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PublicouThiago Cipriano Terra Alterado mais de 8 anos atrás
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Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito. Serão considerados os conhecimentos de texto escrito, representados pela utilização da norma culta como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; ortografia; e adequação de registro, isto é, compreender e colocar-se linguisticamente, de acordo com a situação de produção formal exigida
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Compreensão do tema. Espera-se que o participante consiga desenvolver o ato de interlocução, escrevendo sobre o que for sugerido e não sobre qualquer outro assunto. A não compreensão do tema compromete a avaliação.
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Avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos pertinentes para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.
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Procura-se avaliar a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação de argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. São considerados: coesão referencial, coesão lexical, coesão gramatical.
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Avaliar a indicação de possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas apresentou, qual a relação delas com o tema e a qualidade das mesmas. Tendo por base o respeito à diversidade de pontos de vista e a solidariedade humana, eixos de uma sociedade democrática.
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É importante não esquecer que a proposta de redação do ENADE sempre terá um tema de discussão ética onde é necessário que o aluno se posicione de forma a respeitar os valores que o ENADE propõe nas habilidades exigidas na prova objetiva.
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