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Prof. Luiz Henrique Maisonnett
OFICINA DE ORATÓRIA Prof. Luiz Henrique Maisonnett
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Sumário 1. Gêneros de oratória; 2. Cérebro triúnico; 3. Características de um bom orador; 4. Perguntas; 5. Maiores erros; 6. Feedback.
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Enquanto falamos, o que queremos?
Qual o seu objetivo? Qual a função de um orador?
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Bom orador - artista; - poeta; - filósofo; - moralista.
(comover o público) - poeta; (palavras e imagens de beleza) - filósofo; (amar a sabedoria) - moralista. (verdade e condução ao caminho certo)
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1. Gêneros de oratória Pedagógica - esquemalógico (conhecimento);
Política - entusiasmo, persuasão; Forense - narração, demonstração, provas; Religiosa ou sacra - tom pacífico e constante.
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2. Cérebro Triúnico A comunicação é 93% não verbal! PALAVRAS 7%
SONS 38% CORPO 55% NEOCÓRTEX ESTRATÉGIAS LÍMBICO ESTADO RÉPTIL RELACIONAMENTO IRRACIONAL INCONSCIENTE Teoria Funcional - Dr. Paul MacLean (1976)
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3. Características de um bom orador
3.1. Espontaneidade; 3.2. Apresentação; 3.3. Tempo; 3.4. Linguagem; 3.5. Postura e aparência; 3.6. Preparo; 3.7. Técnicas; 3.8. Prática.
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Espontaneidade Antes de tudo: saber conversar!
Auto crítica: não se leve muito a sério! Porém... Não se torne um comunicador de suas imperfeições; Somente auto críticas necessárias; Auto crítica ≠ charminho; Cuidado para não comprometer sua imagem!
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Espontaneidade Evite vícios de linguagem em fim de frases:
Ex: Né? Tá? Ok? Entende? Percebe? Fui claro? Então. 1º passo: tenha consciência da existência.
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Espontaneidade Evite vícios de linguagem em início de frases:
Ex: Ããããã, Ééééé, Hummm, Bommm, Bemmm; Causas: - Esqueceu o que dizer; - Sabe o que dizer, mas não encontra uma maneira;
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Espontaneidade 1º passo: tenha consciência da existência e da causa;
2º passo: esforce-se para pensar em silêncio.
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Espontaneidade Ao falar depressa: - Fale com boa dicção;
- Faça pausas no fim do raciocínio; - Repita informações importantes com palavras diferentes;
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Espontaneidade Ao falar devagar:
- Em pausas, continue olhando para os ouvintes; - Volte a falar com mais ênfase; - Use pausas apropriadas, eliminando o “ãããã”.
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Espontaneidade Ponha ritmo na fala;
Não inicie contando piadas nem pedindo desculpas; Saia da mesmice; Não confie em sua memória, leve suas anotações; Você acha ou tem certeza? - Situações diplomáticas: use “acho”, “penso”, etc. - Ao transmitir informações: não use “acho”.
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Espontaneidade Fale com envolvimento;
Escolha bem os argumentos, mas não se apaixone por um deles; Utilize as técnicas, mas seja você mesmo; CONTEÚDO ORADOR PLATEIA
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Espontaneidade - Enfrente o medo
Motivos do medo de falar em público: Falta de conhecimento sobre o assunto; Falta de prática; Falta de auto-conhecimento.
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Espontaneidade - Enfrente o medo
Não demonstre insegurança e instabilidade! Saiba exatamente o que vai dizer no início; Não tenha pressa para começar; Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer; Mostre suas qualidades e não ressalte seus defeitos.
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Espontaneidade - Enfrente o medo
Se estiver muito nervoso, apóie as mãos; PRÁTICA E PREPARO! Treine antes com pessoas próximas; Não se desespere com brancos: – “Na verdade, o que eu quero dizer é...” – “Voltarei ao assunto mais à frente.” – Nunca diga “Esqueci, me desculpem.”
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Apresentação e recursos
Lembre-se: toda comunicação é 93% não verbal; Três objetivos principais: Destacar informações importantes; Facilitar o acompanhamento do raciocínio; Possibilitar a lembrança por tempo mais prolongado.
