A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução Histórica Pré-História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução Histórica Pré-História"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução Histórica Pré-História
Antes da população dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos

2 Evolução Histórica Pré-História
Nessa época os computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas, era uma técnica lenta e pouco durável; Nessa época os computadores só tinham utilidade cientifica, para poder fazer cálculos mais rápidos.

3 Evolução Histórica Nova Era
As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina; Com o surgimento de novas tecnologias em celulares, principalmente 3G, proporcionam um fluxo de informação em tempo real.

4 Gestão da Informação numa EconomiaGoblal
Dados qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informações é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes. Sistema de Informação Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização. Tecnologia da Informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações

5 Funções de um Sistema de Informação

6 Vantagens de um Sistema de Informação
Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informação; Maior estabilidade; Maior segurança de acesso à informação.

7 Perfil do Profissional de Sistemas de Informação na economia global
Profissional criativo, bem informado e capacitado a exercer suas tarefas com flexibilidade. E mais, ele deve ser crítico, alerta, curioso e possuir espírito de liderança e elevado senso de trabalho em equipe.

8 A Gestão da Informação no Universo da Gestão do Conhecimento
Atualmente, as organizações vêm utilizando a gestão do conhecimento como forma de facilitar o fluxo de informação dentro da organização; A GC é uma estratégia empresarial criada para explorar os recursos informacionais existentes na empresa. A gestão do conhecimento, um sistema de gerenciamento corporativo, que organiza e sistemaza a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto internamente como externamente; A informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída aos interessados.

9 Segurança da Informação
A segurança visa aumentar a produtividade dos usuários através de um ambiente mais organizado, com maior controle sobre os recursos da informática, viabilizando as aplicações a serem feitas pela empresa. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SEGURANÇA Confiabilidade; Integridade; Disponibilidade das informações BENEFÍCIOS Reduzir os riscos com: Vazamento; Fraudes;Erros;Uso indevido;Sabotagens;Roubo de informações e etc.

10 O papel da Tecnologia da Informação
A TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro das organizações. A falta de retornos consideráveis no investimento da TI em algumas empresas deve-se em parte à falta de alinhamento entre ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO e de TI. Nenhuma aplicação da TI pode ser considerada isoladamente. Nem que a empresa possua uma TI bem elaborada ela não conseguirá manter uma empresa competitiva se estiver de maneira não integrada. O caminho para o sucesso de uma empresa passa, além do hardware e software, pelo alinhamento da TI com a estratégia, as características da empresa e estrutura organizacional

11 Eficiência e Eficácia de Sistemas de TI
Está relacionada com aspectos internos à atividade de TI Ex: utilização adequada dos recursos EFICÁCIA Está relacionada como confronto dos resultados aplicados de TI e os negócios da empresa, sendo observado os possíveis impactos na sua estrutura e operação. Ex: Alavancar o negócio da empresa, tornando-a competitiva


Carregar ppt "Evolução Histórica Pré-História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google