A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Nacional de Leitura. Em que consiste o projecto “Lê a meu lado” Este projecto foi lançado pelo PNL e destina-se a sensibilizar as famílias para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Nacional de Leitura. Em que consiste o projecto “Lê a meu lado” Este projecto foi lançado pelo PNL e destina-se a sensibilizar as famílias para."— Transcrição da apresentação:

1 Plano Nacional de Leitura

2 Em que consiste o projecto “Lê a meu lado” Este projecto foi lançado pelo PNL e destina-se a sensibilizar as famílias para a importância de LER e de LER BEM, ou seja de se compreender o que se lê. Os pais são convidados a ler, ao lado dos seus filhos ou netos, ou irmãos, ou… dez minutos por dia, durante um período que se prevê ir de seis a oito semanas. Os livros a escolher para esta leitura conjunta podem ser da Biblioteca da Escola Grão Vasco, da BE Municipal ou outros. Estão previstas três reuniões com pais e professores.

3 Como fazer leitura-a-par Aos pais/avós/adultos pede-se apenas que sejam facilitadores da leitura, ou seja, que ajudem as crianças a ler as palavras em que sentem mais dificuldade. A função dos pais não é de ensinar a ler (essa á a tarefa dos professores do 1º ciclo). Devem elogiar-se os filhos, com frequência, sobre o modo como vão realizando a leitura.

4 Como fazer leitura-a-par Quando a criança mostra dificuldades em ler, a pessoa que lê ao seu lado toma a primazia, devendo a criança repetir o que está a ser lido. Se a criança lê sem dificuldades um determinado texto, deve fazer a leitura independente, em voz alta. A pessoa com quem está, acompanha a leitura, em silêncio, antecipando-se à criança logo que surja uma dificuldade.

5 Como fazer leitura-a-par Se a criança ainda revela muitas dificuldades em ler, pode ser útil assinalar com o dedo o que se está a ler Pouco a pouco, com o dedo, deve assinalar-se só o início de cada linha do texto… Esta prática deve desaparecer gradualmente. Faça pequenas pausas na leitura para perceber se a criança está a compreender o que lê. Uma ou duas perguntas simples sobre o que se passou ou o que se vai passar em seguida são truques simples para motivar a criança.

6 Onde fazer a leitura? Num sítio sossegado da casa. De preferência ou…melhor ainda, obrigatoriamente, com a televisão desligada.

7 Que livro ler? Um livro à escolha da criança. No entanto, se o livro for demasiado difícil ou se não for do seu interesse, escolhe-se outro. Se a criança desejar, pode ler outras coisas, como por exemplo jornais, revistas, livros que a mãe ou o pai estão a ler. Na BE assinamos uma revista mensal “ Visão Júnior “ muito interessante!

8 E se a criança não quiser ler? As sessões de leitura a par devem ser feitas com prazer. Talvez a criança prefira ler sozinha, nesse dia, ou talvez lhe apeteça que sejam os pais a ler para ela. Pode sempre ler-se um pouco mais, no dia seguinte.

9 Registo das sessões de leitura Faça um registo diário das sessões de leitura, isso ajuda a criar uma regularidade e pode ser útil para avaliar como o projecto está a decorrer.

10 Registo das sessões de leitura Faça um registo diário das sessões de leitura, isso ajuda a criar uma regularidade e pode ser útil para avaliar como o projecto está a decorrer. DiaTítulo do Livro Tempo dedicado à leitura Leu com quem?Comentário Assinatura (criança e adulto) Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo

11 Vantagens do projecto A criança reforça os seus sentimentos de auto-estima em relação às suas capacidades de aprendizagem. Aumenta o número de idas à biblioteca. Aumenta o número de livros que se compram para casa. Os professores sentem que podem contar com os pais para, juntos, ajudarem os filhos. A criança compreenderá, pouco a pouco, que a leitura é um instrumento importantíssimo em todas as situações da sua vida escolar e no seu dia -a- dia.

12 e principalmente….. A criança ganha prazer em ler Torna-se um verdadeiro leitor

13 Como um Romance (Daniel Pennac, 1992, pp.32) Sobre estes momentos de leitura a par, dizia uma mãe… Pelo menos era assim que ele o entendia. Como um presente. Um momento fora de todos os momentos. (…) A leitura da noite …aligeirava-lhe o peso do dia. Só 10 minutos, repare!

14 C Sem que o soubéssemos, descobríamos uma das funções essenciais do conto (…) que é impor uma trégua no combate entre os homens. O amor ganhava um novo rosto. E era gratuito. Como um Romance Daniel Pennac, 1992, pp.31

15 Calendarização AcçõesCalendarização Acção de sensibilização com pais09/03/2009 Aplicação de testes10, 11e 12 /03/2009 Leituras e registos em casaDe 16/03/2009 a 04/05/2009 Reunião com pais7/05/2009 Aplicação dos testes14 e 15/05/2009 Tratamento estatístico dos resultados16 a 30/05/2009 Apresentação dos resultados do ProjectoJunho de 2009


Carregar ppt "Plano Nacional de Leitura. Em que consiste o projecto “Lê a meu lado” Este projecto foi lançado pelo PNL e destina-se a sensibilizar as famílias para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google