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Linguagem C Marco Reis.

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Apresentação em tema: "Linguagem C Marco Reis."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem C Marco Reis

2 Processo de desenvolvimento
Escrever código-fonte. Compilar. Executar. Editar o fonte e adicionar os novos blocos de código. Testar vários valores diferentes (sempre) e anotar suas observações com comentários (//).

3 Código-fonte Vamos começar: crie sempre um projeto no Dev (CursoDeLinguagemC). Adicione um arquivo chamado Programa1.c

4 Método main Todo programa deve ter um método main.
Edite Programa1.c da seguinte maneira: int main(){ return 0; }

5 Variáveis Principais tipos de dados: int valorInteiro = 100;
long valorLong = 99999; float valorFloat = ; double valorDouble = ; char letra = 'a'; char palavra[10] = “Marco”;

6 Ou seja... #include<stdio.h> #include<stdlib.h>
#include<time.h> int main() { // int valorInteiro = 10; long valorLong = 99999; float valorFloat = 10.9; double valorDouble = ; char letra = 'a'; char palavra[20] = "Marco Antonio"; return 0; }

7 Identação Deve ser feita com dois ou quatro espaços a partir da esquerda.

8 Operações Representadas pelos caracteres “+”, “-”, “*”, “/”, “%”, “++” e “--”. // int outroValorInteiro = 20; int resultadoInteiro = valorInteiro + outroValorInteiro; float resultadoComPrecisao = valorFloat / 3;

9 Funções Básicas da Linguagem
Impressão de dados na saída: // printf("Alguma mensagem.\n"); printf("Valores: %d.\n", valorInteiro); printf("Valores: %d, %c, %f.\n", valorInteiro, letra, valorFloat); Leitura de dados: scanf("%c", letra); scanf("%d", valorInteiro); scanf("%s", palavra); Dependendo da versão do compilador, utilize o operador de endereço de memória, por exemplo: &letra ou &valorInteiro.

10 Formatos Pesquise os demais formatos da linguagem.

11 Estrutura Condicional
Atenção especial para a identação. // if (valorInteiro < 10) { printf("Menor que 10\n"); } if (valorInteiro < 10 && valorInteiro > 5) { printf("Menor que 10 e maior que 5\n"); } else { printf("Nao satisfaz a(s) condicao(oes)\n"); if (letra == 'a') { printf("Letra 'a'\n"); printf("Nao eh a letra 'a'\n");

12 for O laço for tem três parâmetros – início, condição de saída e incremento. Todos os parâmetros são opcionais. // int i; for (i = 0; i < 10; i++) { printf("Valor do i:%d\n", i); }

13 for aninhado Analise com cuidado a saída deste programa. Modifique os valores e veja o que se passa. // for (i = 0; i < 100; i++) { printf("Valor de i: %d\n", i); printf(" \n"); for (j = 0; j < 10; j++) { printf("Valor de j: %d\n", j); } printf("xxxxxxxxxxxxx\n");

14 while Funciona exatamente como o for, mas a inicialização e incremento ficam em pontos diferentes. // int j = 0; while (j < 10) { printf("Valor do J:%d\n", j); j++; }

15 break Edite o laço for e acrescente o break. Analise o resultado. //
int i; for (i = 0; i < 10; i++) { if(i == 5) { break; } printf("Valor do i:%d\n", i);

16 continue Edite o laço for e acrescente o continue. Analise o resultado. // int i; for (i = 0; i < 10; i++) { if(i == 5) { continue; } printf("Valor do i:%d\n", i);

17 Matrizes As matrizes devem ser utilizadas associadas em um loop.
A expressão sizeof(valores) / 4 retorna o tamanho do array. Este tipo de estrutura ajuda na portabilidade da aplicação. // int valores[5]; srand(time(0)); for (i = 0; i < sizeof(valores) / 4; i++) { valores[i] = rand() % 10; } printf("Valor aleatorio da posicao %d: %d\n", i, valores[i]);

18 Atividade 1 Adicione o arquivo Atividades1.c ao projeto.
Crie o método main Implemente os seguintes blocos de código (cada item é um bloco): Crie as variáveis nome, idade, altura, peso, sexo (m/f), ehEstudante (1/0). Atribua valores hipotéticos. Imprima os valores dessas variáveis. Imprima se a idade é par ou ímpar. Imprima o sexo por extenso (masculino/feminino). Imprima o IMC. Imprima “Voce eh alto” se maior que 1.80, “Voce eh mediano” entre 1.79 / e “Voce esta abaixo da media” se não estiver nos intervalos. Imprima o nome mais “, voce tem que estudar mais” se for estudante e o nome mais “Voce tem que estudar muito mais” se não for estudante. Imprima “Maior de idade” ou “Menor de idade”. Imprima “O senhor tem {idade} anos” ou “A senhora tem {idade} anos”.

