A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA 24/03/2017 Apostila de Engenharia e Meio Ambiente Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri S.J. dos Campos - Dutra

2 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA 24/03/2017 Pegada Ecológica S.J. dos Campos

3 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

4 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica A expressão "pegada ecológica": Usada pela primeira vez em 1996, por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel. A Pegada Ecológica é uma ferramenta que mede a área de terra e água que uma população humana requer para produzir os recursos que consume e para absorver seus desperdícios, considerando a tecnologia existente, indicando onde estão os maiores impactos de seu modo de vida, promovendo uma mudança de atitude pessoal, através do consumo consciente e sustentável. Quanto maior a pegada ecológica de uma atividade, mais danos causados no meio ambiente.

5 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica Porquê estudar a pegada ecológica? Uma das metas do Projeto Educativo da sociedade é “Saúde e sustentabilidade”. Só um estudo de opinião permite aferir o que a sociedade sabe sobre o tema e qual a percepção e intenções que têm relativamente à aquisição de hábitos ecológicos. Melhorar a qualidade de vida das gerações futuras.

6 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica Biocapacidade A biocapacidade é a capacidade que o planeta apresenta de absorver os resíduos gerados produzir novos recursos naturais úteis.

7 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica O Brasil na pegada ecológica!!! O Brasil, segundo o Relatório Planeta Vivo da WWF, é o 56º país que consome mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Sua pegada ecológica é de 2,9 hectares globais por habitante, acima da média mundial de 2,7 gha e do ideal que é 1,8 gha. .

8

9

10 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica Dicas para diminuir a pegada ecológica do planeta: - Consumo sustentável e consciente; - Economia de energia; - Reciclagem do lixo; - Economia e reuso da água; - Reutilização de produtos; - Compra de móveis de madeira certificada; - Evitar ao máximo o desperdício, principalmente de alimentos. - Diminuição do uso de meios de transportes que usam combustíveis fósseis.

11 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica Cálculo A metodologia usada para o cálculo da pegada ecológica usa como padrão o gha (hectares globais). Neste cálculo são contabilizados vários aspectos econômicos e ambientais como, por exemplo: - Área arável usada para produzir alimentos para a população; - Área usada em pastagens; - Área usada para urbanização; - Área verde que deve ser disponibilizada para a absorção do CO2 produzido pelas atividades; - Área de florestas para fornecer recursos naturais, principalmente madeira.

12 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica Qual o Tamanho da Sua pegada Ecológica????? Responda as perguntas com sinceridade! O Resultado pode ser surpreendente! Se você quiser fazer o teste “on line” acesse: Fonte: INPE

13 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 1- Ao fazer compras no supermercado: a) Compro tudo que tenho vontade, sem prestar atenção no preço, na marca ou na embalagem; b) Uso apenas preço como critério de escolha; c) Presto atenção se os produtos de uma; determinada marca são ligados a alguma empresa que não respeita o meio ambiente ou questões sociais; d) Procuro considerar preço e quantidade, além de escolher produtos que venham em embalagens recicláveis e que respeitem critérios ambientais e sociais. 2- Entre os alimentos que normalmente você consome, que quantidade é pré-preparada, embalada ou importada? a) Quase todos; b) Metade; c) Um quarto; d) Muito poucos. A maior parte dos alimentos que consumo não é pré-preparada, nem embalada, tem origem orgânica e é produzida na região onde vivo.

14 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 3 - O que acontece com o lixo produzido na sua casa? a) Não me preocupo muito com o lixo; b) Tudo é colocado em sacos recolhidos pelo lixeiro, mas não faço a menor idéia para onde vai; c) O que é reciclável é separado; d) O lixo seco é direcionado à reciclagem e o lixo orgânico, encaminhado para a compostagem (transformado em adubo). 4- Que eletrodoméstico você mais utiliza? a) Geladeira, freezer, máquina de lavar roupa e forno microondas; b) Geladeira e máquina de lavar roupa; c) Geladeira e forno de microondas; d) Geladeira.

15 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 5- Você considera na sua escolha de compras de eletrodomésticos e lâmpadas, informações referentes à eficiência energética do produto (se o produto consome menos energia). a) Não. Compro sempre as lâmpadas e os eletrodomésticos que estiverem mais baratos; b) Utilizo lâmpadas frias, mas não levo em consideração a eficiência energética de eletrodomésticos; c) Compro eletrodomésticos que consomem menos energia e utilizo lâmpadas incandescente; d) Sim. Só utilizo lâmpadas frias e compro os eletrodomésticos que consomem menos energia. 6 – Você deixa a luz, aparelhos de som, computadores ou televisão ligados quando não estão sendo utilizados? a) Sim. Deixo luzes acesas, computador e TV ligados, mesmo quando não estou no ambiente ou utilizando-os; b) Deixo a luz dos cômodos ligada quando sei que em alguns minutos retornarei ao local; c) Deixo o computador ligado, mas desligo o monitor quando não estou utilizando; d) Não. Sempre desligo os aparelhos e lâmpadas quando não estou utilizando, ou deixo o computador em estado de hibernação.

16 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 7- Quantas vezes por semana, em média, você usa o ar condicionado em casa, no trabalho ou na escola? a) Praticamente todos os dias; b) Entre três e quatro vezes; c) Entre uma e duas vezes por semana; d) Não uso ar condicionado. 8- Quanto tempo você leva, em média, tomando banho diariamente? a) Mais de 20 minutos; b) Entre 10 e 20 minutos; c) Entre 10 e 5 minutos; d) Menos de 5 minutos.

17 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 9- Quando você escova os dentes: a) A torneira permanece aberta o tempo todo; b) A torneira é aberta apenas para molhar a escova e enxaguar a boca. 10 – Quantos habitantes moram em sua cidade? a) Acima de 500 mil pessoas; b) De 100 mil a 500 mil pessoas; c) De 20 mil a 100 mil pessoas; d) Menos de 20 mil pessoas.

18 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 11 – Quantas pessoas vivem na sua casa ou apartamento ? a) 1 pessoa; b) 2 pessoas; c) 3 pessoas; d) 4 pessoas ou mais. 12 – Qual é a área de sua casa/apartamento? a) 170 metros quadrados ou mais; b) De 100 a 170 metros quadrados ( 3 quartos); c) De 50 a 100 metros quadrados ( 2 quartos); d) 50 metros quadrados ou menos (1quarto).

19 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 13 – Com que frequência você consome produtos de origem animal? (carne, peixe, ovos, laticínios)? a) Como carne todos os dias; b) Como carne uma ou duas vezes por semana; c) Como carne raramente, mas ovos/laticínios quase todos os dias; d) Nunca (vegetariano). 14 – Qual o tipo de transporte que você mais utiliza? a) Carro é meu meio de transporte e, na maioria das vezes, sozinho; b) Tenho carro, mas procuro fazer a pé os percursos mais curtos e privilegio o uso de transporte coletivo sempre que possível; c) Não tenho carro e uso transporte coletivo; d) Não tenho carro, uso transporte coletivo quando necessário, mas ando muito a pé ou de bicicleta.

20 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica 15 – Por ano, quantas horas você gasta usando avião? a) Acima de 50 horas; b) 25 horas; c) 10 horas; d) Nunca uso avião.

21 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

22 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

23 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

24 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

25 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

26 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

27 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

28 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Pegada ecológica

29 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ENGENHARIA Lista 1.O que é pegada ecológica e porque estudar? 2. O que biocapacidade 3.Determine o Tamanho da Sua Pegada Ecológica. Responda as perguntas com sinceridade! Se você quiser fazer o teste “on line” acesse:


Carregar ppt "UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google