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Aula 11 Orientação a Objeto (OO)

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Apresentação em tema: "Aula 11 Orientação a Objeto (OO)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 11 Orientação a Objeto (OO)
Programação WEB I Aula 11 Orientação a Objeto (OO)

2 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos Objetos
É uma unidade na qual queremos representar informações no sistema; São constituídos por atributos que o representam e pelas operações que eles realizam; Atributos é conhecido por formar o estado de um determinado objeto Classes É o agrupamento de objetos com características comuns; Herança É um mecanismo que permite que as características comuns de um grupo de objetos diferentes sejam concentradas em uma única classe. Php 5 em diante  public; protected; private Objetos daquela classe Todos  funções ali definidos Objetos daquela classe e classes herdeiras

3 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos Trabalhando com OO no PHP
classes Basicamente é o nome da classe, precedido da palavra reservada class e seguida de um par de colchetes {} o qual delimitará o código da classe. No php, cada classe é um objeto, ou seja, uma coleção de métodos e propriedades.

4 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Propriedades: são variáveis internas de uma classe Métodos são as funções internas das classes

5 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Vamos a um exemplo!!!!!!!!!!!!

6 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Desenvolver um sistema em OO onde consigo cadastrar um cliente com as seguintes propriedades: setNome setCpf setEndereco

7 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Todos os objetos podem ter um método especial embutido chamado 'constructor'. Constructors permitem que você inicialize as propriedades do seu objeto (tradução: dar valores à suas propriedades) quando você instanciar (criar) um objeto. Nota: Se você criar uma função/método '__contruct()', a escolha é sua, pois o PHP automaticamente chama a função/método '__contruct()' quando você cria um objeto de sua classe. O método '__contruct()' começa com dois underlines seguidos da palavra 'construct'. Você 'alimenta' o método'construct' fornecendo uma lista de argumentos (como numa função), após o nome da classe.

8 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
2 páginas : principal.php e OO.php Inicializaremos pela OO.php Clicaremos uma classe chamada “Cliente” Privaremos todas as propriedades

9 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Sempre que um novo objeto é instanciado pelo operador new, o que se obtém é uma referência daquele objeto. Se ele for acessado através do próprio objeto, deve-se utilizar a variável $this, que é uma referência ao próprio objeto.

10 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos setters

11 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos getters
//Fecha a classe Classe{}

12 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Agora iremos para a página  Principal.php

13 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Trabalhamos com classes, Objetos, ponteiro $this e Encapsulamento Agora trabalharemos com Herança Uma classe pode herdar os atributos e métodos de outra classe de nível superior usando a palavra-chave extends na declaração.

14 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos
Para invocar a função construtora da classe-mãe, deve ser feita uma chamada EXPLÍCITA para ela, através do especificador: parent::__construct() , a partir do construtor da classe-filha

15 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos

16 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos Funções destrutoras (PHP 5)
Funciona da mesma forma similar a outras linguagens: C++ , Java... O método destrutor será chamado automaticamente assim que todas as referências para um objeto em particular forem removidas ou quando o objeto for explicitamente destruído pela função uncet(). Este método deve receber o nome exclusivo destruct precedido por dois underlines __destruct()

17 Programação WEB I PHP - Conceitos Básicos Exemplo:
Cria o objeto “Estado”; Destrói o objeto “Estado”

18 Programação WEB I Cookies
Cookies são pequenas porções de informações guardadas em arquivos de textos que podem ter no máximo 4kbytes. Eles são enviados pelo servidor e gravados no computador do cliente. Servem para armazenar informações do usuário, formando um perfil de navegação dele na internet.

19 somente dos domínios do site.
Programação WEB I Vantagem para o usuário é que essa técnica pode proporcionar serviços personalizados através de sua identificação quando ele retorna ao site. Agilizar o preenchimento de formulários com certa segurança As informações contidas nos cookies de cada usuário podem ser utilizadas somente dos domínios do site.

20 Programação WEB I O que um Cookie permite?
 -Verificar se um usuário já logou no site(isto é, validar se o cookie existe no computador);  - Verificar se um usuário já votou na enquete do site;  - Carrinho de compras para armazenar os produtos comprados; - Dentre outros.  Desvantagem: -Podem ser evitados pelo usuário. Ele pode apagar o cookie; -Difícil utilização de vetores(arrays).

21 Programação WEB I Criando um cookie Sintaxe Básica
setcookie("nome_do_cookie", "valor_do_cookie"); Setcookie() Função cria e grava no computador Obs.: É necessário chamar antes que qualquer outro dado seja enviado ao navegador. Deve estar no inicio do código da página, até mesmo antes de TAGS HTML.

22 Programação WEB I Os cookies são gravados em um diretório específico.
C:Documents and Settings\Administrador\Cookies Os cookies são associados ao URL da página que os manipula.  testemunho de conexão, ou, simplesmente, testemunho é um grupo de dados trocados entre o navegador e o servidor de páginas, colocado num arquivo (ficheiro) de texto criado no computador do utilizador. A sua função principal é a de manter a persistência de sessões HTTP. 

23 Programação WEB I $nome – Define o nome do cookie (Semelhante ao de uma variável); $valor – Estabelece o conteúdo textual do cookie(semelhante ao valor de uma variável). Este valor é guardado no computador do cliente no formato de texto e é visível, portanto, Não é recomendado guardar informações sigilosas. $expira - É o tempo durante o qual o cookie existirá. 30 dias – 3600*24*30= segundos  = 3600s = 1h vezes 24h = 1 dia vezes 30

24 Programação WEB I $caminho – Define o caminho no servidor para qual o cookie estará disponível, em outras palavras, é o endereço da página que gerou o cookie. $dominio – É o domínio para o qual o cookie estará disponível, em outras palavras, é o domínio do servidor ao qual pertence o cookie. $seguranca - Indica se o cookie deve ser transmitido por uma conexão segura HTTPS ou padrão HTTP. Quando for definido como 1, o cookie será definido somente se existir uma conexão segura. Se for omitido, a função assumirá o padrão que é 0. Exemplo:

25 Programação WEB I Quando se cria um cookie e ao fechar o browser, este cookie criado é excluído automaticamente. Com esta sintaxe, o cookie permanece 48horas O cookie criado tem o nome de Usuário com o valor $user, que seria fabiano(vamos supor que tenha o valor de fabiano) e será excluído depois de 48 horas que ficar no computador do usuário (48 horas são iguais a segundos), mesmo com o fechamento do browser

26 Programação WEB I Manipulação dos dados gravados em um ‘cookie’
 Para abrir um cookie no PHP usamos o array superglobal $_COOKIE, entre chaves e aspas o nome do cookie! para ler-mos um cookie (com o nome idade, supondo que ele tenha o valor 21) fazemos o seguinte: Abre o cookie Exibe o cookie

27 Programação WEB I Exemplo completo em uma página cookie.php

28 Programação WEB I Para excluir este cookie
O valor 100 está sendo subtraído do tempo. Isso faz com que o mecanismo de remoção seja acionado.

29 Programação WEB I Como ficaria em um sistema de login
Criaremos 4 páginas 1 – index.php 2 – logar.php 3 – psecreta.php 4- excluir.php

30 Index.php

31 Logar.php

32

33 Psecreta.php

34 Excluir.php

35 Contador de visitas utilizando cookies
Segundos, minutos, horas, dias Valor da visita


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