A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho E-mail: cynaracarvalho@yahoo.com.br

2 Introdução É a parte lógica do sistema de computação que é armazenada eletronicamente. É composto por um ou mais programas que capacitam o hardware a realizar tarefas específicas.

3 Evolução do Software Para compreendermos melhor o que os softwares podem realizar hoje é importante conhecer como evoluíram. 195019601970198019902000 Primeiros anos Segunda era Terceira era Quarta era

4 Primeiros Anos (anos 50 até meados dos anos 60) Sistema de computação realizava sequencialmente conjuntos de instruções agrupadas em lotes, não era interrompido até o encerramento do processamento. Existiam poucos programas disponíveis no mercado, pois eram customizados (feitos especificamente para cada sistema de computação).

5 Segunda Era (início dos anos 60 até meados dos anos 70) Programas passaram a ser usados por várias pessoas ao mesmo tempo e em tempo real. Surgiram os primeiros programas de banco de dados, permitindo que os dados fossem armazenados no sistema de computação para tratamento específico. Começam a ser criados softwares para venda como produto, ou seja, o mesmo software utilizado por várias empresas.

6 Terceira Era (início dos anos 70 até final dos anos 80) Surgiu o conceito de sistemas distribuídos, que apresentam processamento realizado não somente por um computador central, mas também por outros ligados a ele. O software começou a ser usado em equipamento de uso diário. Era a chamada “inteligência” dos equipamentos. Computadores ficaram muito mais baratos permitindo que empresas e pessoas em maior número pudessem adquiri- los. Cresceram as vendas de software, transformando-os em produtos de consumo de massa.

7 Quarta Era (meados dos anos 80 até os dias de hoje ) Computadores pessoais passam a ter capacidade de processamento equivalente a antigos computadores de grande porte, disseminando o seu uso. Surgem as tecnologias orientadas a objeto, que procuram apresentar uma nova forma de criar software. Softwares passam a ser usados para tomada de decisões, inclusive com o surgimento dos Sistemas Especialistas, que permitem o uso do conhecimento humano como base de tomada de decisão. A inteligência artificial começa a apresentar aplicações práticas, aprendendo e corrigindo decisões futuras. Sistemas de computação começam a processar instruções de forma paralela, aumentando ainda mais a velocidade de processamento.

8 Daqui para frente Uso cada vez mais da computação distribuída. Aplicação de inteligência artificial cada vez mais próximas do usuário comum. Computadores com capacidade de armazenamento e processamento cada vez maiores, permitindo programas mais extensos e potentes. Softwares cada vez mais fáceis de usar, inclusive ajudando o próprio usuário a escolher maneira de realizar tarefas.

9 Categorias de Softwares Software de Sistema (Básico) – Sistema Operacional – Utilitários de Sistema Software Aplicativo Linguagem de Programação

10 Categorias de Softwares Software de Sistema (Básico): trabalha fortemente integrado com o sistema de computação, realizando as tarefas de gerenciamento necessárias ao seu desenvolvimento. Fazem parte dessa categoria: – Sistema Operacional: software responsável pelo funcionamento geral dos sistemas de computação, sem ele os sistemas de computação não funcionam. – Utilitários de Sistema: softwares que acompanham o sistema operacional e o auxiliam nas suas tarefas.

11 Categorias de Softwares Software Aplicativo: software que realiza algum trabalho para o usuário. Linguagem de Programação: software utilizado para a criação de softwares aplicativos.

12 Categorias de Softwares Sem falar que ainda existem aqueles de difícil classificação tais como: Middleware: software que faz a mediação entre um aplicativo e o sistema operacional ou entre dois aplicativos. Firmware: código impresso no processador ou gravado na memória ROM, é visto como parte do hardware.

13 Tipos de Softwares Freeware Free Software Open Source Shareware Adware Domínio Público

14 Tipos de Softwares Freeware: software distribuído gratuitamente, mas que não revela o código fonte. Possui licença para redistribuição, mas pode ter limitação para uso comercial. Ex: Acrobat Reader Free Software: a distribuição desse software pode ser gratuita ou paga, mas é permitido o seu uso, modificação e redistribuição. (Aqui o Free significa liberdade de ação). Ex: BR-Office e o Navegador Mozilla Firefox.

15 Tipos de Softwares Open Source: software distribuído sob licença de open source, cujo código fonte é de domínio público ou com copyright (direito autorais). Esse tipo de licença permite que o código fonte seja livremente modificado, mas, quando for redistribuído, deve permanecer livre para modificações. Além disso, existem algumas restrições quanto a modificações. É necessário manter o nome do autor original e o copyright (operação conhecida com copyleft). Ex: Apache (servidor web).

16 Tipos de Softwares Shareware: software distribuído gratuitamente, mas que requer pagamento depois de um período (teste) ou para obter mais funções (versão completa), também conhecido como CRIPPLEWARE. Adware: software distribuído gratuitamente, mas que requer que o usuário visualize propagandas para usar o software. Ex: Toolbars e aceleradores. Domínio Público: software sem copyright e, por isso pode ser distribuído gratuitamente.

17 Meios de aquisição de Software Discos Flexíveis: atualmente quase não são mais utilizados como meio de aquisição de softwares devido a sua capacidade de armazenamento. CD-ROM/DVD: os meios ópticos são os mais utilizados devido a sua capacidade de armazenamento. Download: os softwares são trazidos ao sistema de computação através de uma rede de computadores. Os softwares ficam armazenados em um computador e são transferidos para o destino por sinais que fluem em meios de comunicação.

18 Fim!!!


Carregar ppt "Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google