A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IRRIGAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IRRIGAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 IRRIGAÇÃO

2 IRRIGAÇÃO: A CHUVA SECA QUE PRODUZ VIDA E DISPONIBILIZA ÁGUA LIMPA

3 IRRIGAÇÃO Técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo central fornecer água para as plantas de maneira controlada assegurando a produtividade e a sobrevivência das plantações. Complementa a precipitação natural, e em alguns casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes

4 NO BRASIL Foi iniciada tardiamente em comparação as outras experiências mundiais O primeiro projeto inicio-se indiretamente em 1881 no Rio Grande do Sul Porém tem se tornado frequente nos últimos trinta anos

5

6 IMPORTÂNCIA DA IRRIGAÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO
“A agricultura nacional deve se adaptar às novas circunstâncias e complexidades, sendo forçada a buscar a eficiência em um ambiente de competitividade aguçada, em que os produtores rurais, freqüentemente sujeitos às influências de uma nova ordem internacional, devem aperfeiçoar as técnicas, através de um sistema gerencial com o melhor aproveitamento possível dos recursos produtivos” (CARDOSO, 2001, p. 1)”.

7 IMPORTANCIA DA IRRIGAÇÃO PARA A AGRICULTURA
Permitir uma agricultura econômica, sustentável e estratégica na região Nordeste; · Aumentar a produtividade das culturas (em média, a produtividade nas áreas irrigadas é 2,5 a 3,0 vezes maior do que a das áreas não irrigadas ); · Aumentar o valor da propriedade e o lucro da agricultura (em média, o valor bruto da produção nas áreas irrigadas é 5,0 vezes maior do que a das áreas não irrigadas); . Possibilitar maior eficiência no uso de fertilizantes;

8 IMPORTANCIA DA IRRIGAÇÃO PARA A AGRICULTURA
. Permitir programas de cultivo, isto é, escalonar plantios, tratos culturais e colheitas; · Permitir dois ou mais cultivos por ano numa mesma área; · Permitir, justificar e incentivar a introdução de culturas com maior valor comercial, minimizando o risco do investimento; · Melhorar as condições econômicas das comunidades rurais; · Aumentar a demanda de mão-de-obra, fixando o homem no meio rural, o que minimizará o crescimento de favelas na periferia das cidades.

9 “A irrigação, além de significar acréscimo de garantia de produção agrícola, também proporciona aumento de produtividade e de qualidade para várias culturas”.

10

11 TIPOS DE IRRIGAÇÃO Atualmente existem quatro tipos básicos de irrigação,infiltração, submersão ou inundação, aspersão e gotejamento.

12 IRRIGAÇÃO POR INUNDAÇÃO
A irrigação por inundação consiste, basicamente, em colocar uma lâmina de água em compartimentos formados no terreno, denominados de tabuleiros ou quadros, que são limitados por pequenos diques ou taipas .

13 IRRIGAÇÃO POR INUNDAÇÃO

14 IRRIGAÇÃO POR INFILTRAÇÃO
Por esse processo, a água, captada em rios, ribeirões, córregos, lagos, açudes, poços, etc., é transportada até as plantações através de canais ou de tubulações principais, das quais saem sulcos secundários entre as linhas ou canteiros das plantações. Nestes casos, a irrigação por infiltração, é superficial.

15 IRRIGAÇÃO POR INFILTRAÇÃO

16 IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
O processo também é conhecido como “chuva artificial” ,pois a água, por meio da aspersão, é realmente lançada para o ar, e cai sob a forma de chuva, irrigando as lavouras e os terrenos em que elas estejam plantadas.

17 IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO

18 IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO
É um método de grande eficiência pelos seus resultados. Na irrigação por gotejamento, a água é aplicada de forma pontual através de gotas diretamente ao solo. Estas gotas ao se infiltrarem, formam um padrão de umedecimentos denominado “bulbo úmido”.

19 IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

20 IRRIGAÇÃO NO BRASIL OBRIGADA PELA ATENÇÃO BOA NOITE À TODOS!!

21 COMPONENTES DO GRUPO RAFAEL BARRETO TÁSSIA MACHADO QUELLEN SILVEIRA


Carregar ppt "IRRIGAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google