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@ Rafael Machado – 2004 ACCESS Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica.

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Apresentação em tema: "@ Rafael Machado – 2004 ACCESS Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica."— Transcrição da apresentação:

1 @ Rafael Machado – 2004 e-mail: rapha@mail.prof2000.pt ACCESS Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica

2 ACCESS – Normalização  Normalização  É um processo que consiste em estruturar as tabelas e os atributos na forma mais adequada, do ponto de vista das operações a executar sobre a informação registada na base de dados, tendo em vista eliminar redundâncias desnecessárias e evitar problemas com a inserção, eliminação e actualização de dados.  Existem 3 Formas normais:  Primeira Forma Normal (1FN)  Segunda Forma Normal (2FN)  Terceira Forma Normal (3FN)

3 ACCESS – Normalização  Primeira Forma Normal (1FN)  Uma tabela está na primeira forma normal (1FN) quando todos os seus atributos são elementares. Não pode existir um conjunto de valores para um determinado atributo.  Exemplo: Registo da informação sobre alunos e respectivas disciplinas.  Esta tabela não está na 1FN!

4 ACCESS – Normalização  Primeira Forma Normal (1FN)  Tabela na 1FN  Uma possível tabela, com a respectiva chave primária: Alunos-Disciplinas (IdAluno, Nome, Morada, IdDisciplina, Disciplina, IdProfessor, Professor)

5 ACCESS – Normalização  Primeira Forma Normal (1FN)  Problemas com a 1FN  A BD ocupa mais espaço em disco (redundância de informação) Repetição da morada, disciplina, nome, …  Problemas de actualização Alteração da morada… inconsistência de informação  Problemas de inserção Inserir um aluno que não esteja matriculado a nenhuma disciplina  Problemas de eliminação Anular matrícula.. Pode perder-se informação do aluno

6 ACCESS – Normalização  Segunda Forma Normal (2FN)  Uma tabela está na segunda forma normal (2FN) quando estiver na 1FN e os seus atributos que não fazem parte da chave primária dependerem funcionalmente da chave primária.  A tabela: Alunos-Disciplinas (IdAluno, Nome, Morada, IdDisciplina, Disciplina, IdProfessor, Professor) não está na 2FN, pois os atributos Nome e Morada dependem de parte da chave primária (IdAluno), bem como o atributo Disciplina, IdProfessor e Professor, que depende de outra parte da chave primária (IdDisciplina).  Tabelas na 2FN: Alunos-Disciplinas (IdAluno, IdDisciplina) Alunos (IdAluno, Nome) Disciplinas (IdDisciplina, Disciplina, IdProfessor, Professor)

7 ACCESS – Normalização  Terceira Forma Normal (3FN)  Uma tabela está na terceira forma normal (3FN) quando estiver na 2FN e nenhum atributo que não seja parte da chave primária depender funcionalmente de outros atributos que não sejam parte da chave primária.  É necessário verificar, tabela a tabela: As tabelas seguintes já estão na 3FN: Alunos-Disciplinas (IdAluno, IdDisciplina) Alunos (IdAluno, Nome) A tabela seguinte não está na 3FN Disciplinas (IdDisciplina, Disciplina, IdProfessor, Professor) pois o atributo Professor depende funcionalmente de IdProfessor que não é um atributo que faça parte da chave primária.

8 ACCESS – Normalização  Terceira Forma Normal (3FN)  Desta forma, obtemos as seguintes tabelas normalizadas (3FN): Alunos-Disciplinas (IdAluno, IdDisciplina) Alunos (IdAluno, Nome) Disciplinas (IdDisciplina, Disciplina, IdProfessor) Professores (IdProfessor, Professor)

9 ACCESS – Normalização  Modelo E-R Simplificado ALUNOS NN N 11 1 ALUNOS- DISCIPLINASDISCIPLINAS PROFESSORES  Regras:  Onde o atributo é Chave Primária, tem o grau 1.  Onde o atributo é Chave Externa, tem o grau N.

10 ACCESS – Normalização  Exemplo de Aplicação ALUNOSCADEIRASCURSOS PROFESSORES DEPARTAMENTOS Pertence Matricula Classificação Inscrição Lecciona Pertence NN NN N N N N1 1 1 1

11 ACCESS – Normalização  Exemplo de Aplicação  Considerando o diagrama E-R, apresentado no diapositivo anterior, proceder à derivação das respectivas tabelas, à sua normalização e respectivo modelo E-R simplificado,, tendo em conta as seguintes entidades e respectivos atributos:  Alunos (CodAluno, Nome, Morada, FotoAluno)  Cursos (CodCurso, Curso)  Cadeiras (CodCadeira, Cadeira, Ano, Semestre)  Professores (CodProfessor, Professor)  Departamentos (CodDepartamento, Departamento)

12 ACCESS – Normalização  Resolução  Conjunto de Tabelas Normalizadas  Alunos (CodAluno, Nome, Morada, FotoAluno)  Cursos (CodCurso, Curso)  Cadeiras (CodCadeira, Cadeira, Ano, Semestre, CodProfessor, CodCurso)  Professores (CodProfessor, Professor, CodDepartamento)  Departamentos (CodDepartamento, Departamento)  Inscricao (CodAluno, CodCadeira)  Classificacao (CodAluno, CodCadeira, Data, Classificacao)  Matricula (CodAluno, CodCurso, DataMatricula)

13 ACCESS – Normalização  Modelo E-R Simplificado


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