A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ortografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ortografia."— Transcrição da apresentação:

1 Ortografia

2 Ortografia significa escrita correta, que define o conjunto de símbolos (letras e sinais diacríticos) e a forma como devem ser usados, tais como pontuação, o uso de maiúsculas entre outros.

3 A Ortografia da Língua Portuguesa é constituída basicamente por 26 letras do alfabeto.

4 A Ortografia divide-se basicamente em dois princípios: fonético e etimológico.
Fonético: cada letra deve ser representada por um único som, e cada som deve ser representado por uma única letra. Etimológico: estuda a origem e a história das palavras.

5 A ortografia portuguesa apresenta algumas irregularidades, tais como sons que são representados por mais de uma letra e também por letras que pode representar mais de um som.

6 Podemos citar duas irregularidades:
Supradialetais e Dialetais. Dentro das irregularidades supradialetais estão: Homofonias: ex: G vs J. O uso é determinado pelo contexto da palavra. Ex: gentil, jovial. E também por uma única consoante que possui mais que um som: ex: S. Ca(z)a.

7 Polifonias: Quando a letra representa duas vogais diferentes, uma aberta e uma fechada. Ex: besta/é/(arma antiga). besta/ê/(animal quadrúpede). Outro exemplo é o X, que tem quatro sons: /ʃ/(peixe), /ks/(sexo), /z/(exemplo) e /s/(próximo).

8 Letras Mudas: Que não tem valor fonético
Letras Mudas: Que não tem valor fonético. Ex: H (homem, galho, chapéu, galinha).

9 Irregularidades Dialetais. A pronúncia varia conforme a região:
Homofonias: L vs U. Ex: salgado, sol. LI vs LHI. Ex: velinha (vela), velhinha (idade). X vs S. Ex: extrato (banco), estrato (social). Polifonias: S entre consoante e vogal. O S muitas vezes tem som de Z. Ex: trânsito, transação.

10 Letras Mudas: Consoantes Mudas: Ex: C e P. (percepção, facção)

11 REFORMA ORTOGRÁFICA A Reforma Ortográfica é um acordo feito pelos países que falam a Língua Portuguesa para unificar a forma de escrita.

12 Algumas mudanças que ocorreram na última reforma.
As letras K, W e Y entram definitivamente no alfabeto. O trema desaparece nas palavras em português, mas permanece nas estrangeiras. Ex: cinquenta, linguística. O acento agudo some dos ditongos abertos “ei” e “oi”. Ex: assembleia, jiboia.

13 Acento Agudo sobre o “u”: não se acentua mais o “u”
Acento Agudo sobre o “u”: não se acentua mais o “u” . Ex: frequência, consequência. Acento Circunflexo: desaparece nas palavras com o duplo “o” e duplo “e”.Ex: voo, leem. Ditongos Abertos: os ditongos “éi”, “ói” “éu” só continuam acentuados no final da palavra. Ex: herói, chapéu.

14 Hífen: o hífen é empregado quando o segundo elemento começa com “h”
Hífen: o hífen é empregado quando o segundo elemento começa com “h”. Ex: anti-herói, super-homem. Para separar vogais ou consoantes iguais. Ex: anti-inflamatório, antir-racial. Prefixos “pan” ou “circum” seguidos de palavras que começam com h, m ou n. Ex: pan-americano, circum-murados. Com “pós”, “pré”, “pró”. Ex: pós-graduado, pré-operário, pró-reitor.

15 Acento diferencial de tonicidade: não se acentuam mais certos substantivos para distingui-los graficamente. Ex: vou para casa. (lugar). Ele não para de chorar. (parar).

16 Referências Wikipédia www.portugues.com.br/gramatica/ortografia

17 Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Acadêmicas: Gisele Pasa, Isabel Vargas e Luciana Narcizo Disciplina: Língua Portuguesa I Professora: Ana Alice Bueno Letras-1ºperíodo


Carregar ppt "Ortografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google