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GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR

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Apresentação em tema: "GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR"— Transcrição da apresentação:

1 GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E MATERIAL BRITADO PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS GEOTECNIA ANDRÉ ZWIRTES , JONATAN PADILHA VIVER APRENDER TRANSFORMAR

2 INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR
O grande percentual de estradas não pavimentadas pertencentes a jurisdições municipais. Estudos realizados por Couto (2009) no Rio Grande do Sul com misturas solo-agregado com teor de 60% de brita para uso em bases e sub-bases, seguindo as especificações tradicionais baseadas nos ensaios de ISC (índice suporte Califórnia) e adequação a faixas granulométricas. Metodologia MCT proposta por Villibor e Nogami, desmistificando o mal emprego do solos tropicais em obras de engenharia VIVER APRENDER TRANSFORMAR

3 INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Pesquisa pertencente ao Projeto de Pesquisa institucional da UNIJUÍ “Estudo de Solo Argiloso Laterítico para Uso em Bases de Pavimentos Econômicos” pertencente ao Grupo de Pesquisa em Novos Materiais e Tecnologias para a Construção. Onde vem obtendo resultados desde 2012. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

4 JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
A sociedade exige cada vez mais qualidade em infraestrutura e investimentos em pavimentação de rodovias. O alto custo de exploração e transporte de agregados convencionais utilizados em bases e sub-bases de rodovias Restrições ambientais impostas inviabilizam qualquer política intensiva de pavimentação, principalmente no âmbito municipal . VIVER APRENDER TRANSFORMAR

5 OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Validação das porcentagens das misturas SLAD com diferentes agregados Consolidação dos ensaios que atendam os valores de 60 e 80% , para um volume de tráfego Nt entre 5x106 a 107 Reconhecer a melhor proporção de mistura para aplicação em pavimentos econômicos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

6 ENSAIOS REALIZADOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Caracterizações do Solo
Tradicional(Sistema Unificado de Classificação de Solos) HBR (Highway Research Bord)/AASHTO MCT (Miniatura Compactada Tropical) Caracterização da Brita Sanidade e Abrasão Los Angeles Compactação - energia Modificada Índice de Suporte Califórnia (California bearing ratio) VIVER APRENDER TRANSFORMAR

7 DESMPENHO DAS MISTURAS
MISTURA SLAD % DE AGREGADO ISC Solo + Brita 1 80% 79,35% Solo + Brita 70% 80,51% Solo + BGS 60% 83,28% VIVER APRENDER TRANSFORMAR

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Como atualmente, o método de dimensionamento do CBR já não fideliza seus parâmetros com o volume de trafego existente hoje nas rodovias, um passo futuro para outras pesquisa é ensaiar as misturas no módulo de resiliência, que é uma propriedade mecânica dos solos indispensável para análise estrutural de pavimentos em termos de tensão e deformação. Se o objetivo carrega a responsabilidade de um pavimento econômico, é necessário maior sobriedade em ensaios de avaliação mecânica da mistura para que o barato não saia caro. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

9 AGRADECIMENTOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Os autores agradecem ao:
MEC-SeSu Laboratórios de Engenharia Civil da UNIJUÍ e de Santa Maria. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

10 OBRIGADO PELA ATENÇÃO DOS SENHORES
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