Manutenção.

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015
Etapa de Planejamento Atividades que garantirão a realização do projeto: Atividades Situação Atual Escolha do condomínio participante Concluído Contato com administradora para implantação do projeto Concluído em parte Contato com as cooperativas de catadores Parcerias com o poder público Em andamento

11 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015
Etapa de Implantação: Atividades que garantirão a realização do projeto: Atividades Situação Atual Visitas técnicas no condomínio Concluído Realização de atividades de educação ambiental junto aos moradores Em andamento Integralização de atividades de informação, sensibilização e mobilização.

12 Etapa de Manutenção Atividades que garantirão a realização do projeto:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Etapa de Manutenção Atividades que garantirão a realização do projeto: Atividades Situação Atual Acompanhar e divulgar o projeto de coleta e os resultados Não iniciado Criação de agentes multiplicadores no condomínio Garantia de apoio ao programa por todos os envolvidos

13 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015
Plano de ação O plano de ação foi pensado para possibilitar a continuidade do programa e dividido em três partes: Educação ambiental direcionada aos moradores; Orientação sobre separação de resíduos; Fomento às atividades das cooperativas.

14 Plano de ação – Educação ambiental
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Plano de ação – Educação ambiental Realização de palestras e apresentações informativas sobre a importância da coleta seletiva e seus benefícios. Plano de ação – Orientação sobre separação de resíduos Informar aos moradores sobre como separar os resíduos úmidos e secos. Plano de ação – Fomentar atividades das cooperativas Atuação do poder público e empresa de serviços de limpeza urbana em parceria com as cooperativas de catadores.

15 Figura 3 - Proposta de criação do Selo Verde Coleta+
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Proposta para criação de selo verde para o condomínio Caracterizar e identificar o condomínio participante do projeto Figura 3 - Proposta de criação do Selo Verde Coleta+ Fonte: Autor

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015
Considerações finais O projeto está sendo desenvolvido em um condomínio localizado no bairro de Capim Macio, Zona Sul de Natal/RN e encontra-se na fase de implantação. A participação coletiva é essencial para continuidade do projeto e depende do envolvimento e comprometimento de todos, possibilitando o sucesso no programa de coleta seletiva.

17 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015
Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR : resíduos sólidos - classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. BRASIL. Lei Nº de 02 de agosto de Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: Acessado em 25 de set 2015. _____. Lei Nº de 27 de abril de Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: Acessado em 25 de set 2015. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. NATAL. Prefeitura Municipal. Lei Nº de 25 de março de Dispõe sobre a obrigatoriedade de condomínios e edifícios residenciais com mais de dez unidades habitacionais a manterem em suas dependências recipientes destinados à separação de lixo orgânico e inorgânico, e dá outras providências. Disponível em: Acessado em 26 de set 2015 OLIVEIRA, Maria Vendramini Castrignano; CARVALHO, Anésio Rodrigues. Princípios básicos do saneamento do meio. 4ª ed. São Paulo: Senac, 2004.

18 Agradecimentos Equipe do Setor de Educação Ambiental/SEMURB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN - 11 a 14 de novembro de 2015 Agradecimentos Equipe do Setor de Educação Ambiental/SEMURB Professora Drª Fabíola Gomes Administradora e funcionários do condomínio


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google