A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre 6 1/6 COMPOSTO MERCADOLÓGICO Devem funcionar harmonicamente e em sinergia, visando um objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre 6 1/6 COMPOSTO MERCADOLÓGICO Devem funcionar harmonicamente e em sinergia, visando um objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre 6 1/6 COMPOSTO MERCADOLÓGICO Devem funcionar harmonicamente e em sinergia, visando um objetivo previamente definido. COMPOSTO DE PRODUTO / SERVIÇO Peça importante: razão de ser do sistema. Em torno deles se organizam os demais componentes do sistema, em sinergia, para melhorar resultados. Na distribuição são relevantes: -Mix de produtos / serviços -Ciclo de vida produtos / serviços -Especificação / Diferenciação -Marca e embalagem -Garantia e serviços -MIX DE PRODUTOS / SERVIÇOS Quanto mais amplitude e profundidade mais complexa a distribuição e mais oportunidades. Maior força, maior poder de barganha e menor risco. -CICLO DE VIDA PRODUTOS / SERVIÇOS Mudanças na demanda, renda, linha d eprodutos, política da margem e giro: acompanhar (análise) sobre possíveis alterações na estrutura e no sistema de distribuição. -ESPECIFICAÇÃO / DIFERENCIAÇÃO Granel para atacado e marca própria para varejo (confecções) -GARANTIA Assistência técnica: interação com o distribuidor Sistemas de distribuição e composto mercadológico II (produto, preço e distribuição)

2 Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre 6 1/6 COMPOSTO DE PREÇO Peça importante: sensibilidade do sistema. Excelente elemento de ligação do sistema ou gerador de conflitos. -Objetivos -Concorrência: monopólio, oligopólio, concorrência -Sazonalidade – participação de mercado -Custo + margem, imitação da concorrência, demanda -OBJETIVOS Penetração no mercado: preço baixo, inencionalmente Nata do mercado: preço inicial alto, para redução posterior com aumento de consumidores Recuperação de caixa: preço baixo. Ciclo de vida curto o talvez seja mais barato que os juros bancários -CONCORRÊNCIA: MONOPÓLIO, OLIGOPÓLIO, CONCORRÊNCIA Monopólio: fácil fixar preços. Concorrência pura: o preço é o do mercado. -SAZONALIDADE – PARTICIPAÇÃO DE MERCADO Preço oscila de acordo com o início, meio e fim do período. -CUSTO + MARGEM, IMITAÇÃO DA CONCORRÊNCIA, DEMANDA O primeiro é mais prático e arriscado nos mercados competitivos. O segundo é cômodo. Pode-se perder oportunidades. O último é o mais trabalhoso porém o mais eficaz. Pode-se estar praticando preços baixos sem necessidade. Sistemas de distribuição e composto mercadológico II (produto, preço e distribuição)

3 Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre 6 1/6 DISTRIBUIÇÃO Como a política de distribuição pode colaborar com ele própria? -Reserva de mercado -Respeito às normas / políticas estabelecidas -Troca de informações -Nível de contato -Desenho do sistema -Funções auxiliares -RESERVA DE MERCADO Delimitação de área, zona fechada: impede conflitos -RESPEITO ÀS NORMAS / POLÍTICAS ESTABELECIDAS Prazos de pagamento, de entrega, preços, estoques: estabilidade mantém o sistema estável. -TROCA DE INFORMAÇÕES Mercado, concorrência, tendências, riscos: melhora o planejamento do sistema. -NÍVEL DE CONTATO Melhora o nível de adaptação e colaboração. -DESENHO DO SISTEMA definir qualitativamente e quantitativamente os componentes do sistema. Olho na concorrência e no perfil do mercado. -FUNÇÕES AUXILIARES Crédito e financiamento: limites de giro e capital disponível. Pesquisa de mercado: orienta o processo decisório Logística: movimentando materiais e produtos, maximiza os resultados das utilidades de tempo, lugar e posse. Sistemas de distribuição e composto mercadológico II (produto, preço e distribuição)


Carregar ppt "Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre 6 1/6 COMPOSTO MERCADOLÓGICO Devem funcionar harmonicamente e em sinergia, visando um objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google