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Preparando uma apresentação
Assunto: - gosto - autoridade - nova roupagem - ângulo diferente
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Preparando uma apresentação
Objetivos: - informar - persuadir - entreter - promover
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Preparando uma apresentação
Ouvintes: - motivação - nível - gostariam de saber e o que gostaríamos de informar
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Preparando uma apresentação
Local: - equipamento - tamanho auditório
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Esquema de uma apresentação
Introdução - Preparação - Assunto central - Conclusão -
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Administração do tempo
Introdução (1/4 do tempo total): – Cumprimentar e atrair a platéia; – Breve apresentação; – Introduzir o tema;
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Administração do tempo
Informação e treinamento (2/4 do tempo total);
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Administração do tempo
Auto-descoberta (1/4 do tempo total): – Conclusões e trabalhos futuros; – Referências e Agradecimentos; – Encerramento; – Perguntas.
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Qual linguagem utilizar?
Principal objetivo: rápido entendimento; Descubra como é seu vocabulário; Não use palavras vulgares e gírias, a não ser com muita experiência e segurança; Cuidado com o vocabulário rebuscado; Evite os extremos do estrangeirismo.
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Qual linguagem utilizar?
Reserve o vocabulário técnico para pessoas do ramo: “Direito Consuetudinário”; “Momento fletor”; “Prosencéfalo cortical inferior”; “Eixos centrais principais de inércia”.
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Qual linguagem utilizar?
Considere o nível intelectual dos ouvintes: Grupo1: nível médio para baixo (inculto) Não use pensamentos abstratos; Redobre os esforços para ajudá-los a compreender; Se levantar reflexões, dê as conclusões; Informações claras, ilustrações e metáforas.
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Qual linguagem utilizar?
Grupo 2: nível médio para cima É possível usar raciocínios abstratos e complexos; Se levantar reflexões, deixe que concluam.
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Avalie o conhecimento dos ouvintes:
Nunca tome por base somente o seu conhecimento; A maneira como irá abordar o tema é essencial; Grupos heterogêneos: fale como se o nível de conhecimento fosse mediano.
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Avalie a faixa etária dos ouvintes:
Platéia predominante mente jovem: informações em forma de planos e perspectivas futuras; Platéia predominantemente idosa: recorra aos fatos do passado e recorra à experiência dos ouvintes.
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Postura e aparência Sua aparência reflete sua imagem!
Ao decidir que roupa usar, leve em conta: Atividade profissional dos ouvintes; Época; Formalidade (em dúvida, vista-se formalmente); Seu estilo (sinta-se à vontade).
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Postura e aparência Lembre-se: toda comunicação é 93% não verbal;
Não fale o tempo todo com as mãos nos bolsos ou braços cruzados; Certos hábitos desviam a atenção da platéia: Estralar os dedos, coçar a cabeça, olhar para cima.
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Apresentação sem objetos = apresentação eficiente;
Postura e aparência Caneta ou outro objeto na mão: Apresentação sem objetos = apresentação eficiente; Porém, se lhe der segurança, use, mas... Analise o contexto: Utilizando quadro, utilize recurso para escrever; Utilizando slides, utilize laser; Sentado à mesa, utilize caneta esferográfica;
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Postura e aparência Boa feição: sorriso Economize movimentos:
Os gestos devem acompanhar a fala; Os gestos devem ser feitos acima da cintura; Alterne a posição de descanso dos braços.
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Postura e aparência Pernas nem muito abertas nem muito fechadas;
Os dois pés devem apoiar-se totalmente no chão; Não fique parado o tempo todo, mas não ande de um lado para o outro sem objetivos.
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Âncora de palco Lado direito da platéia:
Em caso de insegurança, deixe a apresentação no lado esquerdo e fique do lado direito; Utilizado para chamar a atenção ou dar uma bronca.
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Âncora de palco Lado esquerdo d aplatéia:
Facilidade de visão do público; Contar uma história ou uma piada, com segurança;
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Âncora de palco Centro: Informações importantes e decisivas;
Deixar a apresentação como plano de fundo; Demonstre confiança no andar, na postura, nos gestos e na fala!
