A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5.4 Corrente elétrica. 5.4 Corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A corrente elétrica é tanto mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5.4 Corrente elétrica. 5.4 Corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A corrente elétrica é tanto mais."— Transcrição da apresentação:

1

2 5.4 Corrente elétrica

3 A intensidade de corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica
A corrente elétrica é tanto mais intensa quanto maior for a quantidade de cargas elétricas que se deslocam num elemento do circuito. A quantidade de cargas elétricas que atravessam o fio condutor é reduzida. A quantidade de cargas elétricas que atravessam o fio condutor é elevada. A intensidade de corrente elétrica é reduzida. A intensidade de corrente elétrica é elevada.

4 A corrente elétrica é tanto mais intensa quanto maior for
a quantidade de cargas elétricas que se deslocam num elemento do circuito. Num fio metálico, a intensidade da corrente elétrica (I) define-se como a quantidade de carga elétrica que atravessa uma dada secção desse condutor num intervalo de tempo unitário (um segundo no SI).

5 Para determinar a intensidade de corrente elétrica num
circuito elétrico, é necessário utilizar um amperímetro: Um amperímetro é representado simbolicamente por: A A unidade do Sistema Internacional para a intensidade de corrente elétrica é o ampere (A).

6 Para determinar a intensidade de corrente elétrica num
circuito elétrico, é necessário utilizar um amperímetro: O amperímetro mede a intensidade de corrente num ramo do circuito. x A A sua introdução no circuito deve ser efetuada de modo que toda a transferência de carga ocorra através dele — montagem em série.

7 A unidade usada para a intensidade de corrente elétrica,
o ampere, é uma homenagem ao físico e matemático André-Marie Ampère. André-Marie Ampère ( ) Físico e matemático francês fundador da eletrodinâmica.

8 Medição da diferença de potencial em circuitos em série e em paralelo

9 Associação de resistências em série
x A B Sentido convencional da corrente A1 I1 = 2 A A3 I3 = 2 A A2 I2 = 2A Num circuito em série, a corrente é a mesma em todo o circuito. Isso significa que a intensidade de corrente é igual em qualquer ponto do circuito. Intercalando vários amperímetros no circuito, verifica-se que todos eles registam o mesmo valor: I1 = I2 = I3 = 2 A

10 Associação de resistências em paralelo
x A B A1 I1 = 5 A A4 I4 = 5 A Sentido convencional da corrente A2 I2 = 2 A A3 I3 = 3 A A corrente divide-se pelos diferentes ramos do circuito. Isso significa que a soma das intensidades da corrente medidas em cada ramo da associação em paralelo… I2 + I3 = = 5 A … é igual à corrente total no circuito principal. I1 = I2 + I3 = 5 A

11 Num fio metálico, a intensidade da corrente elétrica (I)
é a quantidade de carga elétrica que atravessa uma dada secção desse condutor num intervalo de tempo unitário (um segundo no SI). A corrente elétrica é tanto mais intensa quanto maior for a quantidade de cargas elétricas que se deslocam num elemento do circuito. A intensidade de corrente elétrica tem como unidade do Sistema Internacional o ampere (A).


Carregar ppt "5.4 Corrente elétrica. 5.4 Corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A intensidade de corrente elétrica A corrente elétrica é tanto mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google