A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE VITICULTURA RIESLING ITÁLICO DISCENTE: JOÃO PEDRO DE ALMEIDA CORRÊA DA ROSA DOCENTE: NORTON SAMPAIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE VITICULTURA RIESLING ITÁLICO DISCENTE: JOÃO PEDRO DE ALMEIDA CORRÊA DA ROSA DOCENTE: NORTON SAMPAIO."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE VITICULTURA RIESLING ITÁLICO DISCENTE: JOÃO PEDRO DE ALMEIDA CORRÊA DA ROSA DOCENTE: NORTON SAMPAIO

2 HISTÓRIA A Riesling Itálico, variedade de origem Europeu, é relativamente pouco difundida no mundo vitivinícola, existindo uma pequena produção no norte da Itália e também em alguns países da Europa Central (Áustria, Eslovênia, República Tcheca/Eslováquia e Hungria). Ressalta-se que os países do Cone Sul - Chile, Argentina e Uruguai não produzem vinhos desta variedade, fato também constatado na maioria dos demais países do Novo Mundo vitivinícola (Austrália, Nova Zelândia, África do Sul,...) Por outro lado, a Riesling Itálico é uma das cultivares viníferas brancas mais importantes do Brasil. Difundiu-se na região vitícola da Serra Gaúcha a partir de material importado em 1900 pela Estação Agronômica de Porto Alegre. Foi cultivada em áreas mais os menos restritas desta região até 1973. A Riesling Itálico faz parte da história dos vinhos finos brasileiros, pois foi a primeira casta nobre a ser utilizada na elaboração de vinho branco varietal (Camargo, 1994). Fato a destacar é que esta variedade possui uma identidade cultural associada à imigração italiana para a região da Serra Gaúcha, que proveio em sua maioria do norte da Itália no final do século XIX, e onde existe uma pequena produção de vinhos e espumantes com esta variedade.

3 CARACTERÍSTICAS A uva Riesling Itálico é uma das mais produtivas dentro das uvas finas brancas, apresentando médio vigor, boa brotação e ótima fertilidade de suas gemas. Possuí um ciclo de 143 dias da brotação a sua colheita, ela brota na metade de setembro porém para correr um menor risco das geadas ela leva mais 48 para atingir sua floração. A variedade apresenta elevado percentual de brotação das gemas da pode ( 89,9%) e elevada fertilidade – 1,93 cachos por gema brotada, mostrando uma boa adaptação e produtividade, normalmente produzindo bagas uniformes, no total são necessários 1,339 graus-dia contados a partir da brotação para atingir a maturação. E como a maioria das variedades de cacho compacto, ela necessita de cuidados para evitar a podridão do cacho. Na Serra Gaúcha: Apresenta baixo teor de álcool, o que é interessante para a formação de aromas florais e frutados, atributos importantes para um vinho branco jovem, valor baixo de pH que proporciona frescor ao vinho.

4 Sistema de condução: Espaldeira Os porta-enxertos recomendados são '101-14', 15 '420 A', '5BB', ‘1103P', '3309C' e 'Riparia Gloire'. Os clones promissores são: italianos - ISV 1 e FEDIT 10 CSG

5 NO VINHO O vinho típico de Riesling Itálico elaborado na Serra Gaúcha apresenta um excelente aspecto visual, com uma atrativa coloração palha, com reflexos esverdeados. O aroma é de media intensidade, porém fino e delicado. É uma característica intrínsica do vinho Riesling Itálico apresentar um aroma e sabor não muito intensos. Entre os descritores sensoriais, destacam-se as notas de frutas cítricas (casca de limão, laranja, kunquat), maçã, flores brancas (sutil intensidade) e, eventualmente, carambola. Em boca, o sabor se revela delicado e agradável. A adequada acidez e o moderado conteúdo de álcool atribui ao Riesling Itálico um sabor harmônico e fresco. O vinho evolui em boca com uma persistência de média/curta duração, porém guardando uma sofisticada e peculiar fineza.

6 ESPUMANTES Os espumantes naturais elaborados a partir de Riesling Itálico, apresentam uma coloração palha esverdeada, uma agradável acidez e guardam as notas de frutas cítricas. Devido a adequada acidez toleram bem o envelhecimento – sem oxidar. Outra virtude destes espumantes é que apresentam um aroma de media/baixa intensidade, sem um pronunciado caráter varietal (aromas primários), o que, para espumantes naturais de qualidade, seria considerado um defeito. O aroma pouco intenso do vinho base de Riesling Itálico o torna bastante adequado ao processo de champanhização, o qual adiciona os aromas provenientes da segunda fermentação e aqueles provenientes do contato com as leveduras. Também, com o envelhecimento em garrafa, os espumantes de Riesling Itálico evoluem bem, sem o aparecimento de aromas indesejáveis.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.cnpuv.embrapa.br/publica/anais/cbve10/cbve10- palestra08.pdf http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CAST/article/view/2059/18 97 http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26032/1/Doc21.pdf


Carregar ppt "TRABALHO DE VITICULTURA RIESLING ITÁLICO DISCENTE: JOÃO PEDRO DE ALMEIDA CORRÊA DA ROSA DOCENTE: NORTON SAMPAIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google