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Medindo o Grau de Audiência no Ensino Médio: resumo das discussões do grupo técnico Ricardo Paes de Barros - IPEA São Paulo, Dezembro de 2008.

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1 Medindo o Grau de Audiência no Ensino Médio: resumo das discussões do grupo técnico Ricardo Paes de Barros - IPEA São Paulo, Dezembro de 2008

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3 A. Medindo o grau de audiência  Porcentagem de jovens freqüentando a educação média (taxa de escolarização líquida) - p  Número efetivo de dias letivos - d A=p.d

4 B. Incorporando o abandono  Porcentagem de jovens freqüentando a educação média (taxa de escolarização líquida) - p  Número efetivo de dias letivos - d  Porcentagem de jovens matriculados que terminam o ano letivo freqüentando à escola (taxa de não abandono) - n A=p.n.d

5 C. Incorporando a taxa de freqüência  Porcentagem de jovens freqüentando a educação média (taxa de escolarização líquida) - p  Número efetivo de dias letivos - d  Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l A=p.d.l

6 D. Incorporando a duração do jornada diária  Taxa de escolarização líquida - p  Número efetivo de dias letivos - d  Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l  Duração efetiva da jornada diária - j A=p.d.l.j

7 E. Incorporando o número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado  Taxa de escolarização líquida - p  Número efetivo de dias letivos - d  Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l  Número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado - h A=p.d.l.h

8 F. Incorporando o tempo dedicado à educação fora da escola  Taxa de escolarização líquida - p  Número efetivo de dias letivos - d  Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l  Número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado - h  Número de horas de estudo em casa por dia freqüentado - c A=p.d.l.(h+c)

9 Resumo A=p.d.l.(h+c) Proporção de jovens na escola Duração do ano letivo Fração do ano letivo freqüentado Jornada na escola (h) e em casa (c) Nível de audiência

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11 Disponibilidade e qualidade das informações necessários para o cálculo do índice de audiência no Ensino Médio Informações disponíveis para:  Taxa de escolarização líquida (compatibilidade entre Censo Escolar e PNAD)  Taxa de abandono (subestimada devido aos excesso de afastamentos por transferência)  Duração da jornada diária

12 Disponibilidade e qualidade das informações necessários para o cálculo do índice de audiência no Ensino Médio Faltam informações para:  Duração efetiva do ano letivo  Número de dias efetivamente freqüentados  Número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado  Tempo dedicado à educação fora da escola

13 Necessidades informacionais: Censo Escolar Necessidade de melhores informações sobre:  Rendimento do aluno (afastamentos abandono, reprovação por faltas)  Procedência da matrícula (proveniente de fora do sistema, EJA, repetentes por falta, repetentes por abandono)  Ano letivo efetivo  Número de faltas por ano dos estudantes  Número de dias sem aula por falta do professor

14 Necessidades informacionais: PNAD Necessidade de informações retrospectivas básicas:  Para quem não freqüenta: Se matriculou no início do ano?  Para quem freqüenta: Quantos dias de aula faltou nos últimos 3 meses?  Para todos: Freqüentou escola no ano anterior?  Para quem freqüentava escola no ano anterior: Qual a série que freqüentava? Foi aprovado? Foi reprovado por faltas? Abandou a escola no meio do ano?

15 Estoque versus fluxo  Vantagens das taxas de transição para a realização de simulações e predições  Cálculo necessariamente mais complexo. Requer informações mais detalhadas e por vezes hipóteses simplificadoras

16 Taxa de evasão versus taxa de retenção  Taxa de evasão = porcentagem dos alunos matriculados num ano que não se matriculam no ano seguinte. Limitação: Se refere apenas aos jovens que freqüentam a escola.  Taxa de retenção = porcentagem dos jovens cuja escolaridade não se modifica de um ano para o seguinte. Importante: Obter a taxa de retenção por motivo da retenção (evasão, abandono, reprovação por faltas, reprovação)


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