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A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.

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1 A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento.
Lev S. Vigotski

2 Relação aprendizagem desenvolvimento:
Desenvolvimento da criança é independente da aprendizagem (desenvolvimento ou maturação como pré-requisito para aprendizagem:): Piaget (dedução, compreensão, evolução das noções de mundo/real, interpretação da causalidade física, formas lógicas de pensamento e domínio da lógica abstrata ocorrem por si mesmos sem qualquer influência do aprendizado escolar/educação sistemática); Binet (funções amadurecem);

3 Aprendizado é desenvolvimento: James: desenvolvimento concebido como elaboração e substituição de respostas (comportamentos) inatas; Combinação das duas primeiras: desenvolvimento como resultado da maturação e da aprendizagem; Thorndike (a mente não é uma rede complexa de capacidades gerais como atenção, percepção, memória, etc. O aprendizado é mais que a aquisição da capacidade de pensar; é a aquisição de muitas capacidades especializadas para pensar sobre várias coisas); Koffka (gestalt: desenvolvimento sempre maior que aprendizado: 1 passo na aprendizagem = 2 no desenvolvimento);

4 Para Vigotski: Aprendizagem e desenvolvimento estão complexamente relacionados desde o 1º dia de vida da criança; aprendizado começa antes de ir para escola (conceitos cotidianos); Há diferenças entre aprendizado não escolar e escolar.

5 Aprendizado escolar é sistematizado e produz algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança – na escola: conceitos científicos, método de pensamento científico, fundamentos históricos, epistemológicos e ontológicos do conhecimento;

6 Não podemos nos limitar a descrever/determinar os níveis de desenvolvimento da criança se queremos compreender as relações reais entre aprendizado e desenvolvimento: ZDP (zona de desenvolvimento proximal): há dois níveis de desenvolvimento fundamentais: nível de desenvolvimento real (testes psi): o que a criança consegue fazer sozinha; e nível de desenvolvimento potencial (?), que relaciona-se ao que a criança consegue fazer com ajuda, sob orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;

7 Idade mental não corresponde, necessariamente, à idade cronológica/biológica;
Aprendizagem por imitação: criança só consegue imitar aquilo que está de acordo com o seu nível de desenvolvimento (ZDP); O aprendizado humano pressupõe uma natureza social específica e um processo por meio do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que as cercam.

8 A escola deveria fazer todo o esforço para ajudar as crianças a desenvolver o que está faltando em seu próprio desenvolvimento (tendo como parâmetro o desenvolvimento dos adultos e as possibilidades atingidas pelo gênero humano); O concreto deve ser um ponto de apoio para o desenvolvimento do pensamento abstrato, não um fim em si mesmo;

9 Aprendizagem promove o desenvolvimento
Aprendizagem promove o desenvolvimento. O aprendizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal, promove vários processos internos de desenvolvimento; O aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento já atingidos é ineficaz e desnecessário: bom aprendizado é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento;

10 Lei Geral do Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores: antes que o raciocínio (pensamento) ocorra como uma atividade interna (intrapsíquica), ocorre, necessariamente como atividade externa (interpsíquica). Da mesma maneira as interações entre a criança e as pessoas de seu meio sócio-cultural permitem o desenvolvimento na criança da fala interior e do pensamento reflexivo ...

11 ... assim como do comportamento voluntário (a criança subordina o seu pensamento e comportamento às regras sociais e da brincadeira, para posteriormente se auto-regular voluntariamente). Uma vez internalizados, tais processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento real da criança;

12 Aprendizado não é desenvolvimento, mas aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental (FPS); põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. O aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.

13 Há unidade, mas não identidade entre os processos de aprendizagem e de desenvolvimento. O processo de desenvolvimento é mais lento que e sucede o aprendizado. Nem todo aprendizado promove desenvolvimento. Quando a criança se apropria da linguagem oral está iniciando um longo processo de desenvolvimento (pois o significado da palavra se desenvolve, se modifica o sistema semiótico do qual a palavra faz parte e constitui.

14 Necessidade de pesquisas que demonstrem como se internalizam o conhecimento e as capacidades nas crianças; que descrevam e expliquem os processos intelectuais promovidos pelo aprendizado escolar. Ex.: No processo educacional o domínio das quatro operações aritméticas fornece a base para o desenvolvimento subseqüente de vários processos internos altamente complexos no pensamento das crianças.

15 Explicar a rede interna e “subterrânea” de desenvolvimento de escolares é tarefa primordial para a análise psicológica educacional. Cada conteúdo escolar tem sua própria relação específica com o curso de desenvolvimento global da criança.


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