A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!"— Transcrição da apresentação:

1 Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco! Nasci a 16 de Agosto de 1815 a poucos quilómetros de Turim. Os meus pais: Francisco e Margarida, eram camponeses; tenho dois irmãos mais velhos: António e José.

2 Decidi contar-te quem sou para te convidar a visitar a minha casa
pátio quarto cozinha Alguns lugares são para mim particularmente significativos.

3 Esta é a minha casa... Quando o meu pai morreu, eu tinha somente dois anos e a minha mãe, além de tomar conta de nós, tinha de substituir o meu pai no trabalho do campo. Era uma mulher forte… O trabalho nos campos é duro, a minha mãe não aguentava fazê-lo sozinha. Por isso eu e os meus irmãos trabalhávamos ao seu lado...

4 ...ficou profundamente impresso na minha mente toda a vida!
O meu quarto... Neste quarto, quando tinha aproximadamente nove anos tive um sonho curioso… ...ficou profundamente impresso na minha mente toda a vida!

5 Quem é que me ordena estas coisas impossíveis???
Parecia-me estar junto de casa, num grande pátio. Estava cheio de rapazes, alguns blasfemavam. Ao ouvir aquelas palavras comecei ao muro para um lado e para o outro. Naquele momento apareceu um Homem... «Não com agressões, mas com a mansidão deverás conquistar estes jovens...» Quem é que me ordena estas coisas impossíveis??? E eu que tinha apenas 9 anos, o que poderia fazer?

6 Deverás tu fazê-lo pelos meus filhos”.
A resposta: “Sou Aquele que a tua mãe te ensinou a saudar três vezes ao dia, o Meu nome pergunta-o à minha mãe”. E logo apareceu uma Mulher de aspecto majestoso. Eu estava confuso… fez-me sinal para que me aproximasse dela e tomou-me pela mão. Fez-me notar que todos os rapazes tinham desaparecido e no seu lugar vi animais ferozes... Disse-me: “Torna-te humilde, forte e robusto… o que vês suceder a estes animais, Deverás tu fazê-lo pelos meus filhos”.

7 Voltei-me e vi que no lugar dos animais ferozes apareceram mansos cordeiros...
Não entendo nada… pedi à Senhora que falasse de modo simples...

8 Só alguns anos depois compreendi que no sonho
Jesus e Maria, estavam a indicar o o que faria na minha vida.

9 A cozinha...

10 A cozinha era o lugar da familiaridade…
Foi neste ambiente que aprendi o que significa a caridade…a paciência…o amor ao desconhecido que bate à tua porta e pede algo para comer... E não só... O Senhor era praticamente de casa. Mãe Margarida conhecia de cor algumas passagens da Escritura… Não podiam frequentar a catequese, então ela mesma nos instruia na fé.

11 Em família aprendi uma confiante e respeitadora familiaridade com Deus
Foi aqui que se começou a construir aquela relação simples e profunda com Deus Em família aprendi uma confiante e respeitadora familiaridade com Deus É o Omnipotente, mas também é um Deus “quotidiano”, familiar, envolvido nas “tarefas de casa”

12 Crescendo, fui compreendendo que aquele calor materno e paterno que tinha recebido em criança devia trasmiti-lo a quem não tinha uma casa e nem sequer uma família. O tempo pareceu voar durante os anos da escola e assim consegui realizar o SONHO de SER PADRE

13 Depois dos estudos no seminário, eis-me como jovem sacerdote em Turim,
com tantos rapazes a quem dar um lugar para jogar, divertir-se, conviver, rezar, cantar… uma tarefa difícil que me custou tantas fadigas e lágrimas… mas finalmente um dia

14 Decidiu então oferecer-me um velho telheiro…
Um homem tinha sabido que eu procurava um lugar para reunir os rapazes… Decidiu então oferecer-me um velho telheiro… Após algumas reparações, no dia de Páscoa de 1846, finalmente consegui levar os rapazes para o novo oratório!

15 Cada jovem sentia-se em “casa”.
Através dos jogos, as orações, a Sagrada Escritura, procurei transmitir tudo aquilo que a minha mãe me tinha ensinado desde criança. O amor, o trabalho, a partilha, a familiaridade com Deus e com os outros, os sonhos… Cada jovem que entrava na casinha Pinardi podia encontar tudo isto!

16 Uma regra que me acompanhou durante toda esta aventura:
amar o que amam os jovens para que eles assim amem também o que ama o educador.

17 Há muitas pessoas que decidem continuar a oferecer uma “casa” aos jovens do mesmo modo como eu fiz tomando como modelo Jesus... E haverá muitos outros que escolherão levar o encanto, a alegria, a beleza do encontro com Jesus… Também tu podes realizar os teus sonhos e ajudar outros jovens como tu a realizá-los. Eu e vós, unidos, por um caminho de santidade!!!


Carregar ppt "Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google