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Sistemas Multimídia Distribuídos
Propriedades
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Principais Propriedades de um Sistema Multimídia
Combinação de Mídias Independência Integração Computadorizada Comunicação
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Combinação de mídias Um sistema deveria ser considerado um sistema multimídia mais pelo tipo do que pelo número de mídias suportadas Multimídia apenas quando são usadas mídias contínuas e discretas [Steinmetz] desta forma, um programa de processamento de texto que permite incorporar imagens não é uma aplicação multimídia
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Independência Em um sistema multimídia, as mídias possuem independência umas das outras Pode haver vários níveis de independência Exemplo: em uma aplicação de vídeo envolvendo “lip-sync” há uma forte conexão inerente entre áudio e vídeo neste caso há pouca independência entre as mídias
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Integração Computadorizada
A independência entre mídias permite combiná-las de formas arbitrárias computadores como ferramentas Dados de mídias independentes podem ser integrados através de sincronização temporal e/ou espacial
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Comunicação Funções multimídia consideradas apenas do ponto de vista de processamento local (stand-alone) representam uma restrição Ambientes distribuídos permitem possibilidades de aplicações multimídia mais amplas e interessantes
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Um sistema multimídia é caracterizado pela
produção integrada, manipulação, apresentação, armazenamento e comunicação de informações independentes, todos controlados por computador, codificados através de pelo menos uma mídia contínua (dependente de tempo) e uma mídia discreta (independente de tempo)
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Características de feixes (streams) de dados
A noção de multimídia do ponto de vista da comunicação: Transmissão assíncrona Transmissão síncrona Transmissão isócrona
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Streams A informação transmitida em sistemas multimídia distribuídos é dividida em unidades individuais (pacotes), enviadas de uma fonte a um destino Uma sequência de pacotes individuais transmitidos de uma maneira dependente de tempo é chamada de feixe de dados (data stream)
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Streams (cont.) Um exemplo de um feixe de dados de mídia contínua é a transmissão de fala em um sistema telefônico A recuperação de um documento (texto) de uma base de dados pode ser vista como um feixe de dados de mídia discreta
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Transmissão Assíncrona
O modo de transmissão assíncrona fornece comunicação sem restrições de tempo Pacotes chegam ao destino o mais rápido possível Informações de mídias discretas podem ser transmitidas como um feixe de dados assíncrono
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Transmissão Síncrona O modo de transmissão síncrona define um atraso fim-a-fim (end-to-end delay) máximo para cada pacote de um feixe de dados Este limite máximo é garantido importante requisito de aplicações multimídia garantia de atraso fim-a-fim máximo
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Requisitos de buffer Em uma rede de taxa de transmissão de dados de 140 Mbps e atraso máximo de 1 segundo, Para atender casos extremos (1 segundo de atraso), um buffer deve ser capaz de armazenar (temporariamente) 17.5 Mbytes (140 Mbits = 17.5 M x 8 bits)
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Transmissão Isócrona O modo de transmissão isócrona define, além de um atraso fim-a-fim máximo para cada pacote de um feixe de dados, um atraso fim-a-fim mínimo Isto significa que o jitter de pacotes individuais é limitado Redução das necessidades de armazenamento temporário (buffer), já que as taxas de transmissão da rede são mais estáveis (menos “jittery”)
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Feixes da Dados de Mídias Contínuas
Considerações: Intervalo de tempo entre uma transmissão completa de pacotes consecutivos Variação da quantidade de dados de pacotes consecutivos Pacotes contíguos
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Intervalo de Tempo Possibilidades: Feixe fortemente periódico
intervalo constante entre 2 pacotes consecutivos jitter = 0 Feixe fracamente periódico intervalo entre pacotes consecutivos não é constante, mas é definido por uma função intervalo (p1,p2) = T1, intervalo (p2,p3) = T2, Feixe aperiódico
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Feixe fortemente periódico
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Feixe Fracamente Periódico
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Feixe Aperiódico
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Variação da Quantidade de Dados
Fortemente regular quantidade constante de dados de pacotes consecutivos Típico em transmissão de dados descomprimidos Fracamente regular quantidade de dados varia periodicamente Irregular
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Quantidade de Dados Fortemente Regular
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Quantidade de Dados Fracamente Regular
Período
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Quantidade de Dados Irregular
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Pacotes Contíguos Propriedade que caracteriza continuidade, ou a conexão entre pacotes consecutivos Pacotes consecutivos são transmitidos diretamente um após o outro, ou há um intervalo (gap) entre eles? Feixe contínuo: sem gaps Feixe discreto: com gaps
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Feixe Contínuo ...... Um feixe de dados conectado permite throughput máximo e alcança utilização ótima da rede O canal B de RDSI com 64kbps de áudio é um exemplo
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Feixe Discreto Feixe de dados desconectado
...... Feixe de dados desconectado Em redes de mais alta capacidade é usado throughput médio
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Unidades de Informação
Mídias contínuas consistem de uma sequência dependente de tempo de unidades de informação individuais Tais unidades são chamadas de unidades lógicas de dados (logical data units - LDUs) LDUs são consideradas quanto a o significado da informação a quantidade de dados a duração (no tempo)
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LDU Exemplo: uma sequência de vídeo consiste de
clips individuais, apresentando uma cena específica uma cena consiste de uma sequência de imagens uma imagem é dividida em grupos de pixels Cenas, imagens ou pixels podem ser LDUs de uma sequência de vídeo
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LDU Quanto ao significado:
um vídeo e uma cena de vídeo têm significado (uma cena, mesmo isolada, pode ter significado) em um vídeo, uma imagem isolada não tem significado, assim como pixels ambos são importantes apenas pela quantidade de dados
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Granularidade A noção de granularidade caracteriza a divisão hierárquica de feixes de vídeo ou áudio em seus componentes Exemplo: filme cena imagem pixel
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LDU Quanto à duração: fechada: duração pré-definida
aberta: duração não conhecida a priori FIM
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