A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RAP POESIA MUSICADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RAP POESIA MUSICADA."— Transcrição da apresentação:

1 RAP POESIA MUSICADA

2 Relembrando... A poesia pode estar em tudo: em uma situação cotidiana, em uma paisagem, em uma fotografia, nas artes plásticas e em um poema. Isso significa que a poesia não é exclusividade da literatura, tampouco do poema. A poesia está associada a uma atitude criativa, e não a um gênero literário. É uma definição mais ampla, que pode estar presente em diversas manifestações artísticas.

3 Relembrando... O poema, por sua vez, é um elemento pertencente ao gênero lírico, o poema é um gênero textual que apresenta características que permitem identificá-lo entre os demais gêneros

4 E o que o rap tem a ver com isso?

5 ORIGEM DA PALAVRA neologismo originado da junção de duas palavras: Rhythm and Poetry (ritmo e poesia). “Rap” é uma gíria utilizada no inglês britânico para designar “falação”, ou o ato de falar rápido como uma batida.

6 Rap, na música, é extremamente fidedigna à improvisação poética sobre uma batida no tempo rápido e freqüentemente só é acompanhada pelo som do baixo, ou sem acompanhamento. Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante que a linha melódica ou a parte harmônica; sendo um dos dois únicos estilos musicais da história da música ocidental em que o texto é mais importante que a música.

7 O rap não usa melodias e motivos decorativos e harmônicos com arranjos elaborados dos instrumentos, mas vale-se somente em quão rápido o cantor narra a sua "fala" com muito pouca musicalidade adicionada a sua poesia

8 História do rap Nos guetos da Jamaica, na década de 60, assim que alguns equipamentos eletrônicos musicais se tornaram mais acessíveis, nas reuniões ou bailes de jovens passaram a utilizar esses equipamento para misturar (mixar) melodias de musicas diferentes (geralmente reggae). Obs: quem fazia essa mixagem eram os DJ’s. Essas músicas serviam de fundo para a reunião, onde um “toaster”, ou “mestre de cerimônia” ( MC’s) comentava diversos assuntos, principalmente questões políticas, sociais, e coisas que atingiam diretamente a vida dos jovens como sexo e drogas.

9 No início dos anos 70, uma crise econômica abateu a Jamaica, fazendo com que muitos jovens fossem tentar a vida nos EUA. Esses jovens levaram consigo a cultura de suas festas e a disseminaram nos bairros pobres de New York.

10 As primeiras gravações de rap datam do início dos anos 70, com alguns grupos como os Last Poets e Gil Scott Heron. Nessa época, trata-se simplesmente da declamação de um texto sob o ritmo das batidas de tambores africanos, sendo a negritude o tema de predileção.

11 Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. vinte anos depois, se tornou um dos estilos musicais mais popular em todo o mundo, sendo muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e no Brasil.

12 Free Style: Modo de cantar o rap de forma improvisada
Free Style: Modo de cantar o rap de forma improvisada. Colocando versos feitos na hora, baseados nos versos dos seus adversários. Geralmente os Mc's participam de rachas, disputas de free style onde um tenta ser melhor do que o outro. No Brasil temos muitos rimadores que vem alcançando sucesso, como por exemplo Marechal, Max B.O., Kamal e Slimrimografia. que fazem suas rimas quase automaticamente.

13 Alguns nomes do rap brasileiro
Facção Central Racionais MC’s Ao Cubo Atitude Feminina Sabotagem Rashid Projota Emicida Slim Rimografia Karol Conka Cone Crew Diretoria Criolo Marcelo D2 Oriente


Carregar ppt "RAP POESIA MUSICADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google