19 Atividade 2 Atividade2.c (todas as atividades com loop devem ser feitas com for e while). Crie um loop que vá de 1 a 100 e imprima o índice. Crie um loop que vá de 10 a 9, imprima o índice. Crie um loop de 1 a 10 e imprima o índice. Páre o loop quando chegar em 5. Crie um loop de 20 a 10 e imprima o índice. Pule o valor 12. Crie um loop de 1 a 100 que só imprima quando o índice for 1, 10, 20, 30. Crie um loop de 1 a 100 que só imprima quando o índice for par. Crie um loop de 1 a 100 que só imprima quando o índice for múltiplo de 5. Crie um loop de 1 a 100 que durma por ¼ de segundo. Crie um loop de 1 a 100. Dentro deste, crie outro de 1 a 10. Imprima se o índice é par ou ímpar. Formate a mensagem para que seja completa e clara. Crie um loop de 1 a 10 e dentro outro de 10 a 1. Imprima somente se os índices forem iguais. Crie um loop infinito que mostre a hora atual do sistema. Formatada, claro.

20 Atividade 3 Atividade3.c:
Crie um programa com as seguintes variáveis: nomeDoAluno, disciplina e nota. Solicite que o usuário informe os valores. Imprima todos os valores informados pelo usuário com o cabeçalho “Notas do aluno {nome}”. Imprima se o aluno foi aprovado ou reprovado na disciplina. Se o aluno for reprovado pergunte se ele deseja uma segunda chance (s/n). Caso positivo, solicite que o usuário informe a nova nota e substitua a nota anterior. Imprima de novo os dados corrigidos com o cabeçalho “Notas do aluno {nome} após a recuperação”. Pergunte ao usuário se ele deseja incluir as notas para outro aluno (s/n). caso negativo, informe que o programa acabou. Caso positivo, reinicie o processo.

21 Desafio Altere o programa anterior.
O usuário deverá obrigatoriamente informar as notas de 5 alunos. Depois de informar as notas individuais de cada um dos alunos, mostre um relatório sobre a nota da turma. Média dos alunos, maior nota, menor nota. Pergunte ao usuário se deseja informar as notas para outra disciplina. Informe a nota média dos alunos em todas as disciplinas.

22 Atividade 4 Pesquise bibliotecas gráficas disponíveis para C.
Indique o fabricante, mostre screenshots e discorra sobre as principais vantagens.

23 Atividade 5 Crie um jogo de loteria.
O usuário deve informar dois números inteiros menores que 10. O programa deve gerar dois números aleatórios menores que 10. Informe ao usuário se ele ganhou. Desafio: Atualize o jogo para que tenha 5 números sorteados. O usuário irá, então, informar 5 números. Informe quantos e quais números o usuário acertou.

24 Atividade 6 Faça um programa que gere as letras do alfabeto aleatoriamente. O programa irá mostrar a letra gerada e solicita ao usuário que digite esta letra. Quando o usuário informar uma letra errada o programa se encerra e mostra uma mensagem. Desafio: Verificar quanto tempo o usuário demorou para digitar a letra. Se o tempo for maior que 1 segundo, ele perde. Desafio master: Depois da 10a. letra diminuir o tempo gradativamente.

25 Observações gerais Resolva UM problema de cada vez.
O código deve estar identado. Código não identado está automaticamente errado. Todos os blocos devem estar organizados e separados por uma linha (ao menos) comentada. As entradas de usuário devem ter uma instrução clara do que o usuário pode ou não digitar. Todas as mensagens devem ser claras. Atenção especial aos padrões. Programação pode ser mais simples se observarmos os padrões já definidos.


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