A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

2 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

3 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Fluxos de Caixa Consecutivos g Nj Os projetos que apresentem mais de 20 fluxos de caixa podem ser resolvidos através da HP 12c, caso haja fluxos consecutivos de mesmo valor. Assim, o número de ocorrências consecutivas do valor do fluxo CFj é designado Nj. Para registrar o número de ocorrências, utilizamos as teclas g Nj. Os fluxos de caixa consecutivos de mesmo valor podem ser registrados utilizando-se as teclas g Nj, conforme existam registradores suficientes para armazenar os dados totais dos fluxos de caixa.

4 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

5 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

6 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Definição da Taxa Interna de Retorno Para definir a taxa interna – IRR, deve-se registrar os fluxos de caixa utilizando os métodos descritos anteriormente. Em seguida, deve-se pressionar as teclas f IRR. A IRR definida é exibida no visor e, automaticamente, armazenada no registrador da HP 12c. O cálculo da função IRR, por ser definido pelo processo de iteração, pode demorar. Enquanto a operação não é definida, a palavra running será exibida no visor da HP 12c.

7 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Definição da Taxa Interna de Retorno Em cada iteração, a HP 12c utiliza uma estimativa da IRR como taxa para definir o NPV. As iterações prosseguem até que o NPV apresente o valor zero. O processo de iteração utilizado no cálculo da IRR pode ser interrompido com o pressionamento de qualquer tecla. O resultado então exibido será a estimativa utilizada pelo processo naquele momento. Pode-se verificar se a taxa é uma boa estimativa utilizando a mesma no cálculo do NPV.

8 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Definição da Taxa Interna de Retorno Caso a estimativa seja próxima da taxa de retorno do projeto, o NPV calculado deverá ser aproximadamente zero. O valor da IRR é armazenado no registrador i ao final de cada iteração. Assim, para verificar a qualidade da estimativa para a IRR após sua exibição no visor da calculadora, basta pressionar as teclas f NPV.

9 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Informações sobre a Taxa Interna de Retorno Para a grande maioria dos casos, a HP 12c encontrará a IRR, se ela existir. Mas o cálculo da taxa é tão complexo que se a sequência de fluxos de caixa não atender a certos critérios, algumas vezes a HP 12c é incapaz de determinar se existe uma ou mais respostas. Primeira situação: Uma resposta positiva. Caso seja exibida uma resposta positiva, é a única resposta. Uma ou mais respostas negativas também podem existir.

10 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Informações sobre a Taxa Interna de Retorno Segunda situação: Uma resposta negativa. Caso seja exibida uma resposta negativa, pode ser que haja mais respostas negativas e pode ser uma simples resposta positiva. Se houver respostas adicionais, elas podem ser calculadas a partir do procedimento descrito no Anexo A.

11 Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Informações sobre a Taxa Interna de Retorno Terceira situação: error 3. Caso seja exibido error 3, esta informação indica que o cálculo é muito complexo, possivelmente envolvendo múltiplas respostas e não pode ser definido até que seja informada à HP 12c uma estimativa da taxa. O procedimento para isto segue no Anexo A.

12 Série uniforme Para a situação de duas IRR Considerando um investimento de 100 mil. Os fluxos de caixa seguintes são de 280 mil e -189,75 mil, respectivamente. Nessa situação não será possível determinar IRR através da HP 12c. Então, a alternativa dada é digitar uma estimativa e, em seguida, pressionar as teclas RCL g PSE.

13 PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Capítulo 9 Transformações de Taxas

14 PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Taxa de Juros Algumas operações realizadas no mercado financeiro apresentam características diferenciadas. Com base na teoria financeira e nas condições estabelecidas pelo mercado, a HP 12c, a partir dos registradores representados pelas teclas n i PV PMT FV pode definir as taxas de juros, bem como realizar as operações financeiras.

15 Transformações de Taxas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. Taxas de Juros Equivalentes Duas taxas, i1 e i2, são consideradas equivalentes se, para o mesmo período de aplicação, for indiferente aplicar o capital à taxa i1 ou à taxa i2, uma vez que irão proporcionar os mesmos juros. No regime de juros simples, como o crescimento dos juros é linear, permite-se as operações de multiplicação e divisão entre as taxas. No regime de juros compostos não podemos realizar tal operação uma vez que o fundamento deste regime é exponencial.

16 Transformações de Taxas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009. A relação para operações com juros compostos pode ser representada pela seguinte formulação algébrica: Consideramos que n2 representa o prazo da taxa que se quer, enquanto que n1 representa o prazo da taxa que se tem.

17 Transformações de Taxas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

18 Transformações de Taxas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.


Carregar ppt "Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google