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Sistema de coordenadas

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Apresentação em tema: "Sistema de coordenadas"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de coordenadas
Frenagem 3

2 Sistemas de coordenadas - veículo combinado 2 sistemas - origens nos c
Sistemas de coordenadas - veículo combinado 2 sistemas - origens nos c.gs do veículos - fixos nos veículos Z2 Y2 X2 móvel Z1 Y1 X1 móvel Z’ Y’ X’ inercial

3 Forças que atuam no veículo
Frenagem 4

4 Modelo mais geral Frenagem 6

5 Posição do C.G. na longitudinal
Frenagem 7

6 Posicionamento do C.G. na lateral
Frenagem 7

7 Posicionamento do C.G. na altura
Frenagem 8

8 C.G. veículo carregado Frenagem 9

9 Veículo exemplo - Kadett

10 Passeio C.G. longitudinal e lateral
Frenagem 12

11 Desaceleração [0 = 1,0] - 85%/15%
Frenagem 13

12 Espaço percorrido [0 = 1,0] - 85%/15%
Frenagem 13

13

14 Roda rigida

15 Rolamento Frenagem 14

16 Área de contato Frenagem 15

17 Escorregamento parcial
Frenagem 15

18 Gráfico típico - Adesão x escorregamento parcial
Frenagem 16

19 Definição do slip ratio

20 Tabela coef. adesão Frenagem 16

21 Mecanismo da aderência

22 Pneu - carcaça

23

24 Pneu radial

25 Pneu diagonal

26 Demanda e aderência disponível

27 Força lateral Frenagem 17

28 Máquina de teste do pneu

29 Força lateral x ângulo escorregamento
Frenagem 19

30 Força lateral x âng. Escorr. - diferentes cargas normais.
Frenagem 20

31 Coef. Adesão lateral Frenagem 21

32 Forças laterais - resumo
PIRELLI 215/75R17.5 MC45 Forças laterais - resumo Pneu mapeado

33 PIRELLI 215/75R17.5 MC45

34 Força lateral Frenagem 18

35 Modelo da Bicicleta b N r Dois graus de liberdade Regime permanente
- ang. guinada (constante) r - veloc. angular (constante) N - torque result. guinada = 0 Dois graus de liberdade

36 CAVALO SEMI-REBOQUE EM CURVA
f CAVALO SEMI-REBOQUE EM CURVA oversteer understeer Raio de giro 400 ft oversteer velocidade t Força centrífuga Frenagem 22

37 Elipse Frenagem 23 Fy/Fz l Tração t Fx/Fz Freagem f Fy/Fz l
Ângulo de Escorrega-mento  Fy/Fz Força de frenagem máxima l Força lateral máxima 1,1 0,55 Tração t Fx/Fz 0,4 0,8 Freagem f Fy/Fz l Frenagem 23

38

39 Demanda de aceleração ANEXO PNEUS 1

40 Demanda de aceleração típica
ANEXO PNEUS 2

41 Aquaplanagem contato aquaplanagem

42

43 Deflexão devido a força normal
ANEXO PNEUS 5

44 215/75R MC /124M PIRELLI

45 Amortecimento equivalente do pneu
ANEXO PNEUS 6

46 Comprimento de relaxação
ANEXO PNEUS 7

47 LOCATION OF THE CENTER OF MASS OF THE MODEL
E E E-03 MOMENTS OF INERTIA ABOUT THE ORIGIN I(XX) I(YY) I(ZZ) PRODUCTS OF INERTIA ABOUT THE ORIGIN I(XY) I(XZ) I(YZ) E E-14 MOMENTS OF INERTIA ABOUT THE CENTER OF MASS PRODUCTS OF INERTIA ABOUT THE CENTER OF MASS E E-14

48 Ângulos roda com solo Frenagem 24 shimmy Ressonância

49 Ângulos de Câmber Anexo pneus 8 Câmber Geométrico
Câmber devido à pista Anexo pneus 8

50 Anexo pneus 9

51 King Pin Offset Offset negativo Offset positivo Anexo pneus 10

52 Ângulos de Cáster Anexo pneus 11

53 PIRELLI 215/75R17.5 MC45 ANEXO PNEUS 3

54 Torque auto-alinhante/força lateral/ângulo esterçamento
ANEXO PNEUS 4


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