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Conhecimento e preparo
Demonstre segurança e ganhe credibilidade; Demonstre conhecimento e ganhe credibilidade: Conheça bem o assunto e prepare-se; Fale como se tudo viesse de sua experiência e estudo. Seja coerente e não fale só por falar; Não minta, não invente informações!
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Início da apresentação
limpe o raciocínio da platéia
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Início da apresentação
Cumprimento: atrair a platéia Forte, sincero e seguro “Bom dia a cada um de vocês.”; Não diga “Bom dia a todos.”; Inicie somente quando tiver a atenção de toda a platéia.
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2. Apresentação pessoal:
Breve – no máximo dois itens do seu currículo; 3. Apresentação e introdução do tema: Esclareça bem qual é o assunto; Diga o tema da apresentação apontando para a tela; Apresente o problema, motivando.
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O que não dizer: Pedir desculpas (nervosismo ou problemas físicos);
Contar piadas; Tomar partido sobre assuntos polêmicos; Dizer frases muito usadas; No início da apresentação, o corpo humano recebe a maior descarga de adrenalina.
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A VULGARIDADE E O HUMOR SÃO SEPARADOS POR UMA LINHA FINA
Lembre-se Seja bem-humorado: Não significa ser bobo da corte ou vulgar; Em caso de dúvida, seja menos engraçado do que poderia; Preserve sua imagem. A VULGARIDADE E O HUMOR SÃO SEPARADOS POR UMA LINHA FINA
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Lembre-se Demonstre que está brincando;
Conte histórias (poucas, curtas e desconhecidas); Cuidado ao usar o “nós”; Use o silêncio para chamar a atenção; Nunca se desespere.
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Lembre-se Mantenha os ouvintes acordados:
Não foque apenas no conteúdo; Não fique só contando histórias e piadas; Divida a palestra em blocos distintos. (conteúdo – slides - história ou piada)
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Lembre-se Pronuncie bem as palavras; Olhe para os ouvintes;
Ajude o ouvinte a entender a mensagem (fazer ilustrações, usar metáforas e exemplos);
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Lembre-se Para ler em público:
Olhe para os ouvintes durante as pausas; (Marque a linha com o dedo polegar) Segure o papel na altura correta; Faça poucos gestos; (Se for muito inexperiente, não gesticule;) Marque o texto; Faça comentários.
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Maiores erros Iniciar com insegurança; Tentar imitar outros oradores;
Preparar-se pouco; Falar sem gosto ou conhecimento pelo assunto; Deixar de reconhecer que falar em público é uma habilidade adquirida; Encerrar a apresentação com uma pergunta.
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esquema de uma apresentação
preparação - razão e natureza da mensagem: - histórico; - problemas a serem solucionados; - partes do tema que deseja-se desenvolver.
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esquema de uma apresentação
assunto central confirmação - refutação -
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esquema de uma apresentação
assunto central Confirmação (ordenações): - tempo; - espaço; - natureza; - causa e efeito; - prós e contras; - experiência; - solução de problemas.
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esquema de uma apresentação
assunto central Confirmação (elementos de apoio): - exemplos; - testemunhos; - estatísticas; - definição; - ordem dos argumentos (fracos/juntos; fortes/separados).
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esquema de uma apresentação
assunto central Refutação: - argumento específico (imediata); - baseados em hipóteses (negativa das afirm.); - estatísticas; - baseados na qualidade dos argumentos (fracos/um a um; fortes/todos juntos; qualidades/ mais frágeis por último).
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esquema de uma apresentação
conclusão
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esquema de uma apresentação
conclusão Conte aos ouvintes que você irá encerrar: - aumento da concentração.
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esquema de uma apresentação
conclusão - Recapitulação - Epílogo
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esquema de uma apresentação
conclusão - Recapitulação: - o que seria interessante que o público lembrasse.
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esquema de uma apresentação
conclusão - Epílogo: - levantar uma reflexão; - usar uma citação ou frase poética; - pedir ação; - elogiar o auditório; aproveitar um fato bem humorado;
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esquema de uma apresentação
conclusão - aumentando a velocidade e a intensidade da fala; - diminuindo a velocidade e a intensidade da fala.
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esquema de uma apresentação
conclusão - Epílogo: - “era isso que eu tinha para dizer”; - programe sua saída; - se for o caso, não revele seu descontentamento (comentários e fisionomias)
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