A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 2 para 9 de Janeiro de 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 2 para 9 de Janeiro de 2016"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 2 para 9 de Janeiro de 2016
CRISE NO ÉDEN Lição 2 para 9 de Janeiro de 2016

2 Os peixes e as aves eram bons
«E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.» (Gênesis 1:31) UM MUNDO PERFEITO Durante os seis primeiros dias da Criação (Gênesis 1), Deus criou seis coisas boas: Os animais eram bons Os peixes e as aves eram bons A terra e o mar eram bons O firmamento era bom A vegetação era boa A luz era boa v. 4 v. 10 v. 12 v. 18 v. 21 v. 25 Quando foram criados Adão e Eva, toda a criação alcançou seu grau máximo de bondade: «era bom em grande maneira» (v. 31).

3 UM MUNDO PERFEITO Durante o processo criador, Deus outorgou três bênçãos: Abençoou os peixes e aves, e lhes animou a frutificar (v. 22). Abençoou no mesmo sentido a Adão e a Eva, e lhes deu senhorio sobre a criação (v. 28). Abençoou o sábado, para vincular ao Criador com sua criação (Gênesis 2:3). Toda esta bondade e benção foi criada especialmente para o ser humano. O Criador convidou a nossos primeiros pais a ser co- regentes com Ele, e a sustentar e cuidar o mundo criado.

4 MARCANDO LIMITES «E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.» (Gênesis 2:16-17) Durante o processo criativo, Deus fez separações marcando limites claros. Estes limites fizeram da criação algo perfeito. Gênesis 1:4 Separou a luz das trevas. Gênesis 1:7 Separou as águas de baixo e as de cima. Gênesis 1:9 Separou a terra do mar. Gênesis 1:12 Separou a vegetação segundo seu gênero. Gênesis 1:14, 18 Separou o dia da noite. Gênesis 1:21, 25 Separou os seres vivos segundo seu gênero. Gênesis 2:3 Separou um dia. Por último, separou um espaço especial para que morasse o homem. Entre as árvores que plantou no Éden, separou uma cujo fruto não se podia comer. Desta forma, podiam exercer a liberdade que Deus lhes havia dado.

5 E.G.W. (Para conhecê-Lo, 8 de janeiro)
«Foi permitido a Adão e Eva partilharem de toda árvore do jardim, exceto de uma. Uma única proibição. A árvore proibida era tão atraente e bela como qualquer outra das árvores do jardim. Foi chamada a árvore da ciência, porque participando daquela árvore de que Deus dissera: “Dela não comerás” (Gênesis 2:17), teriam o conhecimento do pecado, a experiência do desobedecer.»

6 Como desvirtuou Satanás o carácter de Deus diante Eva (Gênesis 3:1-5)?
A QUEDA «E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.» (Gênesis 3:6) Como desvirtuou Satanás o carácter de Deus diante Eva (Gênesis 3:1-5)? Deus não quer teu bem. Como os proíbe comer de todos estas árvores tão deliciosas? Deus é mentiroso. Na realidade, não morrereis. Deus é egoísta, não quer que chegues a ser como Ele. Porém, se comes desta árvore, serás como Ele. Eva e Adão aceitaram esta imagem distorcida do carácter de Deus. E foram abertos seus olhos. E souberam o que era o mal. E se viram desnudos. E se separaram de seu Criador.

7 «Nossos primeiros pais escolheram crer nas palavras, como pensavam, de uma serpente, ainda que esta não tivesse dado nenhuma prova de seu amor. Nada tinha feito para sua felicidade e benefício, enquanto Deus lhes tinha dado todas as coisas que eram boas para comer e agradáveis à vista. Em qualquer lugar que a vista repousasse havia abundância e beleza; ainda assim Eva foi iludida pela serpente, a pensar que existia alguma coisa oculta que podia fazê-la sábia, como o próprio Deus. Em vez de crer e confiar em Deus, ela vilmente descreu de Sua bondade e acatou as palavras de Satanás. Depois de sua transgressão, Adão a princípio imaginou-se a entrar para uma nova e mais elevada existência. Mas logo o pensamento de seu pecado o encheu de terror… Satanás exultou com seu êxito» E.G.W. (Historia de la Redención, pg. 38)

8 AS CONSEQUÊNCIAS «No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.» (Gênesis 3:19) No capítulo 3 de Gênesis, vemos como o pecado começou a florescer imediatamente. O casal, até então puro, começou a escusar-se e lançar culpa nos outros: «A mulher que me deste … me deu da árvore»; «A serpente me enganou» (v ). A relação com Deus havia mudado (v. 10). A relação entre eles havia mudado (v. 16). A relação com a natureza havia mudado (v. 18). Nada podiam fazer para restaurar as relações rotas, nem para reparar seu pecado. Porém ainda havia boas noticias. Deus lhes deu a promessa de um Redentor que derramaria seu sangue por eles (v. 15). Também lhes ensinou a sacrificar um animal como símbolo do Redentor, e vestiu com sua pele sua nudez (v. 21).

9 «O homem nada pode idear para suprir as perdidas vestes de inocência
«O homem nada pode idear para suprir as perdidas vestes de inocência. Nenhuma vestimenta de folhas de figueira, nenhum traje mundano, pode ser usado por quem se assentar com Cristo e os anjos na ceia das bodas do Cordeiro. Somente as vestes que Cristo proveu, podem habilitar- nos a aparecer na presença de Deus. Estas vestes de Sua própria justiça, Cristo dará a todos os que se arrependerem e crerem.… Este vestido fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana. Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter.» E.G.W. (Parábolas de Jesus, pg. 167)


Carregar ppt "Lição 2 para 9 de Janeiro de 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google